Férias no Museu da Energia de São Paulo 

Entre as diversas atividades, visita sensorial acontece no dia 27

Museu de Energia de São Paulo oferece atividades culturais, científicas e sensoriais gratuitas para o público, além de receber a comunidade local por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e SESC (Serviço Social do Comércio).

No dia 13 de julho, a Oficina de Encadernação Artesanal ensina ao público técnicas manuais de encadernação, reaproveitamento de papéis, criação e personalização de cadernos artesanais. Depois de prontos, os caderninhos podem se transformar em scrapbooks, diários de viagem, cancioneiros de poesias ou objeto de anotações. 

A última oficina de julho, Fósseis de Argila, é no dia 20 e consiste em atividades práticas e teóricas para divulgar conhecimentos arqueológicos (estudo da humanidade) e paleontólogos (estudo dos vestígios das diversas formas de vida). A parte prática consiste na confecção de placas que registram materiais fósseis e as discussões giram a respeito da existência de dinossauros em São Paulo, formação e definição de fósseis.

No dia 27 acontece a Visita Sensorial, atividade multissensorial que propõe transportar o visitante ao final do século XIX e começo do século XX, período da chegada da energia elétrica. Por meio de estímulos à imaginação, os participantes vão imergir em sentimentos, emoções, sons, sabores e aromas do cotidiano da época. A atividade será conduzida pela equipe do Museu. Para essa atividade, há um limite máximo de 10 pessoas por sessão.

Os interessados em participar da visita e das oficinas devem realizar o cadastro prévio e gratuito no link Programação de Férias do Museu.

Parcerias com a Secretaria da Educação e SESC

Além das atividades abertas ao público, o Museu também receberá visitantes da comunidade local. Até 19/07, o Museu da Energia de São Paulo participa do programa Recreio nas Férias e se transforma em espaço de visitação, aprendizado e lazer de alunos da rede pública de Ensino Infantil.

O Museu oferecerá visita mediada e atividade lúdico-pedagógica para os grupos agendados. O objetivo do programa é potencializar a educação integral e inclusiva, com atividades de desenvolvimento físico e cognitivo no período de recesso escolar, o que inclui refeições nutritivas para os alunos. 

A ação é uma parceria entre o Museu e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). As atividades serão realizadas pela equipe do museu, mas o agendamento deverá ser realizado pelas escolas diretamente no COCEU (tel. 011 3111-8616 e e-mail smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br).

No dia 19, os associados do SESC Bom Retiro poderão participar das oficinas de Construção de casinhas de abelhas e de Plantio de ervas aromáticas que serão sediadas no Museu. As oficinas serão conduzidas pelas equipes do SESC e as inscrições devem ser realizadas no SESC Bom Retiro (11 3332-3600 e email@bomretiro.sescsp.org.br). 

Serviço

Museu da Energia de São Paulo – Programação de julho

Local: Museu de Energia de São Paulo – Alameda Cleveland, 601 (Campos Elíseos)

Atrações:

– Até 19/07 – Recreio nas Férias com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Público: alunos da rede pública de Ensino Infantil

Inscrições: Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação – 011 3111-8616 e e-mail smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br

– 13/07 às 15h – Oficina de encadernação artesanal

Público: livre

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição no link: Programação de Férias

– 19/07 das 15h às 17h – Oficina de construção de casinhas de abelhas e plantio de ervas aromáticas com o SESC Bom Retiro

Público: infanto-juvenil para associados do SESC

Inscrições: SESC Bom Retiro (11 3332-3600 e email@bomretiro.sescsp.org.br)

– 20/07 às 15h – Oficina de Fósseis de Argila

Público: geral

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição no link: Programação de Férias

– 27/07 às 10h30 e às 15h (duas sessões) – Visita Sensorial

Público: geral

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição no link: Programação de Férias

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

PATROCINADOR MASTER:

CTG Brasil

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia

Através da arte, podemos nos questionar sobre o impacto humano, diz Gisele Faganello

A artista visual Gisele Faganello que está com as suas obras em exposição internacional no Colectivo Arte Contemporáneo na Biblioteca Civica Cambiano, Turin, |Itália até o dia de 16 de julho próximo, também particia no Brasil de 2 exposições de destaque, sendo uma na cidade do Rio de Janeiro e outra em Fortaleza no Ceará.

No rio de Janeiro integra a exposição Argus, 200 anos da imigração alemã no Brasil, com curadoria de Edson Cardoso da Ava Rio Galleria, em parceria com Rosita Cavenaghi da Art A3 Gallery de São Paulo. O nome escolhido para a exposição se deve ao navio Argus que em julho de 1823, trouxe de Amsterdã, os primeiros imigrantes ao nosso país.    De acordo com o curador Edson Cardoso a conexão entre nossos países tem sido marcada pela amizade e cooperação em diversas áreas nos últimos 200 anos. E há de ser assim nos anos que estão por vir, acrescenta. Em agosto, de 9 a 30, a exposição ARGUS será apresentada em Berlin na Alemanha.

Em Fortaleza as obras de Gisele Faganello integram a mostra Mares, Rios e Cores, uma exposição itinerante, levada a andamento de 28 de junho até 23 de julho na ARTIVO Galeria. Esta coletânea de obras é o resultado do trabalho de artistas representados pela galerista Angela de Oliveira, da Art100 Gallery localizada em Porto Alegre, RS que assina também a curadoria.

O objetivo é partilhar as visões e interpretações das artes em Fortaleza, com foco na arte ambiental na conscientização dos perigos que espreitam o planeta e promover sua conservação, reforçar a comunicação e a participação cidadã na defesa da natureza e incentivar o compromisso político e pessoal contra o aquecimento global e seus efeitos.

No reforço desta exposição a curadora destaca o impacto da tragédia ambiental vivenciada no Rio Grande do Sul  e isso só reforçou seu compromisso com o projeto que tem como madrinha Rose Maiorana executiva do Grupo Liberal, empresária e artista plástica de Belém do Pará, uma fomentadora da arte no norte do país e que assina com o premiado fotógrafo Tarso Sarraf o projeto “Amazônia Liquida”.

Gisele relata que após Fortaleza que dá início a série, a exposição segue para cidade de Olinda em Pernambuco, depois Búzios, no litoral do Rio de Janeiro além de outras cidades pelo Brasil e exterior.

Agenda de Show Daniela Ribeiro

Claro! Vamos tornar o texto ainda mais empolgante e elogioso:


🎶 Arraiá Junino: Uma Noite Inesquecível!

🌟 Super Cantora Daniela Ribeiro irá incendiar o palco neste Arraiá Junino! Prepare-se para uma experiência musical única:

  • Super Cantora Daniela Ribeiro : Com sua voz poderosa e presença de palco cativante, Daniela é a estrela da festa. Ela vai emocionar você com suas interpretações apaixonadas e hits que todos adoram.

E o melhor de tudo? Entrada gratuita! Venha comemorar conosco, traga os amigos e aproveite essa festa cultural imperdível.


Espero que este texto ajude a atrair ainda mais público para o seu evento! 🌟

Com base na descrição do cartaz, aqui está um texto de agenda cultural que você pode usar:


🎉 Agenda Cultural: Arraiá Junino!

Prepare-se para uma explosão de cultura e diversão no nosso Arraiá Junino! Este mês está repleto de eventos imperdíveis em várias localidades. Confira a programação e não perca:

  • Dia 8: A festa começa em Guapé, MG, com shows em praças públicas.
  • Dia 21: Valentim Gentil, SP, recebe nossa alegria no interior.
  • Dia 23: Arraia São Vicente, Rua Jose Ferreira Bispo 380, se junta à celebração.
  • Dia 29: A tradicional Festa Junina Pedroso S,A, casa Cultura São Miguel Antônio Marcos, SP.
  • Dia 30: 5ª Festa Junina de Vila Rica- Rua Puxinana 46-Vila Rica- Cachoerinha, SP, encerra o mês com chave de ouro.

E tem mais!

° Dia 07/07: Na Praça Casarão Vila Mara, Rua Conceição de Almeira 170, SP, será palco de uma noite inesquecível.

Venha dançar, saborear delícias típicas e viver a verdadeira tradição junina. Esperamos por você!


Espero que este texto ajude a promover seus eventos culturais com sucesso! 🌟

com participação das crianças da cidade .

Kléber Gonçalves está em cartaz com a peça “Peter Pan e o Mistério da Lua”

Kléber Gonçalves está nos dias 01 de junho até dia 16 de junho, a partir das 15H nos sábados e domingos, com a peça teatral “Peter Pan e o Mistério da Lua“, no Teatro Dercy Gonçalves, no Grajaú Country Clube, no Rio de Janeiro. Sob a direção e roteiro de Nelson Moraes Neto. No elenco traz Nina Schiavo, Hulla Monteiro, Kléber Gonçalves e Nelson Moraes Neto. 

A história infantil conta sobre Wendy, que é apaixonada por literatura, que abre um de seus  livros de aventura e pirata e recebe  visita da fada sininho e de um menino chamado Peter Pan, que nunca quis crescer, e é convidada para conhecer a incrível Terra do Nunca onde o tempo passa diferente e ao chegar lá é sequestrada pelo Capitão Gancho e sua pirata Lili, que são jogados na lua e descobrem algo inusitado. Peter Pan terá com as suas emoções, medos e amor, um sentimento que é  pouco conhecido pelo rapaz.

Ficha técnica:

Elenco: Nina Schiavo, Hulla Monteiro, Kléber Gonçalves e Nelson Moraes Neto.

Texto, trilha sonora e direção: Nelson Moraes Neto.

Produção executiva: Edmundo Albrecht

Assistente de produção e maquiagem: Desiree Holz

Serviço: 

“Peter Pan e o Mistério da Lua”

Sábados e domingos, temporada do dia 1 de junho até 16 de junho de 2024, às 15h.

Local: Teatro Dercy Gonçalves, no Grajaú Country Clube

Endereço: Rua Prof Valadares, 262, no Grajaú, Rio de Janeiro (RJ)

Telefone do teatro: (21) 2578-2300

Contato: (21) 96497-4439

Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Gente de Sucesso Vip 

 Abertas as inscrições para o workshop “Um Bonde Chamado Desejo – A Dramaturgia com o olhar Psicanalítico

Uma oportunidade de explorar a interseção entre psicanálise e teatro.


Projeto Uberlândia na Rota das Culturas realiza o Workshop “Um Bonde Chamado Desejo – A Dramaturgia com o olhar Psicanalítico”, no dia 1º de junho, a partir das 15h no Teatro Municipal (Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery), que será ministrado pela Psicanalista Flávia Geara.

No workshop, será explorado a peça “Um Bonde Chamado Desejo,” escrita por Tennessee Williams, sob uma lente psicanalítica, com abordagem nos tópicos:

Introdução à Psicanálise nas Artes Cênicas: Como aplicar os princípios da psicanálise no contexto teatral e a interseção entre psicanálise e as artes cênicas.

Análise da Obra: Breve sinopse da peça e exploração dos principais personagens e suas relações.

O Inconsciente e o Desejo: Investigação dos desejos reprimidos e manifestos dos personagens e análise dos mecanismos de defesa utilizados pelos personagens.

Estudo de Caso “A Neurose de Blanche Dubois”: Discussão aprofundada sobre a personagem Blanche Dubois e sua neurose.

Discussão e Conclusão: Discussão em grupo sobre as interpretações psicanalíticas apresentadas e resumo das principais ideias discutidas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://forms.gle/mdZkjSY19YDTEZem9  ou pelo telefone (34) 9 9776-7536. Haverá emissão de certificado.

Quem é Flávia Geara

Psicanalista clínica de adultos, adolescentes e crianças (abordagem lúdica), com base nas teorias freudiana e winnicottiana.

SERVIÇO
O quê: 
Workshop Um Bonde Chamado Desejo – A Dramaturgia com o olhar Psicanalítico

Quando: 1º de junho, sábado, a partir das 15h

Local: Teatro Municipal – Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery

Inscrições: https://forms.gle/mdZkjSY19YDTEZem9 ou pelo telefone (34) 9 9776-7536.

Investimento: Gratuito

OBS: Haverá emissão de certificado.

Aberta sessão extra da peça “A Última Sessão de Freud” no domingo (02)

Espetáculo desvenda os segredos da mente com uma obra-prima teatral

Crédito de imagem: João Caldas

Devido ao grande sucesso a peça “A última sessão de Freud” terá sessão extra no domingo, 02 de junho, às 16h, no Teatro Municipal, além das apresentações do sábado 01, às 20h e do domingo às 18h. Os ingressos são limitados e já estão disponíveis no site Megabilheteria, na loja Inclusive Brechó e na sala Uberlândia na Rota das Cultura, noUberlândia Shopping, garanta logo o seu!

O espetáculo já foi visto por mais de 90 mil espectadores emocionados por essa obra inesquecível. Uma oportunidade de vivenciar esse encontro histórico entre o pai da psicanálise, Sigmund Freud, vivido por Odilon Wagner (indicado como melhor ator ao Prêmio Shell, Prêmio APCA e Prêmio Bibi Ferreira por este trabalho), e o escritor C.S. Lewis, interpretado por Marcello Airoldi – dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.

Escrita pelo dramaturgo norte-americano Mark St. Germain e dirigida por Elias Andreato, a trama apresenta um encontro fictício entre Freud e C.S. Lewis. O encontro não aconteceu na realidade histórica, mas o diálogo ficcional é pleno de verdade. No pano de fundo, a rádio BBC anuncia o início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão nazista da Polônia. Lewis é um escritor apologeta cristão, mais conhecido pela saga “As crônicas de Nárnia”. O jovem ateu converte-se ao catolicismo por influência de Chesterton e, principalmente, de seu amigo Tolkien.

Por outro lado, Freud acabava de publicar “O homem Moisés e a religião monoteísta”, em que afirmava a origem egípcia do patriarca do povo judeu, instalando assim a alteridade no coração da identidade.

Para além das questões em torno da existência ou não de Deus, os personagens conversam sobre o sentido da vida, a natureza humana, sexo e morte, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.

SERVIÇO:

Peça: A última sessão de Freud
Quando: 01 e 02 de junho de 2024

Horário: Sábado às 20h e domingo às 16h e 18h.

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

 Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20180414164325

– Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)

– Sala Uberlândia na Rota das Cultura, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.

Classificação indicativa:  14 anos

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama

Ficha Técnica:

Texto: Mark St. Germain. 

Tradução: Clarisse Abujamra. 

Direção: Elias Andreato. 

Assistente de Direção: Raphael Gama. 

Idealização: Ronaldo Diaféria. 

Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana. 

Cenário e figurino: Fábio Namatame. 

Assistente de cenografia: Fernando Passetti. 

Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado. 

Trilha Sonora: Raphael Gama. 

Arte Gráfica: Rodolfo Juliani. 

Fotografia: João Caldas. 

Iluminação: Nádia Carneiro.

Desenho de som: André Omote.

Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria.

Produção executiva: Jade Minarelli. 

Diretor de palco:  Tadeu Tosta e Vinicius Henrique. 

Produtores Associados:  Diaféria Produções e Itaporã Comunicação.

Produção local: Uberlândia na Rota da Cultura – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer

Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

estudiobola marca presença em três ambientes da Casa Cor

Lançamentos e ícones da marca estão em destaque nos espaços de José Roberto do Vale, Melina Romano e Laura Rocha

Referência em design autoral, a marca de mobiliários estudiobola exibe lançamentos, em meio a peças icônicas da marca, na 37ª edição da Casa Cor São Paulo, que acontece de 21 de maio a 28 de julho, no Conjunto Nacional. Dentre os destaques, a convite do arquiteto José Roberto do Vale, que assina o Loft do Jovem Executivo, em ambiente de 113 m², a seleção de mobiliários da marca parte de mesas de centro e lateral, sofá, almofadas, bar, espelhos, banco e porta guarda-chuva. “O mobiliário foi cuidadosamente selecionado para equilibrar funcionalidade, design e estilo. A mesclagem do sofá e das poltronas aconchegantes oferecem o cenário perfeito para relaxar ou receber amigos. Mesas de centro e estantes de design minimalistas complementam o espaço, proporcionando áreas para exibir obras de arte ou objetos pessoais significativos”, explica José Roberto do Vale. Segundo Débora Torquato, head do estudiobola, a parceria com o arquiteto promoveu uma experiência interessante exibindo aos visitantes um novo olhar sobre os mobiliários contemporâneos da marca, em um ambiente com muita personalidade e mistura de estilos e referências. “Quem conhece o estudiobola, costuma relacionar nossa marca a ambientes claros e até minimalistas. Já no Loft do Jovem Executivo, as pessoas verão uma proposta completamente diferente, mostrando que nossos produtos são livres de estigmas e padrões de estilo” explica, Débora.

Diferentes linhas da marca foram compostas no ambiente de forma harmoniosa, como o porta guarda-chuva e a mesa lateral Ballon e mesas de centro e espelhos da linha “Z”. Destaque para o sofá Filet, em couro goma, na cor caramelo, com linhão no tom mostarda; a mesa de Jantar Concrete, com tampo preto nero, que da mesma pedra se compõe com o banco Bacuri e o bar Fillet, em laca lavada fosca, também com tampo preto nero. Já a estante Pilots Preto, possui estrutura em pau ferro e a cadeira Helga, sem braço, com encosto em tabaco e preto.

Já Melina Romano, que assina o ambiente Caminhos Portinari, com 200m², mergulhando na essência da marca – que celebra a arte brasileira em suas criações e homenageia o legado de um dos maiores pintores do país – concebeu uma casa que desvenda os novos rumos da expressão e da criação em suas múltiplas faces. Para o espaço, Melina escolheu o sofá Block, do estudiobola, na cor Mostarda, que oferece extremo conforto com enchimento em diferentes densidades de espuma e almofadas em pluma.

Em ”Caminhos Portinari”, convidamos os visitantes a entrar em uma casa única, onde cada espaço é uma porta para várias formas de arte. Ao se aventurarem pelos ‘caminhos’ desta casa, incentivamos as pessoas a explorar e descobrir as nuances de cada expressão. Desde as pinturas até os móveis que contam histórias, cada detalhe foi cuidadosamente escolhido para despertar curiosidade e nutrir a alma”, conta Melina Romano.

Já o terceiro ambiente que a marca está presente, assinado por Laura Rocha, o Living do Piano, com 150m², também destaca o sofá Block que foi customizado, com tecido escolhido pela própria arquiteta.

Sobre o estudiobola

Desenho autoral e simplicidade formal. Esta frase é a espinha dorsal do trabalho da marca paulista. Um trabalho isento de modismos e tendências, com uma pesquisa rigorosa de proporções e acabamentos que confere às criações resultados atemporais.

Conceito este, aplicado em todo lifestyle estudiobola. Alguns prêmios de design durante esse trajeto, como o Prêmio Museu da Casa Brasileira, ajudaram a balizar o trabalho da marca nos últimos 23 anos. Com excelência reconhecida em seu desenho e por sempre vincular seu trabalho à busca de resultados comerciais, o estudiobola segue priorizando suas relações com as empresas que produzem e distribuem suas criações.

Em permanente expansão, a estrutura interna antes comandada pelos fundadores, deu lugar à um time de profissionais que ajudam a posicionar a marca no mercado brasileiro e internacional. O estudiobola está presente no Brasil em diferentes modelos de negócios: Franquias, Store In Store e Multimarcas. Para o mercado internacional a marca se planeja para chegar com lojas nos EUA e Europa nos próximos anos, além de sua Flagship em São Paulo onde mantém o seu estúdio de criação, um galpão de uma antiga fábrica.

Informações:

estudiobola

www.estudiobola.com

Casa Cor SP
www.casacor.abril.com.brDatas: 21 de maio a 28 de julho

Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César

Castelatto lança piso com resíduos de bacias sanitárias na Casa Cor SP

Recém-lançado como revestimento de parede, linha Matéria chega na versão para pisos, em destaque no espaço Memórias Deca, de Gisele Taranto

Crédito das imagens: Raphael Renzo

Apresentando lançamentos em dois ambientes na 37ª edição da Casa Cor, que acontece de 21 de maio e 28 de julho, no Conjunto Nacional, a Castelatto – referência em pisos e revestimentos em concreto arquitetônico – marca presença nos ambientes Galeria de Arte Martins e Monteiro, de Juliana Cascaes, e Memórias Deca, assinado por Gisele Taranto.

Com150m², a Galeria de Arte Martins e Monteiro exibe logo na entrada e aos fundos do ambiente, o lançamento Colonna Etrusco, na versão Terracota, que uniu o efeito estético rústico e sofisticado, a funcionalidade da instalação em forma de brise, ampliando a entrada de iluminação e a ventilação cruzada.

Já o destaque, se encontra no ambiente Memórias Deca, com o lançamento do piso Matéria, feito com resíduos de bacias sanitárias. Primeiramente lançado como revestimento de parede, durante a Expo Revestir, a linha Matéria amplia seu portfólio e traz a versão piso, na cor Chumbo, 1m x 1m, por toda a extensão do ambiente.

Linha Matéria

Com foco na economia circular, a indústria de revestimentos em concreto arquitetônico, Castelatto, pertencente à Dexco, empresa de materiais de construção, reforma e decoração, apresenta com exclusividade no mercado mundial, a linha de revestimentos de parede e, agora, pisos, Matéria, trazendo como inovação o reaproveitamento de resíduos do ciclo produtivo de louças sanitárias da Deca, para a nova coleção da marca, por meio da reciclagem.

Louças sanitárias que apresentavam defeito foram trituradas tornando-as pequenos fragmentos, chamados de Pitcher, que foram aplicados na composição dos produtos. Uma alternativa ao tradicional sistema linear, reforçando a busca das marcas pela maior preservação de recursos naturais, por eficiência energética e pelo combate ao desperdício, que está alinhada às estratégias ESG.

“Esta nova linha de produtos da Castelatto é um bom exemplo de como a circularidade pode trazer ganhos aos nossos processos. Ao utilizar um material que já consumiu recursos naturais e energia para ser produzido, mas teria que ser destinado para um aterro sanitário, conseguimos dar um novo uso para ele e reduzir a demanda da Castelatto por novos insumos, contribuindo para que tenhamos operações cada vez mais ecoeficientes”, comenta Guilherme Setubal, gerente de ESG e RI da Dexco.

Segundo Matheus Benati, head de Marketing da Castelatto, a inovação traz ganhos e economia para ambas as marcas do Grupo Dexco. Ao substituir os agregados que compunham os revestimentos da marca, por Pitchers em 70% de sua composição, a empresa passa a dispensar a compra de matérias primas, antes necessárias, como areia, pedra, entre outros materiais, utilizando de forma mais eficiente os recursos naturais internos do grupo. Esse reaproveitando gera uma economia de R$ 240 mil a cada mil toneladas de pitcher reaproveitado.

Composto por seis versões de cores: Barbante, Chumbo, Cinza, Branco, Sálvia e Terracota, os pisos e revestimentos de parede possuem aspecto visual contemporâneo e destaque para a textura porosa.

Sobre a Castelatto

Pertencente à Dexco, empresa de materiais de contrução, reforma e decoração, a marca oferece uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes em concreto arquitetônico, com grande variedade de formatos, cores e texturas, com as mais versáteis e inovadoras soluções para todos os ambientes e estilos. Sempre atenta às tendências de design, seus produtos promovem um visual exclusivo aos espaços e permitem a personalização dos ambientes com diferentes usos e paginações. 

Sobre a Dexco

Uma empresa multinegócios e detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Com mais de 70 anos de história, e mais de 10 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 22 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob a promessa de marca – Viver Ambientes – a Dexco vive um novo momento e concretiza o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, com perfil centrado no consumidor e busca por facilitar a jornada de construção e reforma, alinhada à sua preocupação com o ESG. Em 2021 criou o DX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups que consigam endereçar essas questões. Faz parte ainda de uma joint venture – LD Celulose – para a fabricação de celulose solúvel. Devido à sua atuação consonante com o desenvolvimento sustentável, como uma empresa removedora de carbono, por meio de seus mais de 140 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, a Dexco é detentora de importantes conquistas, entre elas, o reconhecimento como liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP – organização que é referência ambiental global, por seu papel no combate às mudanças climáticas. Com capital aberto desde 1951, a Dexco tem suas ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.

Informações:

Castelatto

www.castelatto.com.br

A Última Sessão de Freud chega a Uberlândia

Um espetáculo primoroso, premiado e aplaudido pelo público e a crítica, cujo cenário é uma réplica do último consultório de Freud, que professa o embate entre a ciência e a fé.

Crédito de imagens: João caldas @joaocaldas

Grande sucesso do teatro brasileiro, a peça A Última Sessão de Freud chega ao Teatro Municipal para duas apresentações nos dias 1 e 2 de junho, no sábado às 20h e no domingo às 18h. Visto por mais de 90 mil pessoas desde a estreia, em 2022, o espetáculo tem no centro dois personagens importantes do século XX: o pai da psicanálise, Sigmund Freud, vivido por Odilon Wagner  (indicado como melhor ator ao Prêmio Shell, Prêmio APCA e Prêmio Bibi Ferreira por este trabalho), e o escritor C.S. Lewis, interpretado por Marcello Airoldi – dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.

Escrita pelo dramaturgo norte-americano Mark St. Germain e dirigida por Elias Andreato, a trama apresenta um encontro fictício entre Freud e C.S. Lewis. Os pensadores conversam no consultório do psicanalista na Inglaterra, onde Freud estava exilado após fugir da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939.

Crédito de imagens: João caldas @joaocaldas

Ao longo do diálogo, Freud, ateu e crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre o ateísmo e a fé em Deus. O psicanalista tenta entender por que um intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa”, tornando-se um cristão convicto.

Além das questões em torno da existência ou não de Deus, os personagens conversam sobre o sentido da vida, a natureza humana, sexo e morte, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.


SERVIÇO:

Peça: A última sessão de Freud

Quando: 01 e 02 de junho de 2024

Horário: Sábado às 20h domingo às 18h.

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

 Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20180414164325

– Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)

– Sala Uberlândia na Rota das Cultura, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.

Classificação indicativa:  14 anos

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama

Ficha Técnica:

Texto: Mark St. Germain. 

Tradução: Clarisse Abujamra. 

Direção: Elias Andreato. 

Assistente de Direção: Raphael Gama. 

Idealização: Ronaldo Diaféria. 

Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana. 

Cenário e figurino: Fábio Namatame. 

Assistente de cenografia: Fernando Passetti. 

Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado. 

Trilha Sonora: Raphael Gama. 

Arte Gráfica: Rodolfo Juliani. 

Fotografia: João Caldas. 

Iluminação: Nádia Carneiro.

Desenho de som: André Omote.

Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria.

Produção executiva: Jade Minarelli. 

Diretor de palco:  Tadeu Tosta e Vinicius Henrique. 

Produtores Associados:  Diaféria Produções e Itaporã Comunicação.

Produção local: Uberlândia na Rota da Cultura – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer

Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Crédito de imagens: João caldas @joaocaldas

Prêmio Beto Carrero World 

Romildo dos Santos é homenageado pelas mãos do deputado federal Celso Russomano

Romildo dos Santos na presença de sua filha Vicktoria Alves recebe homenagem na ALESP – Crédito de imagens: Akira Nakamura

CEO do Prêmio Comunicação e DestaqueRomildo dos Santos, recebeu uma homenagem pelo seu trabalho, pelas mãos do deputado federal, Celso Russomano, na Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP. O Prêmio Beto Carrero World foi realizado por Carlos Dias, a rainha country Virgínia Lully e Oswaldo Vandão, ambos do Beto Carrero World.

Deputado Federal Celso Russomano entrega o certificado ao empresário, produtor e jornalista Romildo dos Santos – Crédito de imagens: Akira Nakamura

Billy Jackson, como é conhecido na mídia, já recebeu os títulos nos anos passados como Embaixador das Comunicações e como Comendador e Embaixador da Paz Cultural.

Neste ano, o Prêmio Comunicação e Destaque, foi realizado a bordo do navio MSC-Preziosa, pela confirmação do realizador está é a primeira etapa. 

A bordo do navio MSC-Preziosa – homenageados – Divulgação

Sobre as suas outras realizações, em São Paulo, terá a segunda etapa da entrega do prêmio, no dia 29 de maio, às 19h, no Restaurante Dalmo. Os ingressos já se encontram esgotados!

Terá neste ano, a terceira etapa na Câmara de Vereadores, em São Paulo, no dia 12 de junho, às 19h, com um coquetel para os convidados. Billy afirma que terá a quarta etapa, no mês de setembro.

No internacional, Billy conta que devido a demanda no Brasil, não terá a sua realização, nem na Itália, Portugal e Espanha. Somente no ano que vem.

Imagens do evento na ALESP:

Crédito de imagens: Akira Nakamura

Crédito de imagens: Fotos da Alesp – Akira Nakamura e Fotos a bordo do navio MSC-Preziosa – Divulgação

Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

Exposição Individual de Zaq Guimarães inaugura Galeria Casarão Brasil

Junho, mês do orgulho LGBTQIAPN+, chega trazendo novas cores ao circuito das artes com a inauguração da Galeria Casarão Brasil. O espaço fica na cidade de São Paulo e vem para valorizar o trabalho de artistas LGBTI. Durante o mês de abertura, de 1º a 30 de junho, a galeria apresenta “As Constelações Celulares”, exposição individual de Zaq Guimarães, artista visual e cinegrafista brasileiro radicado na Suíça. É a primeira vez que ele expõe no Brasil.

A exposição reúne pinturas que refletem um processo paciente e meticuloso de releitura de imagens médicas. Ainda tratam da relação de mais de 30 anos do artista com o HIV. Ao fazer exames para o tratamento de uma doença causada por bactéria, ele se deparou com as imagens ampliadas de seu corpo, em especial, das células. Essas imagens constituem a base da pesquisa e propõem uma reinterpretação artística do imaginário das organelas, dos vírus e das bactérias, associando às constelações, às galáxias, às estrelas e aos planetas.

“Minhas constelações celulares representam o desejo de representar através de formas coloridas um olhar interior, de me ver de dentro para fora neste mundo atual tão preocupado com superficialidades. Conviver com o vírus me ensinou a escutar meu corpo e encontrar uma linguagem artística para exorcizar o medo e aprender a entender os outros e as suas fobias”, conta Zaq.

As obras também estarão à venda e todo o valor será destinado a continuidade dos projetos da Casarão Brasil, organização social que, desde 2018, atua como alicerce para a comunidade LGBTI, desenvolvendo iniciativas nas áreas da assistência social, cultura, educação e saúde, entre elas a galeria.

Com muito orgulho, a Galeria Casarão Brasil traz “As Constelações Celulares”, de Zaq Guimarães – a primeira exposição dele no país. Abre as suas portas, com especial destaque para a potência e a pluralidade artística da população LGBTI, com espaço dedicado a exposições, vernissages, residências artísticas, coworking, um espaço cultural integrado e integrativo para a comunidade LGBTI, bem localizado e próximo ao Vale do Anhangabaú.

Zaq Guimarães, nasceu no Rio de Janeiro, 1963. Mora e trabalha na Suíça ,Artista visual e cinegrafista. Formado em cinema pela École Supérieure des Beaux Arts (Genebra, Suíça). No campo da pintura, explora várias técnicas para compor a partir da observação do universo microcelular e científico. O artista apresenta seus trabalhos em galerias e espaços culturais de referência, como Centre d’Art Contemporain Genève (Genebra, Suíça). Participa de instalações audiovisuais e exibições em festivais de cinema, além de colaborar em eventos voltados ao debate e conscientização sobre o HIV. Em 2003, seu documentário Constats foi premiado pelo Fond Cantonal d’Art Contemporain. É presidente da PVA, associação criada por pessoas que vivem com o HIV.

Serviço Completo :

Exposição “As Constelações Celulares” de Zaq Guimarães Data: De 1º à 30 de junho de 2024

Horário: segunda a sexta 15h às 19h; sábado 10h às 13h

Local: Galeria Casarão Brasil – Rua Coronel Xavier de Toledo, 210 – conjunto 111 – República – classificação indicativa: livreEntrada gratuita @Casarao_Brasil www.casaraobrasil.org.br

  1. Entrada gratuita @Casarao_Brasil www.casaraobrasil.org.br

“Léa Garcia – 90 Anos”

 “Léa Garcia – 90 Anos”, retrospectiva inédita de uma das figuras mais icônicas do cinema nacional, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo

Mostra acontece no CCBB SP de 25 de maio a 23 de junho


Com o objetivo de celebrar a obra de uma das figuras mais icônicas do cinema nacional e a sua importância histórica mundial, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita “Léa Garcia – 90 anos“, que acontece de 25 de maio a 23 de junho.

A retrospectiva apresenta 15 longas protagonizados por Léa Garcia, dentre os quais Orfeu Negro, de Marcel Camus, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, e que abre a mostra no dia 25/05, sábado, às 17h. Baseado na peça de Vinícius de Moraes, o filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes e ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro pela França, conta a trágica história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu.

Com a curadoria de Leonardo Amaral e Ewerton Belico, a programação traz ainda os longas Ganga Zumba, de Cacá Diegues, Compasso de Espera, de Antunes Filho, O Forte , de Olney São Paulo, Feminino Plural, de Vera de Figueiredo, M8 – Quando a morte socorre a vida, de Jeferson De, Ladrões de Cinema, de Fernando Coni Campos, A Deusa Negra, de Ola Balogun, A noiva da cidade, de Alex Viany, Cruz e Souza – poeta do desterro, de Sylvio Back,  Mulheres do Brasil, de Malu di Martino, Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira e O Pai da Rita, A Negação do Brasil e As Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo.

Além das projeções, a Mostra também traz três sessões comentadas por pesquisadores, realizadores e realizadoras que trabalharam com Léa Garcia, e que irão explorar a importância de sua trajetória e seu pioneirismo como protagonista negra no cinema brasileiro.

A primeira será no dia 01/06, sábado, às 14h, com o realizador Joel Zito Araújo logo após a exibição do filme “As Filhas do Vento” e a segunda no dia 08/06, sábado, às 14h, com a pesquisadora Mariana Queen Nwabasili após a exibição do filme “Compasso de Espera”. Já no dia 21/06, sexta-feira, às 16h, acontece o bate papo com o professor e cineasta Juliano Gomes após a exibição do filme “Ladrões de Cinema”.

Um catálogo online será disponibilizado ao público com crítica inédita, artigos raros dedicados à trajetória de Léa Garcia, seu ativismo, sua personalidade criativa e os filmes em que atuou.

Ao realizar esta mostra, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público a oportunidade de se aprofundar na carreira de uma artista brasileira conhecida por sua versatilidade e talento, além de valorizar a produção cinematográfica nacional, reafirmando seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura.

SERVIÇO

Mostra de cinema “LÉA GARCIA – 90 ANOS”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período25 de maio a 23 de junho

Ingressos gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP

Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação)

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

bb.com.br/cultura

instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp  |  tiktok.com/@ccbbcultura

E-mail: ccbbsp@bb.com.br

A arte engajada na ajuda solidária para o Rio Grande do Sul

O Brasil inteiro vem se solidarizando com o Rio Grande do Sul, que está estado de calamidade pública em 336 municípios, devido às fortes chuvas que assolaram a região. Em meio a tragédia a Rede de solidariedade formada pelos brasileiros é digna de elogios em todo o mundo servindo de exemplo para outras nações.

Desde o primeiro dia de inundações, a galerista e curadora Angela de Oliveira que deixou o estado de São Paulo para abrir uma galeria de arte em Porto Alegre, já se mobilizou, sensibilizada para ajudar os necessitados em prol dos afetados pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, no segmento que escolheu para viver em Porto Alegre próxima aos pequenos netos que la residem . Criou em suas midias sociais um leilão virtual, com obras de artistas que doaram lindos trabalhos especialmente para a finalidade de reverterem doações para o Rio Grande do Sul. Todas as vendas com preços muito aquém de seus valores praticados na galeria da galerista, a Art100 Gallery que vem se destacando com exposições internacionais e igualmente no Brasil com muito sucesso.

A campanha vem recebendo apoio de artistas plásticos e pintores de vários pontos do Brasil “Eu quero fazer essa campanha de forma beneficente pra arrecadar fundos pra essas famílias que perderam tudo, essas pessoas precisam reconstruir suas vidas depois, muitos perderam a casa” explicou Angela de Oliveira.

Angela se impactou com o boletim da Defesa Civil do estado, divulgado no 3/5, informando que 351.639 pessoas já tinham sido afetadas pelas tempestades. De lá para cá esse numero praticamente triplicou, comenta tristemente a galerista. Diante disso, acredito que na área que atuamos comercialmente, todos devemos nos mobilizar. Dai essa nossa campanha de um leilão virtual em prol do Rio Grande do Sul. 

“Nosso sentimento (meu e de todos os artistas) neste momento é de imensa tristeza e espanto, mas existe em todos nós a esperança da restauração e até de um renascimento ainda mais festivo e especial neste Estado carregado de história, cultura e de gente de muito valor.

Testados hoje seu povo mostra a todos, seu espírito de solidariedade e de esforço coletivo. Por essa razão sorrimos pelo futuro pela fé e pela esperança de um futuro ainda melhor. Depois de grandes crises é que presenciamos as grandes superações que vão até além do que imaginávamos. A campanha tem sido um sucesso.

Serviço

Campanha de leilão Solidário Pro Rio Grande do Sul

Realização: Art100 Gallery

Endereço: R. Cristóvão Colombo 23 – Porto Alegre

Instagram: art100.gallery

Data: até  o dia 20 de maio

Email: artforlife68@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz  @giselelahoz

Mês de MAIO tem Show de Mágica & Ilusionismo no Teatro Gazeta e Teatro Colinas

Neste mês de maio tem Show de Mágica & Ilusionismo, no Teatro Colinas, no dia 18 de maio, às 20h, em São José dos Campos. No dia 19 de maio, no Teatro Gazeta, às 15h, na Avenida Paulista, em São Paulo. O show de mágica será realizado pelos mágicos Ossamá Sato, Ankan Rey e Fujikan Miike. Um verdadeiro espetáculo!

É um Espetáculo de Mágica para toda a Família com muito humor. Onde Bengala vira lenço, Cartas que aparecem e desaparecem, Bola Flutuante, aparição de Pombos, número de Escapes …..Onde o Impossível se torna Realidade Num Passe de Mágica

Show de Mágica & Ilusionismo:

Dia 18 de Maio ( Sábado )

Local : Teatro Colinas ( dentro do Shopping Colinas ) em São José dos Campos

Horário : 20h00

https://www.sampaingressos.com.br/the+oriental+magic+show+magica+e+ilusionismo+teatro+gazeta?

Dia 19 de Maio ( Domingo )

Local : Teatro Gazeta SP Av. Paulista , 900

Horário : 15h00

Sobre Ossamá Sato:

Ossamá Sato é Ator formado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e Mágico Ilusionista ( Líder do grupo The Oriental Magic Show ) a mais de 34 anos .Faz Shows no Brasil inteiro em Teatros , Empresas , Convenções , Transatlântico , Resorts , Programa de TV e tbem no Exterior ( América Latina , África , Japão ) .É Palestrante Motivacional (Sucesso Num Passe de MÁGICA). É Empreendedor no Ramo de Brinquedos Mágicos com mais de 80 Produtos ( Kits de Mágica , Livros , DVDs , Curso de Mágica Online ….) que levam seu Nome e Imagem .
Pois Empreender é Acreditar no seu Potencial , Acreditar em si mesmo , Não Desistir , Persistir , Enfrentar os obstáculos , Agarrar as Oportunidades , Superar as Dificuldades no meio Empresarial criando Novas Ideias e Objetivos.

Atualmente faz parte do Elenco da A Praça e Nossa e no DNA do Programa do Ratinho com o seu Bordão Ih , Compricô!

Faz Ações Sociais em Creches , Asilos , Escolas , Hospitais , levando Carinho , Amor , Entretenimento , Divertimento através da MÁGICA .Onde transforma a Dor e a Tristeza em Momentos de pura Alegria e Fantasia.

Links:

Ossamá Sato

@ossamasato ( Instagram )

300 mil seguidores

@sato_oficial( Tik Tok ) 900 mil seguidores

Crédito de imagens: Divulgação

Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

Estreia em Uberlândia: “Eu te Amo” chega ao Teatro Municipal

A peça acontece no dia 10 de maio, às 20h.

Descubra a envolvente história de Paulo e Maria, cujo amor transcende a realidade, numa adaptação teatral imperdível do clássico cinematográfico de 1981, sob a visão de Rosane Svartman, Lírio Ferreira e direção de Leo Gama. A peça tem produção local de Aline Aquino, da Versátil Eventos.

Nesta obra, cada cena é como um frame de um filme em constante construção, envolvendo o público numa experiência única a cada apresentação. Juliana Martins e Sergio Marone protagonizam esse espetáculo que mergulha nas nuances dos relacionamentos modernos, explorando desejos fugazes e a complexidade dos afetos.

De acordo com a produtora Aline Aquino, “essa é uma oportunidade de se emocionar e refletir sobre o amor e suas múltiplas facetas”.

Os ingressos já começaram a ser vendidos no www.megabilheteria.com ou na loja física Burguesinhas, na Avenida Getúlio Vargas, 1543, loja 02.

Serviço:
O que: Peça “Eu te Amo”
Quando: 10 de maio, às 20h
Onde: Teatro Municipal
Ingressos:  www.megabilheteria.com ou na loja física Burguesinhas, na Avenida Getúlio Vargas, 1543, loja 02.
Mais informações: (34) 99733-7772

Ficha Técnica:
Texto: Arnaldo Jabor
Concepção: Rosane Svartman e Lírio Ferreira
Direção: Leo Gama
Elenco: Juliana Martins e Sergio Marone
Desenho de Luz: Rogério Emerson e Valdeci Correia
Cenografia: Fabiana Egrejas
Figurino: Márcia Tacsir
Trilha: Rosane Svartman, Lírio Ferreira e Leo Gama
Fotos: Léo Aversa
Projeto Gráfico: Chris Lima
Produção Executiva: Wagner Pacheco
Idealização e Coordenação: Juliana Martins
Produção local: Aline Aquino, Versátil Eventos.