Marco Nanini chega a Uberlândia com o espetáculo ‘Traidor’

Monólogo dirigido por Gerald Thomas será encenado nos dias 03 e 04 de agosto

Em um cenário repleto de ruínas e uma escultura hiper-realista, o ator é atormentado pela solidão e por reflexões. Um personagem confuso e perdido nos próprios pensamentos da era contemporânea. Esse é o mote do monólogo “Traidor”, interpretado por Marco Nanini e dirigido por Gerald Thomas, parceria teatral que está de volta após 18 anos e que será encenada no Teatro Municipal de Uberlândia nos dias 03 e 04 de agosto, sábado às 20h e domingo, às 18h.

O espetáculo que mistura drama e comédia usa luzes e músicas nas separações dos devaneios de Nanini. O público pode acompanhar os cenários criados pelo personagem e se aproximar dos delírios, como alguém que está perto de enlouquecer. Além disso, figurantes e uma voz auxiliam o fluxo da peça e contribuem para a confusão mental, visto que contradizem alguns pensamentos dele.

Na complexidade teatral, o intérprete quer encontrar a origem da tragédia, com base nas obras de escritores como Shakespeare e Kafka, na tentativa de explorar a condição humana, marcada por angústias e medos na contemporaneidade causados pelo campo virtual.

Embora esteja com 75 anos de idade, a presença de Nanini no palco ultrapassa a limitação do tempo. Com a habilidade e experiência, ele dá vida a um papel que, de acordo com ele, é desafiador e diferente. O talento demonstra a versatilidade do ator, que vai além das expectativas tradicionais de um papel.

Sinopse
“Traidor” é uma montagem sobre “o ator” e, consequentemente, sobre a humanidade. O espetáculo tem forte influência da primeira peça da dupla Nanini/Thomas, “Um Circo de Rins e Fígados”, estrelada há 18 anos. “Traidor” cita, em algumas cenas, o primeiro sucesso, mesmo que o mote da apresentação atual seja outro. Desta vez, Nanini fica isolado em uma ilha, é acusado de algo que ele não cometeu e dialoga com a própria consciência.

SERVIÇO:
Traidor
Data: 03 e 04 de agosto
Horário:  Sábado, às 20h e Domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20230228110938 
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Provanza Pátio Vinhedos, Av. dos Vinhedos, 50 – 18 – Jardim Karaíba (aberta das 10h às 19h, de segunda a sábado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.

Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 50 minutos
Gênero: Drama
Realização: Uberlândia na Rota das Culturas

FICHA TÉCNICA
Elenco: Marco Nanini
Texto, direção e concepção visual: Gerald Thomas
Iluminação: Wagner Pinto
Cenografia: Fernando Passetti
Figurinos: Antonio Guedes
Direção Musical e Trilha Sonora: Alê Martins
Direção de Movimento: Dani Lima
Assistente de Direção: Samuel Kavalerski
Direção de Produção: Fernando Libonati
Coordenação de Produção: Carolina Tavares
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Férias no Museu da Energia de São Paulo 

Entre as diversas atividades, visita sensorial acontece no dia 27

Museu de Energia de São Paulo oferece atividades culturais, científicas e sensoriais gratuitas para o público, além de receber a comunidade local por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e SESC (Serviço Social do Comércio).

No dia 13 de julho, a Oficina de Encadernação Artesanal ensina ao público técnicas manuais de encadernação, reaproveitamento de papéis, criação e personalização de cadernos artesanais. Depois de prontos, os caderninhos podem se transformar em scrapbooks, diários de viagem, cancioneiros de poesias ou objeto de anotações. 

A última oficina de julho, Fósseis de Argila, é no dia 20 e consiste em atividades práticas e teóricas para divulgar conhecimentos arqueológicos (estudo da humanidade) e paleontólogos (estudo dos vestígios das diversas formas de vida). A parte prática consiste na confecção de placas que registram materiais fósseis e as discussões giram a respeito da existência de dinossauros em São Paulo, formação e definição de fósseis.

No dia 27 acontece a Visita Sensorial, atividade multissensorial que propõe transportar o visitante ao final do século XIX e começo do século XX, período da chegada da energia elétrica. Por meio de estímulos à imaginação, os participantes vão imergir em sentimentos, emoções, sons, sabores e aromas do cotidiano da época. A atividade será conduzida pela equipe do Museu. Para essa atividade, há um limite máximo de 10 pessoas por sessão.

Os interessados em participar da visita e das oficinas devem realizar o cadastro prévio e gratuito no link Programação de Férias do Museu.

Parcerias com a Secretaria da Educação e SESC

Além das atividades abertas ao público, o Museu também receberá visitantes da comunidade local. Até 19/07, o Museu da Energia de São Paulo participa do programa Recreio nas Férias e se transforma em espaço de visitação, aprendizado e lazer de alunos da rede pública de Ensino Infantil.

O Museu oferecerá visita mediada e atividade lúdico-pedagógica para os grupos agendados. O objetivo do programa é potencializar a educação integral e inclusiva, com atividades de desenvolvimento físico e cognitivo no período de recesso escolar, o que inclui refeições nutritivas para os alunos. 

A ação é uma parceria entre o Museu e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). As atividades serão realizadas pela equipe do museu, mas o agendamento deverá ser realizado pelas escolas diretamente no COCEU (tel. 011 3111-8616 e e-mail smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br).

No dia 19, os associados do SESC Bom Retiro poderão participar das oficinas de Construção de casinhas de abelhas e de Plantio de ervas aromáticas que serão sediadas no Museu. As oficinas serão conduzidas pelas equipes do SESC e as inscrições devem ser realizadas no SESC Bom Retiro (11 3332-3600 e email@bomretiro.sescsp.org.br). 

Serviço

Museu da Energia de São Paulo – Programação de julho

Local: Museu de Energia de São Paulo – Alameda Cleveland, 601 (Campos Elíseos)

Atrações:

– Até 19/07 – Recreio nas Férias com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Público: alunos da rede pública de Ensino Infantil

Inscrições: Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação – 011 3111-8616 e e-mail smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br

– 13/07 às 15h – Oficina de encadernação artesanal

Público: livre

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição no link: Programação de Férias

– 19/07 das 15h às 17h – Oficina de construção de casinhas de abelhas e plantio de ervas aromáticas com o SESC Bom Retiro

Público: infanto-juvenil para associados do SESC

Inscrições: SESC Bom Retiro (11 3332-3600 e email@bomretiro.sescsp.org.br)

– 20/07 às 15h – Oficina de Fósseis de Argila

Público: geral

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição no link: Programação de Férias

– 27/07 às 10h30 e às 15h (duas sessões) – Visita Sensorial

Público: geral

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição no link: Programação de Férias

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

PATROCINADOR MASTER:

CTG Brasil

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia

13ª Mostra Ecofalante de Cinema anuncia os filmes selecionados para seus programas competitivos

Festival é gratuito e acontece em São Paulo entre 1 e 14 de agosto

Neste ano, pela primeira vez, serão três programas competitivos: além da Competição Latino-Americana e o Concurso Curta Ecofalante, haverá a estreia da Competição Territórios Brasileiros

A Competição Latino-Americana terá 17 filmes, entre longas e curtas-metragens, produzidos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, República Dominicana, Panamá e Peru

A Competição Territórios Brasileiros conta com 27 filmes selecionados, enquanto o Concurso Curta Ecofalante tem 25 produções selecionadas

Filme Favela do Papa

A Mostra Ecofalante de Cinema, que realiza sua 13ª edição em São Paulo entre os dias 1 e 14 de agosto, anuncia os filmes selecionados para seus três programas competitivos:  Competição Latino-Americana, Competição Territórios Brasileiros e Concurso Curta Ecofalante.

Totalmente gratuito, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais contará com a exibição de mais de 120 títulos de 24 países, além de debates com convidados especiais e diversas outras atrações.

Competição Latino-Americana

Presente na Mostra Ecofalante desde 2014, a Competição Latino-Americana premia os melhores filmes de temática socioambiental da América-Latina. Foram selecionados 17 filmes, entre longas e curtas-metragens, produzidos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, República Dominicana, Panamá e Peru.

Filme Eskawata Kayawai

Os filmes selecionados foram:

Longas

“A Gruta Contínua” ( Argentina e Cuba,  2023, 85’) dir. Julián D’Angiolillo

“A Transformação de Canuto” (Brasil, 2023, 132’) dir. Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho

“Bila Burba” (Panamá, 2023, 70’) dir. Duiren Wagua

“Céu Aberto” (Peru, 2023, 63) dir. Felipe Esparza

“Histórias de Shipibos” (Peru, 2023, 117’) dir. Omar Forero

“Ramona” (República Dominicana, 2023, 82’) dir. Victoria Linares Villegas

“Rio Vermelho” ( Colômbia/França,  2023, 70) dir. Guillermo Quintero

Curtas

“A Menos Que Bailemos” (Colômbia, 2023, 14′) dir. Hanz Rippe Gabriel e Fernanda Pineda Palencia

“Cama Vazia” (Brasil, 2023, 6) dir. Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet

“Concórdia ” (Chile, 2022, 9′) dir. Diego Véliz

“Hikuri” (México, 2023, 18′) dir. Sandra Ovilla León

“Margens Luminosas ” (Argentina, 2023, 18′) dir. Maira Ayala

“O Materialismo Histórico da Flecha contra o Relógio” (Brasil, 2023, 26′) dir. Carlos Adriano

“Um Campo Que Já Não Cheira a Flores” (México, 2023, 19′) dir. César Flores Correa

“Vão das Almas” (Brasil, 2023, 15′) dir. Edileuza Penha de Souza / Santiago Dellape

“Você Vai Me Esquecer?” (México/Peru/España, 2023, 12′) dir. Sofía Landgrave Barbosa

“Yarokamena” (Colômbia, 2022, 21′) dir. Andres Jurado

Filme Anhangabaú

Competição Territórios Brasileiros

Presente na Mostra Ecofalante pela primeira vez neste ano de 2024, a Competição Territórios Brasileiros premia os melhores filmes de produções ou coproduções brasileiras que abordam diferentes visões e aspectos do país e trazem uma perspectiva socioambiental em relação aos temas tratados. Foram selecionados 27 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens.

Os filmes selecionados foram:

Longas

“À Margem do Ouro” (Brasil, 2023, 95′) dir. Sandro Kakabadze

“Anhangabaú” (Brasil, 2023, 88’) dir. Lufe Bollini

“Black Rio! Black Power!” (Brasil, 2023, 74′) dir. Emilio Domingos

“Eskawata Kayawai (O Espírito da Transformação)” (Brasil, 2023, 70′) dir. Lara Jacoski e Patrick Belem

“Favela do Papa” (Brasil, 2023, 76′) dir. Marco Antonio Pereira

“Memórias da Chuva” (Brasil, 2023, 77′) dir. Wolney Oliveira

“O Bixiga é Nosso!” (Brasil, 2023, 73′) dir. Rubens Crispim

“O Contato ” (Brasil, 2023, 85) dir. Vicente Ferraz

“Ouvidor” (Brasil, 2023, 74′) dir. Matias Borgström

“Rejeito” (Brasil/EUA, 2023, 75′) dir. Pedro de Filippis

“Samuel e a Luz” (Brasil, 2023, 70′) dir. Vinícius Girnys

“Sekhdese” (Brasil, 2023, 86′) dir. Graciela Guarani, Alice Gouveia

“Sociedade de Ferro – A Estrutura das Coisas” (Brasil, 2024, 73′) dir. Eduardo Rajabally

Médias e Curtas

“A Bata do Milho” (Brasil, 2023, 16′) dir. Eduardo Liron e Renata Mattar

“A Chuva do Caju” (Brasil, 2023, 21′) dir. Alan Schvarsberg

“Água Rasa” (Brasil, 2023, 19’) dir. Dani Drumond

“Ava Yvy Pyte Ygua / Povo do Coração da Terra” (Brasil, 2023, 40’) dir. Coletivo Guahuí Guyra Kuera

“Despovoado” (Brasil, 2023, 18’) dir. Guilherme Xavier Ribeiro

“Interior da terra” (Brasil, 2022, 16’) dir. Bianca Dacosta

“Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu” (Brasil, 2023, 20’) dir. Clarice Cardell

“Mborairapé” (Brasil, 2023, 35’) dir. Roney Freitas

“Nosso Terreiro” (Brasil, 2023, 18’) dir. Anna Rieper, Patrícia Medeiros, Ranyere Serra, Fernando Lucas Silva

“Nunca Pensei Que Seria Assim” (Brasil, 2022, 11’) dir. Meibe Rodrigues

“O Silêncio Elementar” (Brasil, 2024, 15’) dir. Mariana de Melo

“Onde a Floresta Acaba” (Brasil, 2023, 15’) dir. Otavio Cury

“Retratos de Piratininga” (Brasil, 2023, 18’) dir. André Manfrim

“Sertão, América” (Brasil, 2023, 18’) dir.Marcela Ilha Bordin

Curta – Pelos

Concurso Curta Ecofalante

O Concurso Curta Ecofalante é uma competição voltada para curtas-metragens produzidos por estudantes. Para participar, os filmes inscritos devem abordar temáticas relacionadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030 – são 17 objetivos que abrangem temas como erradicação da pobreza, saúde de qualidade, combate às mudanças climáticas e igualdade de gênero.

O Concurso Curta selecionou 25 filmes que serão exibidos durante a Mostra e concorrerão ao prêmio de Melhor Curta Ecofalante:

“Além do Impedimento” (Brasil, 2023, 6’) dir. Heloisa Lawanda

“Arquipélago do Bailique: Fragmento das Ilhas Que Dançam” (Brasil, 2023, 26’) dir. Agatha Garmes, Isabel Pontual, Mayra Ataide, Sarah Castro, Tetê Barddal

“As Placas São Invisíveis” (Brasil, 2023, 24’) dir. Gabrielle Ferreira

“Camburi Resiste” (Brasil, 2023, 18’) dir. Guilherme Landim

“Chão De Taco” (Brasil, 2023, 18’) dir. Alan Santana

“Cida Tem Duas Sílabas” (Brasil, 2023, 20’) dir. Giovanna Castellari

“Deriva” (Brasil, 2023, 9’) dir. Hellen Nicolau

“Desconserto” (Brasil, 2023, 7’) dir. Haniel Lucena

“Desmistificando o Axé” (Brasil, 2023, 31’) dir. Marco Neto

“Mama – Africanos em São Paulo” (Brasil, 2023, 17’) dir. Rafael Aquino

“Manchas de Sol” (Brasil, 2023, 19’) dir. Martha Mariot

“Máquinas de Lazer” (Brasil, 2023, 11’) dir. Italo Zaccaon

“Mar.INA” (Brasil, 2023, 26’) dir. Samyre Protázio , Marcelo Almeida Jeyci Elizabeth, Igor Cariman, , David Silva, Divina Profana – Direção coletiva

“Nheengatu” (Brasil, 2023, 6’) dir. Luiz Filho

“Pelos” (Brasil, 2023, 16’) dir. Emma Marques

“Por Trás dos Prédios” (Brasil, 2023, 17’) dir. João Mendonça

“Pour Elis” (Brasil, 2023, 9’) dir. Matheus Alencar

“Quanto Vale?” (Brasil, 2024, 18’) dir. Letícia S. Góis

“Retorno” (Brasil, 2024, 16’) dir. Arthur Paiosi

“Sementes da resistência, o 25 de maio e a luta pela reforma agrária” (Brasil, 2023, 20’) dir. Raielle Mazzarelli

“Sobre Viver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade” (Brasil, 2023, 16’) dir. Marcelo Melchior

“Tereza” (Brasil, 2023, 9’) dir. Bea Souza

“Terra Sincera” (Brasil, 2022, 4’) dir. Renan Turci

“TRANSpassado – Corpos Que Retratam” (Brasil, 2023, 25’) dir. Otávio Kaxixó

“Visões da Maré” (Brasil, 2023, 8’) dir. Vivian Cazé, Michael Sousa, Alle Estrela, Thay Silva, Julia Alves

A Menos Que Bailemos

A Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ela tem patrocínio da Itaú, Mercado Livre, Prefeitura de São Paulo e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e apoio da White Martins e Synergia Socioambiental . Tem apoio institucional do WWF-Brasil, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.

Mais informações sobre a programação da 13ª Mostra Ecofalante de Cinema serão divulgadas em breve.

Filme Rio Vermelho

Serviço
13ª Mostra Ecofalante de Cinema
1 a 14 de agosto
Programação gratuita
ecofalante.org.br

Redes sociais
www.facebook.com/mostraecofalante
www.twitter.com/mostraeco
www.youtube.com/mostraecofalante
www.instagram.com/mostraecofalante

Premiado dramaturgo, Kiko Rieser, ministra oficina de escrita dramatúrgica em Uberlândia

Iniciativa é parte do projeto Uberlândia na Rota das Culturas

A oficina do mês de julho do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas será ministrada pelo premiado dramaturgo, Kiko Rieser, no próximo sábado, dia 13, das 14h às 18h no Cineteatro Nininha Rocha, com inscrições gratuitas. A oficina que terá como tema: “Da vida real para a cena”, vai proporcionar aos participantes ferramentas necessárias para o processo de escrita dramatúrgica baseada em fatos e personagens reais.

Ela será dividida em duas partes: na primeira, serão abordadas as etapas de criação de textos através de leituras e exemplos de cenas e da estrutura narrativa. Já na segunda, os participantes serão divididos em grupos e, cada um deles, irá escrever uma cena partindo de histórias reais propostas pelo dramaturgo. Para isso, eles serão estimulados, por meio de exercícios, a buscarem respostas para questões como: O que é essencial nesta história?  Quais os personagens fundamentais? Que elementos ficcionais você traria para a história para que a dramaturgia ganhe força? Entre outros.

Em sua trajetória, o autor Kiko Rieser escreveu algumas peças dentro deste contexto, como é o caso de “Hilda e Caio” e do premiado texto “Nasci pra ser Dercy” e com toda essa trajetória ele tem embasamento suficiente para processos de escrita baseados em fatos e/ou personagens reais, seja no teatro ou no audiovisual. Por outro lado, também há uma carência de cursos e oficinas gratuitas focadas especialmente neste segmento, que busca oferecer aos participantes ferramentas essenciais para esse tipo de narrativa.

Quem é Kiko Rieser
Formado em Artes Cênicas pela ECA-USP. Recebeu o Prêmio Bibi Ferreira 2023 de melhor dramaturgia por “Nasci pra ser Dercy”. Escreveu e dirigiu as peças “Amarelo distante” (baseada em Caio F., com Mateus Monteiro), “A vida útil de todas as coisas” (com Eduardo Semerjian, João Bourbonnais, Louise Helène e Luciana Ramanzini, diversas indicações ao Prêmio Aplauso Brasil), “Nasci pra ser Dercy” (com Grace Gianoukas, diversas indicações aos prêmios Bibi Ferreira, APCA e Cenym, Arcanjo e Prio), “Hilda e Caio” (com Lavínia Pannunzio e André Kirmayr) e o infantil “O que fica das pessoas que vão”. Dirigiu também “Capitu, olhos de mar” (adaptação autoral), “A dama da noite” (de Caio F.), “Quando as máquinas param” (de Plínio Marcos), “Fôlego” (de Gary McNair), “O anjo de cristal” (de Luccas Papp) e o infantil “Braguinha – sons, canções e histórias” (em parceria com Cristiano Tomiossi – 4 indicações ao Prêmio São Paulo). Produziu vários desses espetáculos, além de outros como “Consertando Frank” (indicado ao APCA de melhor espetáculo, dir. Marco Antônio Pâmio), “Volpone” (dir. Neyde Veneziano), “Brian ou Brenda?” (dir. Yara de Novaes e Carlos Gradim), “O arquiteto e o imperador da Assíria” (com Eric Lenate e Helio Cicero), o infantil “E o Zé, quem é?” (de Marcello Airoldi). Produziu também o livro “Amor ao teatro”, compilação de críticas de Sábato Magaldi, finalista do Prêmio Jabuti 2015. Escreveu e dirigiu o curta-metragem “Deixe a porta aberta ao sair” (com Lucélia Santos). É autor de “Lapsos” (poemas, Editora Patuá, 2017) e “Átimo” (romance, Editora Instante, 2018).

Serviço:
Oficina de Dramaturgia: Da Vida Real Para a Cena
Orientador: Kiko Rieser
Data: 13/07/2024
Horário: 14h às 18h
Local: Cine Teatro Nininha Rocha – Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro
Investimento: Gratuito
Mais informações: (34) 9 9776 7536
Inscrições: No link da bio do instagram @udinarotadasculturas

Valdsom Braga brilha em noite especial com temática amazônica

Aconteceu em Marabá no estado do Pará um evento com temática amazônica intitulado “Mulher que inspira” em uma noite de honra ao universo feminino que faz a diferença no território amazônico, elas foram homenageadas e receberam um troféu por sua trajetória. O evento é idealizado há 5 anos por Socorro Waladares. Em uma noite épica o convidado especial para abertura foi o personagem O PESCADOR DE SONHOS vivenciado pelo artista visual Valdsom Braga. Na abertura, o artista entrou com uma indígena ( koryha Tarracana) segurando bandeira do Brasil, cantando hino nacional na língua indígena.

Valdsom Braga e koryha Tarracana

Valdsom Braga e Socorro Waladares

O artista visual Valdsom Braga ficou responsável pelo rool de entrada do evento, realizado na casa de eventos O Casarão. O artista fez uma cenografia com suas artes. Uma cobra de 7 metros e arara vermelha, com adereços indígenas e uma parede de folhas. O artista também foi responsável por produzir figurinos da indígena e da influência e estilista Jeh Coelho que também fez sua composição na peça utilizando coros importados e nacionais nas penas de uma arara vermelha, Jeh trabalha como estilista na moda Country.

O Artista Valdsom Braga teve oportunidade de mostrar várias vertentes do seu trabalho, uma noite incrível e cheia de surpresas.

Valdsom Braga e Jeh Coelho

Crédito de imagens: Divulgação

Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

Através da arte, podemos nos questionar sobre o impacto humano, diz Gisele Faganello

A artista visual Gisele Faganello que está com as suas obras em exposição internacional no Colectivo Arte Contemporáneo na Biblioteca Civica Cambiano, Turin, |Itália até o dia de 16 de julho próximo, também particia no Brasil de 2 exposições de destaque, sendo uma na cidade do Rio de Janeiro e outra em Fortaleza no Ceará.

No rio de Janeiro integra a exposição Argus, 200 anos da imigração alemã no Brasil, com curadoria de Edson Cardoso da Ava Rio Galleria, em parceria com Rosita Cavenaghi da Art A3 Gallery de São Paulo. O nome escolhido para a exposição se deve ao navio Argus que em julho de 1823, trouxe de Amsterdã, os primeiros imigrantes ao nosso país.    De acordo com o curador Edson Cardoso a conexão entre nossos países tem sido marcada pela amizade e cooperação em diversas áreas nos últimos 200 anos. E há de ser assim nos anos que estão por vir, acrescenta. Em agosto, de 9 a 30, a exposição ARGUS será apresentada em Berlin na Alemanha.

Em Fortaleza as obras de Gisele Faganello integram a mostra Mares, Rios e Cores, uma exposição itinerante, levada a andamento de 28 de junho até 23 de julho na ARTIVO Galeria. Esta coletânea de obras é o resultado do trabalho de artistas representados pela galerista Angela de Oliveira, da Art100 Gallery localizada em Porto Alegre, RS que assina também a curadoria.

O objetivo é partilhar as visões e interpretações das artes em Fortaleza, com foco na arte ambiental na conscientização dos perigos que espreitam o planeta e promover sua conservação, reforçar a comunicação e a participação cidadã na defesa da natureza e incentivar o compromisso político e pessoal contra o aquecimento global e seus efeitos.

No reforço desta exposição a curadora destaca o impacto da tragédia ambiental vivenciada no Rio Grande do Sul  e isso só reforçou seu compromisso com o projeto que tem como madrinha Rose Maiorana executiva do Grupo Liberal, empresária e artista plástica de Belém do Pará, uma fomentadora da arte no norte do país e que assina com o premiado fotógrafo Tarso Sarraf o projeto “Amazônia Liquida”.

Gisele relata que após Fortaleza que dá início a série, a exposição segue para cidade de Olinda em Pernambuco, depois Búzios, no litoral do Rio de Janeiro além de outras cidades pelo Brasil e exterior.

DJ Anabzzi agita mais de 30 mil pessoas na FICAR 2024 em Assis, SP

Jovem DJ encerra a noite de sábado com apresentação eletrizante na Feira Industrial, Comercial e de Agronegócios de Assis e Região

No último sábado, dia 06, a talentosa e jovem DJ Anabzzi agitou mais de 30 mil pessoas na FICAR 2024, Feira Industrial, Comercial e de Agronegócios de Assis e Região. O evento, que teve início no dia 4 de julho, reuniu diversas atrações e encerrou sua noite de sábado com a apresentação vibrante de DJ Anabzzi no palco principal, após o show da dupla Guilherme & Benuto.

“Foi uma experiência incrível tocar para um público tão grande e tão animado. A energia da FICAR 2024 foi contagiante, e me senti honrada em fazer parte desse evento tão importante para a região de Assis. Espero vê-los novamente em breve”, disse DJ Anabzzi.

Nascida em Ourinhos, interior de São Paulo, Ana Beatriz, agora conhecida como DJ Anabzzi, iniciou sua jornada musical desde cedo, cercada por uma família envolvida com a música e o universo dos rodeios. Aos 17 anos, ela transformou seu hobby em profissão, encantando o público com sua presença magnética e habilidade única de animar qualquer festa. Com o apoio de seus pais e a inspiração da dupla Hugo & Tiago, Anabzzi rapidamente ganhou notoriedade, performando em eventos importantes no interior paulista. Sua carreira decolou quando suas apresentações começaram a viralizar nas redes sociais, levando-a a ser reconhecida e valorizada no cenário da música eletrônica.

Para conferir agenda e mais informações acesse o Instagram: @anabzzi

Espetáculo que retrata encontro dos escritores Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu chega a Uberlândia

“Hilda e Caio” será apresentado no Teatro Nininha Rocha

“Hilda e Caio” é uma recriação ficcional da relação entre Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu, com texto e direção de Kiko Rieser e elenco formado por Lavínia Pannunzio e André Kirmayr, que chega a Uberlândia no próximo final de semana, dias 12 e 13 de julho, a partir das 20h no Cineteatro Nininha Rocha.

A peça é constituída por diálogos dos dois mais importantes escritores brasileiros do século XX. O texto parte de um episódio real para, ficcionalmente, trabalhar a relação entre eles e seus pontos de vista no que diz respeito aos temas abordados com diálogos vívidos e focados no embate humano entre essas duas figuras.

Diante da perseguição militar, Hilda estimula Caio a exilar no exterior, aproveitando o ensejo de diversos artistas que então tomam o mesmo rumo. Faz os contatos necessários e averigua possibilidades. Enquanto isso, Caio, farto dos revezes que vem sofrendo e das constantes guinadas que é obrigado a dar em sua vida, fica numa indecisão que o mantém na inércia. Ele opta então por uma resolução simples, mas drástica: parar de escrever. Para isso, alega não suportar mais o panorama geral da literatura brasileira e de sua própria carreira, em que pesem o expressivo número de casas editoriais fechando as portas, editores exigindo dos criadores algo com mais apelo comercial, a falta de leitores, a falta de espaço na imprensa, seus dois livros s publicados encalhados nas prateleiras (“foi como soltar um grito no deserto”) e as constantes reclamações de Hilda, que, embora seja uma das escritoras mais reconhecidas do país, não consegue vender seus livros.

Hilda recebe com ceticismo a decisão de seu pupilo e o acusa de estar escondendo (dela ou talvez de si mesmo) o real motivo, que seria uma forma de fugir da perseguição da ditadura. Argumenta que não adianta parar de escrever, que “as ideias, deliciosamente incendiárias e contagiosas, estão na gente, não na palavra”, e o provoca lembrando-o da vocação de um escritor, que não pode e não irá jamais parar de escrever enquanto não produzir toda a obra de uma vida. Essa fricção entre os dois e o ato de escrever impulsiona a ação da peça.

SERVIÇO:
Peça: Hilda e Caio
Quando: 12 e 13 de julho de 2024
Horário: 20h.
Local: Cineteatro Nininha Rocha – Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro,
Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20190313152405
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 65 minutos
Gênero: Drama

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Kiko Rieser
Elenco: André Kirmayr e Lavínia Pannunzio
Cenário e figurinos: Kleber Montanheiro
Desenho de luz: Gabriele Souza
Música original: Mau Machado
Preparação corporal: Fabricio Licursi
Visagismo: Eliseu Cabral
Assistência de direção: Beatriz Aguera
Assistência de figurinos: Thais Boneville
Assistência de visagismo: Márcio Merighi
Cenotécnica: Evas Carretero
Consultoria dramatúrgica: Leo Lama
Costura: Lili Santa Rosa
Peruca: Adriana Almeida
Contrarregragem: Allan Moreira
Operação de luz e som: Rodrigo Palmieri
Assessoria de imprensa: Flávia Fusco Comunicação
Design gráfico: Letícia Andrade (Nós Comunicações)
Fotos: Heloísa Bortz
Mídias sociais: Felipe Pirillo (Inspira Comunicação)
Direção de produção: Kiko Rieser
Produção executiva: Fernanda Lorenzoni
Idealização: Kleber Montanheiro e Kiko Rieser
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Acessibilidade para todos: peça “Meu corpo está aqui” tem intérprete de libras e audiodescrição

Espetáculo celebra e valoriza as pessoas com deficiência

O “Espetáculo Meu corpo está aqui” contará com acessibilidade para todos os públicos. Além de intérprete de libras terá audiodescrição e profissionais de apoio no foyer e na plateia do teatro. A encenação acontece na sexta-feira, 05 de julho em única apresentação, a partir das 20h no Teatro Municipal.

A audiodescrição será feita pela equipe AD Em Todos os Cantos, com roteiro de Mylena Rodrigues, co-autoria com deficiência visual por Felipe Mianes e narração de Marina Vargas. A coordenação das ações de acessibilidade fica a cargo de Priscila Gadelha.

Um tema original e inédito nos palcos, questionando com ironia e lirismo concepções culturais e históricas a respeito do que é considerado “normal”, o espetáculo celebra estes corpos invisibilizados socialmente e aprofunda as reflexões sobre suas subjetividades. No elenco, Bruno Ramos é surdo não oralizado, Haonê Thinar é pessoa amputada, Juliana Caldas tem nanismo e Pedro Fernandes tem paralisia cerebral com cognitivo preservado e é usuário de cadeira de rodas.

“Meu Corpo Está Aqui” incorpora elementos de ficção para envolver o público de uma forma reflexiva. Ele destaca as semelhanças que todos compartilhamos, que muitas vezes são obscurecidas pela ignorância e pelo preconceito. Pessoas com deficiência vivem vidas plenas, e esta peça desafia a noção de que precisam ocultar suas histórias, desejos e experiências.

SERVIÇO:
Peça: Meu corpo está aqui
Quando: 05 de julho de 2024
Horário: Sexta-feira às 20h.
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240213153642
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.

Classificação indicativa:  16 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Drama

Ficha técnica
Texto: Julia Spadaccini e Clara Kutner
Direção: Clara Kutner e Julia Spadaccini
Elenco: Bruno Ramos, Haonê Thinar, Juliana Caldas e Pedro Fernandes
Direção de Produção e Coordenação Geral do Projeto: Claudia Marques
Diretor Assistente: Michel Blois
Produção: Fabricio Polido
Pesquisa de dramaturgia: Marcia Brasil
Colaboração de texto: Bruno Ramos, Haonê Thinar,  Juliana Caldas e Pedro Fernandes
Figurino e Cenografia: Beli Araujo
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Direção de Movimento: Laura Samy
Música: Luciano Camara
Visagismo: Cora Marinho
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Programação Visual: Felipe Braga
Fotografia: Renato Mangolin
Redes Sociais: Rafael Teixeira
Audiodescrição: Graciela Pozzobom
Intérpretes de Libras: Jadson Abraão e Thamires • Alves Ferreira
Realização: Fábrica de Eventos
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

“Nasci pra ser Dercy” e “Meu corpo está aqui” são as duas atrações deste final de semana em Uberlândia

Neste final de semana Uberlândia receberá dois grandes espetáculos teatrais. Na sexta, 05 de julho será encenada a peça “Meu corpo está aqui” que fala sobre as experiências pessoais de atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência). Já no sábado, 06 e no domingo 07, é a vez do monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas que presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século XX.

Os ingressos já estão à venda no site megabilheteria.com, na loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 e na Sala Uberlândia na Rota das Culturas, no Uberlândia Shopping.

Sobre os espetáculos
MEU CORPO ESTÁ AQUI
O espetáculo traz um jogo entre as pulsões e os obstáculos encontrados por pessoas com deficiência em suas descobertas afetivas e sexuais. Em cena, o elenco fala abertamente sobre relacionamentos, corpos e desejos por meio de depoimentos ficcionalizados pelas artistas cariocas Julia Spadaccini, idealizadora do projeto e também pessoa com deficiência, e Clara Kutner.

NASCI PRA SER DERCY
A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.

ATRAÇÃO LOCAL
A atração local do mês de julho do projeto Uberlândia nas Rotas das Culturas promete maravilhar a todos com a apresentação da Cia IT nos dias 05, 06 e 07 de julho que vai trazer o espetáculo “Entre céus e terra”. O trabalho traz um estudo investigativo do corpo e suas possibilidades nas relações com a arquitetura, com as músicas e com outros corpos. Encontrando formas de dançar livremente, e expressar a união entre o divino e o humano, o espiritual e o material. A apresentação é gratuita e acontece sempre uma hora antes do espetáculo nacional.

SERVIÇO:
Peça: Meu corpo está aqui05 de julho – sexta-feira às 20h.
Classificação:  16 anos – Duração: 60 minutos – Gênero: Drama

Peça: Nasci Pra Ser Dercy – 06 e 07 de julho – sábado, às 20h e domingo, às 18h
Classificação:  14 anos – Duração: 80 minutos – Gênero: Comédia

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240213153642
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto

Cia IT é a apresentação local do mês de julho

A proposta do projeto Uberlândia na Rota das Culturas é valorizar artistas e grupos locais.

A atração local do mês de julho do projeto Uberlândia nas Rotas das Culturas promete maravilhar a todos com a apresentação da Cia IT nos dias 05, 06 e 07 de julho que vai trazer o espetáculo “Entre céus e terra”. A performance que começa na parte externa se estende até o foyer do teatro e tem entrada gratuita.

O trabalho traz um estudo investigativo do corpo e suas possibilidades nas relações com a arquitetura, com as músicas e com outros corpos. Encontrando formas de dançar livremente, e expressar a união entre o divino e o humano, o espiritual e o material.

Ao longo da história, os seres humanos têm sido fascinados pela ideia dos anjos. Quer sejam vistos como protetores, guias ou símbolos de intervenção divina, as relações entre humanos e anjos continuam a captar a imaginação e a inspirar a contemplação sobre o reino espiritual e o papel dos seres sobrenaturais na experiência humana. Será uma experiência incrível!

Serviço:
O que: Performance Cia IT Entre céus e terra
Quando: 05, 06 e 07 de julho
Horário: Sempre 1 horas antes do espetáculo nacional – sexta e sábado 19h e domingo 17h
Local: Foyer do Teatro Municipal de Uberlândia
Investimento: Entrada gratuita

Estrelado por Grace Gianoukas, “Nasci pra ser Dercy”, chega a Uberlândia

Monólogo presta homenagem a artista que rompia padrões e inaugurou uma representação genuinamente brasileira em nossos palcos.

Vencedor do prêmio Bibi Ferreira e o recente APCA de Melhor Atriz, o espetáculo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século XX. A peça chega à Uberlândia nos dias 06 e 07 de julho no Teatro Municipal, sábado às 20h e domingo às 18h.

Dercy Gonçalves (23/06/1907–18/07/2008) faleceu há 15 anos aos 101 anos, ela não cabia em rótulo algum, e é assim que o público pode esperar o espetáculo. O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.

Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.

A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.

“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de puta, mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.

 Sinopse
A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.

SERVIÇO:
Nasci Pra Ser Dercy
Data: 06 e 07 de julho
Horário:  Sábado, às 20h e Domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.
Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240213153642
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.
Classificação indicativa:  14 anos
Duração: 80 minutos
Gênero: Comédia

FICHA TÉCNICA
Texto e direção:
Kiko Rieser
Atuação: Grace Gianoukas
Voz off: Miguel Falabella
Diretor de Produção: Paulo Marcel
Visagismo: Eliseu Cabral
Técnico de luz: Hugo Peak
Técnico de som: Nayara Konno
Contra Regra- estagiário: Peterson Gonçalves
Cenário e figurino: Kleber Montanheiro
Desenho de luz: Aline Santini
Trilha sonora original e arranjos: Mau Machado
Canção-tema “Só sei ser Dercy”: Danilo Dunas e Pedro Buarque
Assistência de direção: André Kirmayr
Preparação corporal: Bruna Longo
Preparação vocal: André Checchia
Colaboração no processo: Fernanda Lorenzoni
Assistência de figurino: Marcos Valadão
Cenotécnica: Evas Carreteiro
Design gráfico: Letícia Andrade (Nós Comunicações)
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Mídias sociais: Pierre Nunes
Fotos: Heloísa Bortz
Assessoria jurídica: Ana Capozzi
Realização: Ventilador de Talentos
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Agenda de Show Daniela Ribeiro

Claro! Vamos tornar o texto ainda mais empolgante e elogioso:


🎶 Arraiá Junino: Uma Noite Inesquecível!

🌟 Super Cantora Daniela Ribeiro irá incendiar o palco neste Arraiá Junino! Prepare-se para uma experiência musical única:

  • Super Cantora Daniela Ribeiro : Com sua voz poderosa e presença de palco cativante, Daniela é a estrela da festa. Ela vai emocionar você com suas interpretações apaixonadas e hits que todos adoram.

E o melhor de tudo? Entrada gratuita! Venha comemorar conosco, traga os amigos e aproveite essa festa cultural imperdível.


Espero que este texto ajude a atrair ainda mais público para o seu evento! 🌟

Com base na descrição do cartaz, aqui está um texto de agenda cultural que você pode usar:


🎉 Agenda Cultural: Arraiá Junino!

Prepare-se para uma explosão de cultura e diversão no nosso Arraiá Junino! Este mês está repleto de eventos imperdíveis em várias localidades. Confira a programação e não perca:

  • Dia 8: A festa começa em Guapé, MG, com shows em praças públicas.
  • Dia 21: Valentim Gentil, SP, recebe nossa alegria no interior.
  • Dia 23: Arraia São Vicente, Rua Jose Ferreira Bispo 380, se junta à celebração.
  • Dia 29: A tradicional Festa Junina Pedroso S,A, casa Cultura São Miguel Antônio Marcos, SP.
  • Dia 30: 5ª Festa Junina de Vila Rica- Rua Puxinana 46-Vila Rica- Cachoerinha, SP, encerra o mês com chave de ouro.

E tem mais!

° Dia 07/07: Na Praça Casarão Vila Mara, Rua Conceição de Almeira 170, SP, será palco de uma noite inesquecível.

Venha dançar, saborear delícias típicas e viver a verdadeira tradição junina. Esperamos por você!


Espero que este texto ajude a promover seus eventos culturais com sucesso! 🌟

com participação das crianças da cidade .

55ª Expô Barbacena começa nesta quarta-feira com shows de Anderson Freire e Padre Alessandro Campos

A tradicional exposição agropecuária acontece de 15 a 19 de maio, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, com programação técnica e grandes shows de Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Pedro Sampaio, Simone Mendes, Thiaguinho e outras atrações

Falta pouco para o início de uma das mais tradicionais exposições agropecuárias de Minas Gerais. A partir da próxima quarta-feira (15), a 55ª edição da Expô Barbacena ocupa o Parque de Exposições Senador Bias Fortes, com grandes shows e vasta programação técnica e cultural. Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Pedro Sampaio, Simone Mendes, Thiaguinho, Padre Alessandro Campos, Anderson Freire e outros importantes nomes foram escalados para agitar o público até domingo (19).

A abertura da parte técnica está marcada para o dia 15 de maio, quarta-feira, às 15h, com a chegada do Secretário de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida. Pela primeira vez em Barbacena, o Secretario irá percorrer o parque e conversar com os produtores rurais sobre as demandas futuras. Já os shows terão início com o sucesso do Padre Alessandro Campos, conhecido com o Padre Sertanejo do Brasil, seguido pelo cantor Tony Allysson e pelo sucesso de Anderson Freire.

A programação segue até domingo com os maiores nomes da música brasileira em todas as noites e vasta programação técnica durante o dia. Neste ano, as novidades são o torneiro leiteiro de caprinos e o Campeonato Mineiro de Equitação com cavalos Andaluz. Os galpões estão sendo preparados para receber produtores rurais, turistas, empresários do agro e simpatizantes do mundo rural. Haverá também o galpão agroindustrial e o galpão da indústria com stands relacionados a produtos do setor.

E para as famílias que forem curtir as atrações, poderão acompanhar os rodeios de touros, cavalos e carneiros (para as crianças), a Fazendinha do IF Sudeste com pequenos e grandes animais, as exposições de cavalos Mangalarga Marchador e Campolina, além do tradicional torneio leiteiro.

Como participar?

Com megaestrutura e diversas possibilidades de experiências, a 55ª Expô Barbacena vai disponibilizar ao público a entrada solidária, ou seja, para participar basta doar um quilo de alimento não perecível.  Para acessar o evento, será feita a emissão de um ingresso individual antecipado, que poderá ser solicitado online, por meio do app “Fala Barbacena” e validado após a entrega da doação em pontos específicos. Para isso, é necessário fazer o download do app “Fala Barbacena” por meio da loja de aplicativos, fazer o cadastro e em seguida buscar o ícone da Expô Barbacena. Depois é preciso preencher a solicitação de ingresso, que é por dia, e ir a um dos pontos de troca levando o alimento para a validação e já sair com o ticket.

Locais de troca:

  • Secretaria Municipal de Assistência Social (Praça Conde Prados, s/n, Centro – segunda a sexta, das 08h às 18h);
  • CRAS São Pedro (Praça José Serapio da Silva, 673, São Pedro – segunda a sexta, das 07h às 17h);
  • CRAS Nova Cidade (Rua São Paulo da Cruz, s/n, Ipanema – segunda a sexta, das 07h às 17h);
  • Casa da Mulher (Rua Anita Garibaldi, 145, São Sebastião – segunda a sexta, das 07h às 17h).
  •  

Quem for de fora de Barbacena pode se dirigir diretamente ao local do evento com o alimento para acessar o Parque de Exposições. A organização reforça a importância de os moradores da cidade efetuarem as trocas antecipadas para agilizar a entrada.

Programação completa:

15/05 – Quarta-feira

08:00 – Entrada dos animais: Caprinos, Equinos e Ovinos.

08:00 – Julgamentos equinos raça Campolina (Gramado central)

08:00 – Exposição Laticínios Porto Rico / Bovinos A2A2 (Galpão 4)

08:00 – Exposição Equinos Campolina (Galpão 5)

08:00 – Exposição Equinos Mangalarga Marchador (Galpão 6)

08:00 – Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena (Galpão 7)

08:00 – Feira de Artesanato (Galpão 9)

10:00 – Espaço Agroindustrial (Entre galpões 4 e 5)

18:00 – Abertura Técnica Temática

19:00 – Show Padre Alessandro Campos

21:00 – Show Tony Allysson

23:00 – Show Anderson Freire

 

16/05 – Quinta-feira

07:00 – Esgota Torneio Leiteiro (Galpão 8)

08:00 – Exposição Laticínios Porto Rico / Bovinos A2A2 (Galpão 4)

08:00 – Exposição Equinos Campolina (Galpão 5)

08:00 – Exposição Equinos Mangalarga Marchador ( Galpão 6)

08:00 – Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena (Galpão 7)

08:00 – Feira de Artesanato (Galpão 9)

08:00 – Julgamentos equinos raça Mangalarga Marchador – Progênie, Morfologia Machos (Picada e Batida) e Andamento dos Machos (Picada e Batida)  (Gramado central)

08:00 – Julgamentos equinos raça Campolina (Gramado central)

10:00 – Exame de admissão por categorias para torneiro leiteiro de Ovinos e Caprinos. (Galpão 1)

10:00 – Espaço Agroindustrial (Entre galpões 4 e 5)

14:00 – 1ª Ordenha – Torneio Leiteiro (Galpão 8)

18:00 – Rodeio em Carneiros para crianças (Entre os galpões 1 e 2)

19:30 – Esgoto Torneio Leiteiro – Ovinos e Caprinos (Galpão 1)

20:00 – Rodeio Show – Liga Nacional de Rodeio / Etapa Nacional de Barretos

21:00 – DJ Wanderson Ferraz

21:00 – 2ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

22:00 – Show On Fire

00:00 – Show Jorge e Mateus

17/05 – Sexta-feira

07:00 – 3ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

07:00 – 1ª Ordenha das Cabras (Galpão 1)

08:00 – Exposição Laticínios Porto Rico / Bovinos A2A2 (Galpão 4)

08:00 – Exposição Equinos Campolina (Galpão 5)

08:00 – Exposição Equinos Mangalarga Marchador ( Galpão 6)

08:00 – Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena (Galpão 7)

08:00 – Feira de Artesanato (Galpão 9)

08:00 – Julgamentos equinos raça Campolina (Gramado central)

08:00 – Julgamentos equinos raça Mangalarga Marchador – Morfologia Fêmeas (Picada e Batida), Andamento Fêmeas (Picada e Batida) e castrados. (Gramado central)

10:00 – Espaço Agroindustrial (Entre galpões 4 e 5)

13:00 – Comentários e julgamento – Gado de Corte (Galpão 3)

14:00 – 4ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

15:00 – Rodeio em Carneiros para Crianças (Entre os galpões 1 e 2)

19:30 – 2ª Ordenha das Cabras (Galpão 1)

20:00 – Rodeio Show – Liga Nacional de Rodeio / Etapa Nacional de Barretos

21:00 – DJ Marcelo

21:00 – 5ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

22:00 – Show Lu Fossi

00:00 – Show Bruno e Marrone

 

18/05 – Sábado 

07:00 – 6ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

07:30 – 3ª Ordenha de Cabras (Galpão 1)

08:00 – Exposição Laticínios Porto Rico / Bovinos A2A2 (Galpão 4)

08:00 – Exposição Equinos Campolina (Galpão 5)

08:00 – Exposição Equinos Mangalarga Marchador (Galpão 6)

08:00 – Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena (Galpão 7)

08:00 – Feira de Artesanato (Galpão 9)

08:00 – Bovinocultura de corte / Gado Holandês sem Registro – Avaliação e premiação (Galpão 2)

08:00 – Grandes Marchadores – Cavalo Campolina (Gramado central)

08:00 – Julgamentos equinos raça Mangalarga Marchador – Morfologia e andamento grande da raça e Campeão dos Campeões de Marcha Jovens. (Gramado central)

08:00 – Julgamento Mangalarga Marchador – Morfologia Grande da Raça Adultos, Machos Picada e Batida, Fêmeas Picada e Batida, Provas Sociais, Andamentos Grandes Campeonatos e encerramento. (Gramado central)

10:00 – Espaço Agroindustrial (Entre galpões 4 e 5)

13:00 – Gado Holandês Registrado – Avaliação e premiação – (Galpão 2)

14:00 – 7ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

18:00 – Rodeio em Carneiros para Crianças (Entre os galpões 1 e 2)

19:30 – 4ª Ordenha de Cabras (Galpão 1)

20:00 – Rodeio Show – Liga Nacional de Rodeio / Etapa Nacional de Barretos

21:00 – DJ HJ

21:00 – 8ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

22:00 – Show Pedro Sampaio

00:00 – Show Simone Mendes

02:00 – DJ Lelis

19/05 – Domingo 

07:00 – 9ª Ordenha Torneio Leiteiro (Galpão 8)

07:00 – Entrada equinos raça Andaluz – Campeonato Mineiro de Equitação

08:00 – Continuação do Julgamento e premiação do Gado Holandês Registrado (Galpão 2)

08:00 – Exposição Laticínios Porto Rico / Bovinos A2A2 (Galpão 4)

08:00 – Exposição Equinos Campolina (Galpão 5)

08:00 – Exposição Equinos Mangalarga Marchador (Galpão 6)

08:00 – Fazendinha IF Sudeste Campus Barbacena (Galpão 7)

08:00 – Feira de Artesanato (Galpão 9)

10:00 – Ensino / Maneabilidade / Velocidade (Parte 1) – equinos raça andaluz – Campeonato Mineiro de Equitação (Gramado central)

10:00 – Espaço Agroindustrial (Entre galpões 4 e 5)

11:00 – Encerramento Torneio Leiteiro (Galpão 8)

13:00 – DJ Buiu

13:30 – Show Papo de Samba

14:00 – Ensino / Maneabilidade / Velocidade (Parte 2) – equinos raça andaluz – Campeonato Mineiro de Equitação (Gramado central)

15:00 – Rodeio em Carneiros para Crianças (Entre os galpões 1 e 2)

15:00 – Show Grupo Safadiar

17:00 – Premiação – equinos raça Andaluz – Campeonato Mineiro de Equitação (Gramado central)

17:30 – Show Thiaguinho

19:00 – Rodeio – Liga Nacional de Rodeios / Etapa Nacional de Barretos

21:00 – Show NTI

 

Serviço:

55ª Expô Barbacena

Data: 15 a 19 de maio (quarta a domingo)

Local: Parque de Exposições Senador Bias Fortes (Rodovia BR 265, Km 05, Grogoto, Barbacena – MG)

Realização: Prefeitura de Barbacena, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA e Sindicato Rural de Barbacena

Apoio: Governo Federal, Ministério do Turismo, Ministério da Cultural, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

A arte engajada na ajuda solidária para o Rio Grande do Sul

O Brasil inteiro vem se solidarizando com o Rio Grande do Sul, que está estado de calamidade pública em 336 municípios, devido às fortes chuvas que assolaram a região. Em meio a tragédia a Rede de solidariedade formada pelos brasileiros é digna de elogios em todo o mundo servindo de exemplo para outras nações.

Desde o primeiro dia de inundações, a galerista e curadora Angela de Oliveira que deixou o estado de São Paulo para abrir uma galeria de arte em Porto Alegre, já se mobilizou, sensibilizada para ajudar os necessitados em prol dos afetados pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, no segmento que escolheu para viver em Porto Alegre próxima aos pequenos netos que la residem . Criou em suas midias sociais um leilão virtual, com obras de artistas que doaram lindos trabalhos especialmente para a finalidade de reverterem doações para o Rio Grande do Sul. Todas as vendas com preços muito aquém de seus valores praticados na galeria da galerista, a Art100 Gallery que vem se destacando com exposições internacionais e igualmente no Brasil com muito sucesso.

A campanha vem recebendo apoio de artistas plásticos e pintores de vários pontos do Brasil “Eu quero fazer essa campanha de forma beneficente pra arrecadar fundos pra essas famílias que perderam tudo, essas pessoas precisam reconstruir suas vidas depois, muitos perderam a casa” explicou Angela de Oliveira.

Angela se impactou com o boletim da Defesa Civil do estado, divulgado no 3/5, informando que 351.639 pessoas já tinham sido afetadas pelas tempestades. De lá para cá esse numero praticamente triplicou, comenta tristemente a galerista. Diante disso, acredito que na área que atuamos comercialmente, todos devemos nos mobilizar. Dai essa nossa campanha de um leilão virtual em prol do Rio Grande do Sul. 

“Nosso sentimento (meu e de todos os artistas) neste momento é de imensa tristeza e espanto, mas existe em todos nós a esperança da restauração e até de um renascimento ainda mais festivo e especial neste Estado carregado de história, cultura e de gente de muito valor.

Testados hoje seu povo mostra a todos, seu espírito de solidariedade e de esforço coletivo. Por essa razão sorrimos pelo futuro pela fé e pela esperança de um futuro ainda melhor. Depois de grandes crises é que presenciamos as grandes superações que vão até além do que imaginávamos. A campanha tem sido um sucesso.

Serviço

Campanha de leilão Solidário Pro Rio Grande do Sul

Realização: Art100 Gallery

Endereço: R. Cristóvão Colombo 23 – Porto Alegre

Instagram: art100.gallery

Data: até  o dia 20 de maio

Email: artforlife68@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz  @giselelahoz

1 2 3 5