inFlux comemora 10 anos em Uberlândia

Escola de idiomas é a mais premiada da última década.

Neste mês de julho, a escola de idiomas inFlux está comemorando 10 anos de atuação em Uberlândia (MG).

A escola chegou na cidade através do desejo de seus diretores de oferecer um ensino de idiomas realmente revolucionário. “Já vínhamos do ramo de idiomas, mas sentíamos que Uberlândia precisava e merecia algo diferenciado. E quando conhecemos a proposta da inFlux, de ensino rápido com garantia de aprendizado em contrato, decidimos empreender o negócio que faria a diferença na vida de milhares de pessoas”, conta Murilo Natal, diretor da inFlux Uberlândia.

A primeira unidade da inFlux, que fica na Praça Clarimundo Carneiro, surgiu então em 2014. Devido ao sucesso, já em 2019 foi inaugurada a segunda unidade, localizada na Rua Jornalista João de Oliveira, 576, no bairro Santa Mônica, totalizando capacidade para atender mais de 1 mil alunos.

“Nestes 10 anos, colecionamos inúmeros cases de sucesso de alunos que tiveram suas vidas transformadas por causa da conquista do idioma, desde pessoas que realizaram a viagem dos sonhos podendo se comunicar fluentemente até profissionais que deram o salto de carreira com que sonhavam. E para nós, isso tudo é motivo de muito orgulho e queremos agradecer a cada um que fez e faz parte dessa história”, diz Natal.

No Brasil todo, já existem mais de 160 escolas de idiomas inFlux e mais de 50 mil alunos assegurados pelo exclusivo compromisso de aprendizado assinado em contrato. A escola está presente em todas as regiões do Brasil, e já recebeu diversos prêmios, sendo considerada a mais premiada da década.

Veja alguns dos prêmios conquistados pela inFlux:

  • Franqueador do Ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising)
  • Selo Destaque em Excelência (Associação Brasileira de Franchising)
  • Selos 5 estrelas – Melhores Franquias do Brasil (Pequenas Empresas, Grandes Negócios)
  • Melhor escola de idiomas (Pequenas Empresas, Grandes Negócios)

Localmente, a inFlux Uberlândia também é premiada, sendo considerada a Melhor Escola de Idiomas por oito vez consecutivas pelo prêmio Melhores do Ano – TOP 100.

Para conhecer mais desta história de sucesso, acesse: www.influx.com.br e acompanhe @influxudia nas redes sociais.

O impacto do uso de telas nas relações familiares é tema de palestra no Gente em Rede, do Gabarito

Na terça-feira, 11 de junho, o projeto Gente em Rede, do Gabarito Educação, promoveu uma palestra on-line intitulada “O Uso de Telas e o Impacto nas Relações Familiares”. O evento contou com a participação do professor Julio Abdalla, idealizador e mantenedor do Gabarito Educação, e da psicóloga escolar Maria Carolina Rodrigues Tomé. Os educadores discutiram como a tecnologia, especialmente o uso excessivo de telas, está transformando as dinâmicas familiares e afetando o desenvolvimento das crianças.

No início da palestra, Julio Abdalla destacou a rápida evolução tecnológica e como ela influencia a vida cotidiana. “Estamos vivendo um momento em que o WhatsApp está se renovando, e o YouTube recebe 410 horas de vídeo por minuto. O volume de plataformas e a rapidez com que os processos acontecem são enormes”, afirmou. Ele também expressou preocupação com o impacto do uso excessivo de telas na cognição das crianças, cujos efeitos são comparáveis ao hábito de fumar. “O cognitivo produz alterações permanentes no aprendizado dessa criança, e a tela atrapalha isso, tirando momentos mágicos de construção de relações e entendimento do mundo”, explicou Julio.

A psicóloga Maria Carolina Rodrigues Tomé ressaltou, em seguida, a importância de uma infância rica em relações afetivas e brincadeiras. “A infância saudável é um lugar de possibilidades, experimentação e afeto. O brincar resume muitas possibilidades de desenvolvimento físico, cognitivo e da imaginação”, disse. Ela também enfatizou o papel crucial das relações interpessoais no desenvolvimento das crianças e como o uso excessivo de telas enfraquece essas conexões. “Somos construídos nas nossas relações. Quando você reduz isso com o celular, enfraquece a formação do sujeito em todos os aspectos”, alertou.

A questão da saúde mental também foi abordada por Maria Carolina, que destacou o aumento preocupante de transtornos emocionais entre os jovens. “Hoje sabemos que 14% da nossa população jovem está passando por algum tipo de adoecimento mental, muito enviesado pela questão do uso das telas”, afirmou. Ela explicou que as redes sociais, em particular, podem gerar um sentimento de inadequação, especialmente entre adolescentes em fase de desenvolvimento da identidade. “O algoritmo não está ali para gerar bem-estar, mas para gerar uma sensação de inadequação que leva ao consumo. Isso tem um impacto assustador, especialmente em jovens que estão desenvolvendo sua identidade”, pontuou a psicóloga.

Ambos os palestrantes concordaram que é essencial que as famílias regulem o tempo em frente à tela das crianças e propiciem atividades mais construtivas. Julio Abdalla sugeriu que os pais atrasem ao máximo a introdução do uso do celular pelos filhos e sigam o exemplo de países que recomendam a entrega do dispositivo apenas após os 13 anos. “Retardar o uso do celular é crucial para que a criança se fortaleça em outros meios e relações, melhorando a maneira como ela será impactada no futuro próximo”, aconselhou.

Para auxiliar os pais na difícil tarefa de manejar o uso de telas pelas crianças, separamos algumas dicas práticas:

Estabeleça limites claros: defina horários específicos para o uso de dispositivos eletrônicos e certifique-se de que sejam respeitados.

Incentive atividades alternativas: promova brincadeiras ao ar livre, leitura, jogos de tabuleiro e outras atividades que estimulem a criatividade e a interação social.

Seja um exemplo: as crianças tendem a imitar os comportamentos dos pais. Limite, também, seu próprio tempo de tela para mostrar que outras atividades são igualmente importantes.

Monitore o conteúdo: esteja atento ao que seus filhos estão assistindo ou jogando. Prefira conteúdos educativos e apropriados para a idade deles.

Crie momentos de conexão familiar: reserve tempo para atividades em família sem a presença de dispositivos eletrônicos, como refeições, passeios e jogos.

Eduque sobre o uso consciente da tecnologia: ensine seus filhos sobre os benefícios e os perigos do mundo digital, incluindo questões de privacidade e comportamento online seguro.

Adie a introdução do celular: se possível, adie ao máximo a entrega de um celular próprio para a criança. Especialistas recomendam que isso ocorra após os 13 anos.

A palestra “O Uso de Telas e o Impacto nas Relações Familiares”, do Gente em Rede, foi um alerta importante sobre os desafios que a tecnologia impõe à dinâmica familiar e ao desenvolvimento saudável das crianças. O Gabarito Educação continua comprometido em promover debates e ações que contribuam para a construção de um ambiente educativo mais equilibrado e saudável.

Escolas do Sinergia Educação arrecadam doações para o RS

Os colégios do Grupo Sinergia Educação (CEL Intercultural School e Franco) abraçaram as campanhas para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Enquanto o primeiro, com unidades no Norte Shopping, duas no Jardim Botânico e outra na Barra da Tijuca, arrecadou, em cinco dias, mais de 26 mil litros de água mineral para as famílias atingidas, o segundo, localizado em Laranjeiras, recebeu mais de 11 mil produtos de materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de dezenas de litros de água.

A Marinha foi à unidade Maria Angélica do CEL para recolher as doações e contou com a ajuda de estudantes e funcionários para colocá-las nos caminhões.

– Foi, realmente, um sucesso. Agradeço o empenho de todos que se mobilizaram com tanta dedicação e agilidade para garantir o recebimento das doações. Juntos somos mais do que fortes, somos imbatíveis –  celebra Lucimar Motta, Diretora Acadêmica do Grupo Sinergia Educação.

-Estamos felizes e surpresos com a resposta da nossa campanha. Que sucesso de engajamento, solidariedade e empatia. Momentos como este não só ficam guardados na memória, como mostram que estamos no caminho certo, que os nossos valores estão sendo colocados em prática por toda a comunidade escolar – destaca Reinaldo Pereira, Diretor de Operações do grupo.

– Na nossa escola, o valor da solidariedade sempre foi cultivado e vivenciado entre os alunos, professores e colaboradores. Recentemente, essa essência solidária se manifestou de forma poderosa através da nossa mobilização para a coleta de água em apoio às vítimas das intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul. Com determinação e empatia, unimos esforços, reconhecendo a importância de estender a mão aos em momentos de adversidade – destaca Priscila Resinentti, Vice-Diretora Pedagógica do CEL.

– A campanha não teria sido um sucesso sem o apoio e a generosidade de todos os segmentos da nossa escola. Desde as doações até o auxílio na divulgação e organização, cada um contribuiu de maneira significativa para ajudar aqueles que foram afetados por essa tragédia. Tudo o que arrecadamos reflete não apenas a quantidade, mas também o carinho e a solidariedade de nossa comunidade. Cada item doado fará uma diferença significativa na vida daqueles que estão enfrentando momentos difíceis. Além dos itens, nossa comunidade escolar também enviou dezenas de bilhetes e desenhos – cada um mais lindo que o outro – conta Karolina Abrantes, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento de Projetos e Ações Sociais do Franco.

Repercussão entre pais e alunos
A onda de solidariedade alcançou, também, vizinhos das unidades, além de pais e responsáveis pelos estudantes.
– Esta iniciativa é, antes de tudo, um ato exemplar que todo cidadão deve adotar neste tipo de situação, uma ação embasada na solidariedade, um dos valores da instituição e fundamental para o bem do corpo social e para as relações humanas – destacou Julio Rodrigues, aluno da 3ª Série do Ensino Médio da unidade Maria Angélica do CEL.
– É uma iniciativa muito comovente por parte da escola, pois mostra que a empatia e a solidariedade na sociedade ainda são fortes e atravessam grandes distâncias. Força para os nossos irmãos gaúchos – disse Anatoli Leontiev, pai de Arina, da 3ª Série, e de Anton, da 1ª, do Franco.
Mãe de Miguel Pirilli, da 3ª Série da unidade Norte Shopping do CEL, Claudia Regina elogia o gesto da escola:
– Parabéns ao CEL por mais esta campanha incrível. Muita gratidão sempre, o CEL sempre dando exemplos maravilhosos para os nossos filhos.
Enzo Granato, aluno da 3ª Série do Franco, também destaca a iniciativa do colégio:
– Acho que é muito importante, porque é mostrar a solidariedade e se importar com as pessoas que estão precisando, ainda mais uma instituição maior, como o Franco.

Formação Continuada: o pilar da educação de qualidade no Gabarito Educação

A importância da formação continuada para professores e educadores no Gabarito Educação é indiscutível, pois representa um compromisso com a qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional constante. Em um cenário educacional em permanente evolução, é fundamental que os educadores estejam atualizados sobre novas metodologias de ensino, tecnologias educacionais e abordagens pedagógicas eficazes.

Compromisso com o desenvolvimento profissional
Neste ano, o programa foi projetado com 4 formações, as quais contemplam temas e focos de discussão baseados em demandas dos professores e em um olhar sensível para pontos de investigação necessários para o desenvolvimento da escola.

Perspectiva metodológica e relação de ensino-aprendizagem
Conforme destaca a psicóloga escolar do Gabarito Educação, Maria Carolina Rodrigues Tomé, o maior objetivo é formar os professores na perspectiva da nossa metodologia, aprimorando seus fazeres na relação de ensino-aprendizagem. A formação docente acontece a todo instante no cotidiano da escola, mas os momentos formais são aqueles em que estabelecemos um olhar comum entre os professores de nossas unidades.

A formação continuada permite aos educadores aprimorarem suas habilidades, ampliarem seus conhecimentos e desenvolverem novas estratégias de ensino que atendam às necessidades dos alunos, em um mundo em constante transformação. Ao participarem de cursos, workshops, palestras e outras atividades de formação, os educadores têm a oportunidade de trocar experiências, compartilhar boas práticas e refletir sobre seu exercício pedagógico.

Enriquecimento do processo de formação
“A formação contínua acontece, nesse cotidiano, na relação dos professores com seus coordenadores, pensando em estratégias de avaliação, planejamento, projetos, entre outros elementos, enriquecendo ainda mais o processo de formação. Cabe ressaltar que o Gabarito Educação tem uma equipe de professores assessores que pensam estratégias de trabalho por área de conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua e colaborativa que beneficia toda a comunidade escolar”, destaca a psicóloga.

“Entendemos que a escola é o locus da aprendizagem, não só para nossos alunos como para todos os funcionários e professores”, reforça Maria Carolina. “Estamos em constante aperfeiçoamento e desejo de evolução, sendo reconhecidos como uma escola que vibra educação por todas as partes”, completa.

Reconhecimento e valorização profissional
A formação continuada contribui para a valorização profissional dos educadores, por reconhecer a importância deles e investir em seu crescimento pessoal e profissional. Professores bem-formados e atualizados tendem a se sentir mais motivados e engajados em sua prática docente, o que impacta diretamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos.

No Gabarito Educação, entendemos que a formação continuada dos professores é essencial para garantir uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século XXI. “Por isso, oferecemos uma ampla gama de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional para nossos educadores, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua e colaborativa que beneficia toda a comunidade escolar. Investir na formação continuada dos professores é investir no futuro da educação e no sucesso dos nossos alunos”, afirma a psicóloga.

Silvano Formentin: Cultura e Aprendizado Italiano 

Há mais de duas décadas, Silvano Formentin tem sido um defensor da língua e cultura italianas no Brasil e em outros 17 países ao redor do mundo. Seu comprometimento com o ensino e a disseminação do idioma o levou a desenvolver o método exclusivo SF, que facilita o aprendizado de idiomas por meio de uma imersão profunda no curso.

A paixão pela Itália o acompanha desde a infância, influenciado pela sua família e pelo desejo de conhecer suas raízes. Em 2006, ele tomou uma decisão corajosa: deixou sua carreira como servidor público no Brasil para viver na Itália e buscar o sonho de falar italiano fluentemente.

No entanto, os primeiros meses em solo italiano foram desafiadores. Apesar de ter estudado um pouco de italiano antes da viagem, Silvano logo percebeu que suas habilidades linguísticas eram insuficientes para conseguir um emprego. Após três meses de tentativas infrutíferas, chegou ao seu limite financeiro e emocional.

Foi nesse momento de dificuldade extrema que Formentin teve um encontro marcante com a realidade. Sem recursos, precisou recorrer à ajuda de uma igreja local, onde compartilhou refeições com pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa experiência e todas as outras até ali, foram um ponto de virada para Silvano. 

Aquele momento difícil o fez refletir sobre sua jornada e o motivou a encontrar uma nova abordagem para aprender italiano. Com determinação e uma estratégia de estudo mais eficiente, ele não só aprendeu o idioma rapidamente, mas também conseguiu empregos na Itália e na Alemanha, vivendo experiências incríveis e conhecendo lugares fascinantes.

De volta ao Brasil, através de amigos Silvano descobriu sua paixão por dar aulas de italiano. Fascinado pela forma como o cérebro humano aprende, ele aprimorou suas técnicas e estratégias, desenvolvendo um método inovador que combina técnicas de imersão, memorização e aprendizagem acelerada, permitindo que seus alunos dominem o idioma de forma rápida, em apenas 8 meses. 

Hoje, Silvano Formentin dedica-se integralmente a ensinar italiano e compartilhar sua paixão pela cultura italiana. Seu objetivo é proporcionar a seus alunos não apenas o domínio do idioma, mas também uma experiência transformadora que os conecte de forma profunda com a rica história e tradições da Itália.

Instagram: @silvano_formentin

Colônias de Férias do CEL e do Franco são ótimas opções

 Como lidar com as férias escolares dos filhos e, ao mesmo tempo, trabalhar? A saída para muitos pais é matriculá-los nas colônias de férias. E as do Grupo Sinergia Educação têm se tornado ótima opção ao longo dos últimos anos. Tanto no Colégio Franco quanto no CEL Intercultural School, a diversão vai até o dia 26 de janeiro.

 – Como nos anos anteriores, a nossa Colônia foi planejada com base na experiência nos 5 campos da BNCC. As atividades são diversas, temos jogos esportivos, recreativos, oficinas teatrais e muitas brincadeiras – explica a professora Camila Costa, coordenadora da Colônia do Franco. 

 Atividades aquáticas, como banho de mangueira, lúdicas, como desenhos e e oficinas de artes, esportivas, como futebol, fazem parte do cronograma das duas colônias.

– Temos o turno da manhã, da tarde e o integral. Tem sido uma colônia bastante animada, tanto as crianças quanto os responsáveis estão curtindo bastante – conta o professor Murilo Cabral, coordenador do evento no CEL. 

 As refeições, elaboradas por equipes de nutricionistas, são outros diferenciais das colônias das escolas do Grupo Sinergia. 

 E ainda há inscrições abertas para a última semana, que vai de 22 a 26 de janeiro. O colégio Franco fica na Rua das Laranjeiras, número 13, enquanto as unidades do CEL com a colônia são a da Barra da Tijuca (Rua Jornalista Henrique Cordeiro, 200), NorteShopping e Jardim Botânico-Lopes Quintas.

Sonho da graduação: Concurso concede bolsas de estudo de até 100%

Prova de seleção da Quero Bolsa avaliará conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Física.

Os estudantes com as melhores classificações terão direito a bolsas parciais com seis meses gratuitos de estudo ou até bolsas de estudo integral até o final do curso

O sonho de fazer uma graduação sem ter que arcar com os custos da mensalidade pode se tornar realidade! A Quero Bolsa, principal portal de educação do Brasil, acaba de iniciar a 11ª edição do seu aguardado Concurso de Bolsas, o maior vestibular privado para estudantes de todo o Brasil, que concederá mais de 100 bolsas de diversas instituições de ensino do País. As bolsas podem chegar a 100% de desconto para cursos de graduação, válidas até a conclusão do curso, ou parciais com seis meses de gratuidade.

Os interessados devem realizar uma prova de seleção, que avaliará seus conhecimentos em Língua Portuguesa, MatemáticaBiologia e Física.

Já consolidada e reconhecida, a campanha Vestibular Premiado conquistou um espaço importante no calendário entre os grandes vestibulares do país. Na última edição, foram mais de 65 mil estudantes inscritos. Esta edição, que vai até o dia 01 de fevereiro, deverá superar esta marca.

A revelação do resultado informando quem são os vencedores está marcada para o dia 08 de fevereiro. “Com essa campanha, queremos dar uma oportunidade a estudantes para que desenvolvam seus talentos em uma graduação. A Quero é uma empresa verdadeiramente dedicada à promoção da educação, desempenhando um papel crucial ao abrir portas por todo o Brasil”, destaca Jessica Brihy, CMO da Quero Educação, empresa responsável pela Quero Bolsa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da campanha em www.vestibularquero.com.br. Para participar, basta ter concluído o Ensino Médio até dezembro de 2023 e prestar a Prova Estudantil Nacional do Ensino Médio (Penem). Quem ainda está cursando o 3º Ano do Ensino Médio também pode fazer a prova, porém apenas para treino, sem a possibilidade de concorrer às bolsas de estudo.

Dia Mundial de Combate ao Bullying: pesquisa mostra que para mais de 80% dos educadores brasileiros, práticas violentas são favorecidas pela tecnologia

Segundo o novo estudo da OPEE Educação, a maioria dos educadores brasileiros acredita que as consequências da tecnologia no progresso de crianças e adolescentes são mais negativas (67%) do que positivas (33%)

O Dia Mundial de Combate ao Bullying, em 20 de outubro, tem um caráter de alerta. A data é fundamental para conscientizar e prevenir essa forma de intimidação sistemática presente, principalmente, entre os jovens em idade escolar.  

Conforme definido pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, bullying é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”. 

De acordo o Estudo OPEE 2023 com educadores brasileiros: educando na era digital, para 80,87% dos educadores, o bullying e o cyberbullying são práticas favorecidas pela tecnologia. Essas ações violentas vêm ganhando amplitude no país, como mostra o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que um em cada dez estudantes sofre com o cyberbullying, marcado por ofensas praticadas pela internet. “Educação em tempos digitais não é sobre vigiar, punir ou controlar, apenas.

Educar nestes tempos é sobre cuidar, amar e proteger nossas crianças e jovens para que, a partir de relações humanas saudáveis e equilibradas, cresçam de forma integral e integrada”, afirma Silvana Pepe, diretora-geral da OPEE Educação. 

A pesquisa revela, de forma ampla, que os educadores consideram que os impactos da tecnologia no desenvolvimento do comportamento infantil e juvenil são mais negativos (67%) do que positivos (33%). Dentre as grandes consequências desfavoráveis, estão a redução da interação e da convivência entre os pares (30,20%) e a dificuldade de concentração e foco (29,86%).

Já os impactos positivos de destaque são a facilitação do aprendizado (44,68%) e o melhor rendimento escolar (22,70%). Além disso, um item relevante apontado no estudo é a percepção de que, para 97,02% dos respondentes educadores, as crianças e adolescentes usam tecnologia de forma excessiva e sem acompanhamento familiar. 

Em sua segunda edição, o estudo, realizado em setembro deste ano com educadores de escolas públicas e privadas, foi desenvolvido pela OPEE Educação e executado pela Mercare! Educação, com o objetivo de diagnosticar o cenário pedagógico e escolar brasileiro nos últimos 12 meses sobre essa temática. 

A pesquisa, que contou com 1.746 respondentes – mais de 50% professores – de todas as regiões do país, apresenta um conteúdo expressivo sobre a percepção dos educadores em relação à era digital e como a tecnologia pode impactar na formação e no desenvolvimento dos comportamentos infantil e juvenil. 

OPEE Educação

A OPEE Educação trabalha com projetos educacionais que abrangem toda a Educação Básica, Organizações Não-Governamentais e ambientes corporativos. O foco principal da instituição é contribuir para a construção de projetos de vida sustentáveis e colaborativos e da atitude empreendedora por meio de três linhas de atuação: Metodologia OPEE, formada por coleções de livros que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio; Educa OPEE, com foco em cursos EAD para democratizar o processo de aprendizagem; e Escola Para Pais, com conteúdos digitais que visam orientar e trazer reflexões para as famílias no que se refere à educação de crianças e adolescentes

1º  Seminário Interdisciplinar de Ciência de Dados ( I SINCID LINDA) na UNESP Bauru.

O Grupo de estudos LInDA (Laboratório de Inteligência de Dados) tem o prazer de anunciar o 1º Seminário Interdisciplinar de Ciência de Dados (I SINCID LINDA), um evento gratuito e híbrido, aberto ao público, dedicado ao conhecimento e compartilhamento de experiências na área de dados. 

O evento será realizado no dia 28 de outubro e sediado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus Bauru, a partir das 8h. E conta com mais de 200 inscritos por todo o Brasil.

Data e Local

– Data: 28 de outubro de 2023

– Horário: 8h às 18h 

– Local: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus Bauru

– Sala 2A
Programação disponível no site. 


O evento conta com o apoio das empresas: Data Science Academy, One Bit Code, Vila Chalé, Atenção, Instituto de Comunicação Franco Jr., GR Capital BTG Pactual, Café Caramello, Pixeon, Palamin.


Sobre o Grupo de estudos LInDA:

O Grupo de estudos LInDA (Laboratório de Inteligência de Dados) é coordenado pelo professor João Pedro Albino, e é uma iniciativa dedicada à pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras em Ciência de Dados, composto por pesquisadores, estudantes e profissionais engajados. O LInDA busca promover a disseminação do conhecimento e contribuir para o avanço da área desde 2018.

Inclusão: Enxergando o Futuro pede ensino do braile nas escolas

Ao aprender o sistema de escrita e leitura tátil, pessoas cegas e de baixa visão ganham autonomia, inclusão na sociedade e mais espaço no mercado de trabalho

O avanço tecnológico dos últimos anos, principalmente a criação dos leitores de tela, programas de computador que convertem o texto em áudio, facilitou muito a vida de quem é cego ou tem baixa visão. Essas ferramentas possibilitam navegar na Internet, ter acesso à informação e a se socializar com o mundo. Mas um código inventado há quase 200 anos ainda é indispensável à educação e à inclusão dessas pessoas.  É o braile, código universal de escrita e leitura tátil, que utiliza seis pontos.

Por isso, o Projeto Enxergando o Futuro, que ensina braile a distância, por plataforma online, e de graça para deficientes visuais de todo o Brasil e até do exterior, aproveitando que o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania abriu canal para sugestões de políticas de inclusão e paz, sugeriu uma proposta que já considera importante há tempos: que o braile seja oferecido na rede pública de ensino.

A proposta foi inserida no site Brasil Participativo, do governo federal, no mês passado. Desde então, o Enxergando o Futuro vem buscando apoio à proposta, para que se torne realidade. A tecnologia é bem-vinda, mas não substitui o braile, afirma Daniela Reis Frontera, fundadora do Projeto Enxergando o Futuro. Sem o braile, afirma, haverá um problema sério para alfabetização dos cegos e, futuramente, para a empregabilidade, porque uma pessoa mal alfabetizada não vai conseguir uma vaga qualificada.

O Projeto Enxergando o Futuro, nascido em 2019, em Duartina (SP), já formou 38 pessoas até agora e em agosto mais 15 estudantes terminam o curso. “Atuamos, como outras entidades, como formiguinhas no ensino do braile. Mas é muito pouco diante da quantidade de pessoas com dificuldade para enxergar”, frisa ela.

Segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%). É por isso que o Enxergando o Futuro busca mobilização para que as escolas ensinem braile. “Quem aprende braile, ganha autonomia, consegue se socializar com o mundo e tem mais chance de conseguir uma vaga qualificada no mercado de trabalho”, acrescenta Daniela.

Ela ressalta que há inúmeras pessoas, como ela, que vão perdendo a visão aos poucos ao longo da vida e que poderiam logo no início já aprender o braile, o que facilitaria a aceitação da nova condição. Aos 23 anos, Daniela foi diagnosticada com retinose pigmentar. Com o passar do tempo, foi perdendo visão, mas o processo de aceitação da condição foi lento. Só quando começou a bater nos móveis dentro da própria casa e precisar de ajuda para se locomover, caiu a ficha que não estava enxergando. Foi quando decidiu aprender o braile.

Após aprender o braile e passar a usar tecnologia assistiva, Daniela obteve de volta autonomia para praticamente tudo na sua vida. Inclusive, facilitou suas atividades de empresária. Ao sentir o impacto positivo do braile, ela decidiu criar um Projeto Enxergando o Futuro para ajudar pessoas cegas. Ela tornou-se palestrante e coach com foco em desenvolvimento de performance para equipes, além de retomar o gosto pelo esporte. Paratleta, conquistou o vice-campeonato nacional de paratambor, além de praticar atletismo e ciclismo.

Serviço

Para mais informações sobre o Enxergando o Futuro e a sua luta pelo ensino do braile nas escolas, entre em contato pelo telefone (14) 99740-8217. Ou faça uma doação. A chave Pix é adm@enxergandoofuturo.com.br Se você é deficiente visual e deseja aprender braile ou conhece alguém, garanta sua vaga na próxima turma pelo WhatsApp: (14) 99740-8217.  

Legenda: Daniela Frontera manuseia material pedagógico – crédito Nayara Zattoni

Fonte: Ieda Rodrigues/Lettera Comunicação

Colégio Joseense anuncia sua tradicional Festa Junina: Diversão, comidas típicas e muita animação!

Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com danças, barracas de quitutes e uma festa cheia de tradição nas Unidades 1 e 2

O Colégio Joseense está se preparando para mais uma edição da sua Tradicional Festa Junina, um evento que promete muita diversão, música, danças típicas e delícias gastronômicas. A festa será realizada em duas datas e locais diferentes: no dia 3 de junho, na Unidade 1, localizada na Rua Yoshikatsu Iida, 08 – Sol Nascente, das 10h às 16h, e no dia 24 de junho, na Unidade 2, situada na Av. Lívio Veneziani, 151 – Jardim Uirá, das 10h às 18h.

A Festa Junina do Colégio Joseense é um evento aguardado com grande expectativa pela comunidade escolar e pelos moradores de São José dos Campos. Os alunos serão os protagonistas das tradicionais danças juninas, apresentando coreografias ensaiadas com entusiasmo e dedicação. As danças são uma forma de valorizar e preservar a cultura popular brasileira, proporcionando aos estudantes uma vivência enriquecedora e divertida.

Além das danças, a festa contará com diversas barracas de comidas típicas, onde será possível saborear quitutes tradicionais como cachorro-quente, 

pastel, espetinhos, deliciosos doces, entre outros. A culinária junina é um verdadeiro deleite para os apreciadores da gastronomia brasileira e será uma oportunidade para os participantes experimentarem os sabores autênticos dessa festividade.

Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, destaca a importância da Festa Junina como um momento de integração e valorização da cultura local: “A Festa Junina do Colégio Joseense é uma tradição que busca unir a comunidade escolar e a cidade de São José dos Campos, proporcionando um ambiente acolhedor e divertido para todas as famílias. É uma oportunidade única de celebrarmos nossa identidade cultural e fortalecermos os laços de amizade e convivência”.

A festa é aberta ao público e convida pais, responsáveis, familiares, amigos e membros da comunidade joseense a prestigiarem e interagirem nessa festividade tão especial. 

“Prepare seu traje típico e venha celebrar conosco!”, convida Rogéria Sprone. 

Sobre o Colégio Joseense:

O Colégio Joseense é uma instituição de ensino com mais de 30 anos de tradição em São José dos Campos. Reconhecido por seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral dos alunos, o colégio oferece uma educação de qualidade aliada a uma equipe dedicada e uma infraestrutura moderna. Com um currículo diversificado e atividades extracurriculares enriquecedoras, o Colégio Joseense proporciona aos estudantes uma formação sólida, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

Campus Party 2022 (CPBR14) Começa Hoje.

Sim o evento Nerd mais conhecido do Brasil começa hoje dia 11 e vai ate dia 15.

A Campus Party é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo! Nosso objetivo é criar cada vez mais um ambiente imersivo e disruptivo para debater sobre tecnologia, criatividade, inovação e educação.

Nosso ecossistema é composto por comunidades engajadas, que fomentam esse debate e que tornam a Campus Party o lugar certo para reescrever o código fonte do mundo.

A Campus Party Brasil, a maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura marker, educação e empreendedorismo do mundo, confirma a participação de oito palestrantes internacionais na próxima edição nacional do evento que ocorrerá entre 11 e 15 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. Essa edição marca o retorno presencial do evento em seu formato tradicional, ou seja, com Arena, Camping e Área Open que receberão mais de 500 atividades práticas entre palestras, workshops, entre outros.

Pela primeira vez a CBBR14 receberá o fundador da rede social orkut.com, Orkut Buyukkokten, que recentemente anunciou a possibilidade ativar uma nova versão da rede social. Com mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Stanford University, Orkut trabalhou por 11 anos no Google. Ele também é um desenvolvedor que se identifica como early users e entusiasta da tecnologia. Quem também já confirmou presença foi a Dra. Jessica Leeker. Graduada em Supply Chain e Sistemas da Informação pela Penn University e Ph.D em Educação em Engenharia, Jessica procura servir e fortalecer a comunidade por meio de seus esforços para promover a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática e combater a injustiça alimentar.

Tommaso Prennushi, responsável por trazer ao Brasil a primeira edição do
Startup & Makers na Campus Party de 2014, também é outro nome confirmado na empreendedor. Também é Co-fundador e CEO da SAM321, agência de conteúdo focada em notícias e esportes. Jordan Soles é outro palestrante internacional confirmado para
esta edição. Formado em inteligência artificial e ciências cognitivas pela Univesity of Toronto e um dos responsáveis pelas negociações da Rodeo FX o desenvolvimento de quatro temporadas da série Game of Thrones, na qual a companhia ganhou três prêmios Emmy de melhores efeitos especiais. Além disso, ele participou dos efeitos visuais das séries VandaVision, Schang Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Stranger Things, entre outros. Soles vai abordar na #CPBR14 o uso de efeitos visuais para a criação de monstros e vilões em séries.


A 14ªedição da Campus Party Brasil também contará com as presenças do Dr. Josiah Zayner, biohacker que trabalha para tornar a engenharia genética prática acessível a um público leigo. Além disso, Zayner é estrela do documentário da Netflix, “Seleção Artificial”; Gabe Gabrielle, ex-diretor de engenharia do comando de operações especiais da Força Aérea dos Estados Unidos, foi membro do Speaker Bureau da Nasa por 11 anos; Bill Reith, neurocientista, engenheiro biomédico e o principal desenvolvedor do projeto “Barata-Robô”, no qual ele transforma barata vivas em cyborgs, controladas por smartphones; e Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE) que já impactou de mais de 1,5 milhão de pessoas na África. Sharron também ensina projeção financeira na Universidade da Cidade do Cabo e é pioneira na utilização do NEXUS para o desenvolvimento de cidades inteligentes na África.


“A edição deste ano ficará marcada como a grande retomada da Campus Party Brasil. Estamos trazendo grandes nomes nternacionais e nacionais para compartilhar conhecimento com todos aqueles estarão nos cinco dias de evento. Em breve teremos
outras confirmações de palestrantes internacionais, pois queremos proporcionar discussões profundas e debates sobre internet das coisas, blockchain, cultura marker, educação, empreendedorismo, entre outros temas relacionados ao universo da tecnologia”, xplica Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

Serviço Campus Party Brasil – 14ª edição
Arena: de 11 a 15 de novembro
Área Open: de 12 a 15 de novembro
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura 1209 – Santana
Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu dições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.


Para mais informações:
Virta Comunicação
Paulo Moura – paulo.moura@grupovirta.com.br – (21) 96601-1414
Fernanda Arantes – fernanda.arantes@grupovirta.com.br – (11) 99617-8791
Aurelio Guerra – aurelio.guerra@grupovirta.com.br – (11) 94804-6144

Para mais informações acessem: https://brasil.campus-party.org/

Piso – salarial dos professores: Machado será uma das primeiras a pagar 

Estudo técnico de impacto econômico realizado pela equipe da Controladoria Geral do Município, de Machado, e revelado pelo Prefeito, Maycon Willian, em entrevista no programa FALAÍ PREFEITO, numa rádio local, certifica que Machado será uma das primeiras cidades a pagar o reajuste salarial aos professores da educação básica.

Tal ação se dá após o Governo Federal assinar a Portaria do reajuste do Piso Salarial dos professores, no início deste ano, essa porém conforme já veiculado sem nenhum repasse direto da União. Machado tem se destacado pela forma que vem investindo na educação básica, preocupando-se sempre em garantir excelência e qualidade.

O Prefeito, Maycon Willian, pontua frequentemente, em suas entrevistas, que o trabalho de políticas públicas deve possuir um olhar para o futuro e nada melhor que o investimento na educação e nas crianças para alcançar dias melhores.

Até o momento, no ano de 2022, as crianças do ensino básico das escolhas municipais, já receberam kits de materiais escolares, já foram realizadas contratações de nutricionistas para a realização de uma alimentação saudável nas escolas, foram comprados novos colchonetes para as creches e, nos próximos dias, todas as crianças da rede municipal receberão uniformes completo de ensino, que incluem desde meias a roupas de frio.

Em tempos tão conturbados, pelo qual diversas prefeituras estão passando por situações de dificuldade, Machado se destaca, por pensar em maneiras diferentes de investir na educação, que é um dos pilares de uma comunidade.

Photo: Divulgação

Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana