Pacato é o 11° melhor restaurante do Brasil e o mais bem colocado de Minas Gerais, segundo a revista Casual EXAME

Caio Soter e Vitor Velloso – Foto Victor Schwaner.

Restaurante sobe dez casas desde a última edição do ranking em 2023

O restaurante Pacato ocupa o 11º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil pela revista Casual EXAME, sendo o mais bem colocado de Minas Gerais. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, a casa já coleciona reconhecimentos da crítica especializada, destacando a cozinha mineira de quintal na alta gastronomia. Este ano, o Pacato já figurou a 50 Best Discovery, que aponta os melhores destinos do mundo para experiências gastronômicas.

Com os pés nas tradições e sabores locais, o Pacato traz modernidade e inovação aos pratos. As estrelas são ingredientes como porco, frango, queijo e vegetais. Em um ambiente acolhedor, como manda a cultura mineira, a missão é proporcionar ao comensal um momento desacelerado, de apreciação calma e pacata da vida e de seus prazeres.

Comandado pelo chef Caio Soter, o restaurante subiu dez posições na lista da Casual EXAME desde a última edição em 2023. Esta é a terceira edição do ranking, realizado por um júri formado por 72 críticos e influenciadores renomados da gastronomia. Segundo a revista, cada especialista apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância. Este ano, nove estabelecimentos de Minas Gerais estão presentes.

“Temos trabalhado duro pela valorização e pelo resgate da autoestima do nosso povo com a própria comida. O reconhecimento da mídia especializada é prova de que temos no nosso estado uma conexão visceral com a cultura gastronômica. Um povo orgulhoso da própria cozinha. A missão do Pacato é levar pro mundo a cozinha mineira e colocar Belo Horizonte de vez na rota gastronômica mundial. Demos mais um passo!”, comenta Vitor Velloso, um dos sócios do Pacato.

Na publicação, a revista destaca o menu degustação atual do Pacato, que se aprofunda em um dos ingredientes mais importantes da culinária mineira: o queijo. O restaurante traz variações de todas as regiões do estado, enquanto celebra o processo de produção do ingrediente, que além de elementos físicos, é feito de tempo e tradição.

O  Wellington de porco, servido com purê de abóbora, quiabo tostado e molho de porco, também foi ressaltado e o frango assado do menu “Mesa de Vó” ilustra a seção sobre o restaurante. “Isso simboliza muita coisa. Alguns anos atrás lá no Alma Chef, quando eu comecei a tentar trazer essa cozinha mineira de quintal pro ambiente da alta gastronomia, havia uma certa resistência do público. Existe uma visão de que algumas dessas comidas, como o frango com quiabo, a gente só come na casa de vó, ou em um restaurante tradicional. E é muito legal ver que existe já essa mudança: frango, porco, no ambiente de alta gastronomia, uma coisa que seria impensável antes do Pacato. Mostramos que esses não são ingredientes menores, nem menos importantes”, comenta Caio Soter, chef e sócio do restaurante.

SERVIÇO

Restaurante Pacato

Funcionamento: Quarta – Sexta: 12h às 15h | Quarta – Sábado: 19 às 23h | Sábado – Domingo: 12h às 16h

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes

Capacidade: 48 lugares

Reservas: https://pacatobh.com.br/

Instagram: @pacatobh

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Doizum Comunicações

Mayra Lopes – mayralopes@doizum.com – (31) 99795-0364

Carnaval 2024 com Open Bar e Open Food no Pintxos.bar

Sua base para curtir o carnaval de Pinheiros e Vila Madalena no melhor estilo, com diferentes pacotes para sua necessidade: open bar e open food, chapelaria, área de descanso, banheiros, carregador de celular, capas de chuva, maquiagem de carnaval, toalhas pra se secar, muitos pintxos e tapas, chopp e drinks. O melhor de tudo? Você pode sair pra curtir seus blocos favoritos e depois voltar para o conforto do bar. Venha curtir o carnaval mais animado de São Paulo sem perrengue no Pintxos.bar!

compre agora click aqui e saiba mais,

 https://feverup.com/m/147960

Festival da Gastronomia de Saint Martin: o melhor da gastronomia mundial no Caribe

O chef brasileiro João Diamante é um dos profissionais visitantes na terceira edição do evento

Os sabores da culinária de Saint Martin e os talentosos profissionais que fizeram deste lugar a Capital Gastronômica do Caribe serão celebrados por 11 dias na terceira edição do “Festival de La Gastronomie de Saint-Martin” (Festival da Gastronomia de Saint Martin), que acontece entre os dias 11 e 22 de novembro. O Brasil estará representado pelo chef João Diamante.

Workshops culinários, degustações, vila gastronômica, menus de descobertas… Esta será uma edição muito rica e deliciosa, orquestrada por chefes residentes e internacionais. O ingrediente principal da edição de 2023 será o hibisco, planta especial com muitos usos. Suas flores podem ser comidas como vegetais e seu cálice e flores podem ser usados como aromatizantes ou colorantes de comidas.

O hibisco será a estrela do festival em Saint Martin

O chef brasileiro João Diamante está entre os chefs convidados que participarão de workshops e jantares especiais. Nascido na Bahia e criado no Rio de Janeiro, João tornou-se um chef celebrado que conseguiu contornar as adversidades através da cultura, educação e projetos sociais. Ele trabalhou com o chef francês Alain Ducasse no restaurante da Torre Eiffel, em Paris, e a Revista Forbes o incluiu na lista dos jovens talentos brasileiros. Hoje, João está a frente de dois empreendimentos na zona norte do Rio de Janeiro e comanda também um projeto social no qual utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação social.

Com ele, outros 15 chefs e mixologistas do mundo todo estarão trocando experiências em jantares especiais, com ingressos à venda. Outras atividades estão no cardápio da terceira edição do festival, como harmonizações de pratos com drinks, workshops e competições entre estudantes.

O brasileiro João Diamante é um dos chefs convidados do festival

Por três dias, o Village Culinary abre suas portas no terminal das balsas de Marigot, capital do lado francês da ilha. Cerca de 30 restaurantes, food trucks e artesãos apresentarão seus produtos e pratos, combinando a gastronomia local com a internacional. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no site do evento.

Morre Palmirinha ” A Vovó da Televisão Brasileira”

A cozinheira e apresentadora, Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Palmirinha “a vovó da televisão brasileira”, morreu aos 91 anos, no dia 07 de maio de 2023. 

A confirmação se deu pela a sua rede social Instagram. A sua saúde já não estava indo bem nestes últimos anos. 

A apresentadora estava internada na unidade paulista, desde o dia 11 de abril,  no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Pois apresentava problemas renais crônicos. 

Ícone da TV, havia sido internada três vezes no ano de 2020, em menos de dois meses. 

No mês de outubro do ano passado ela sofreu uma infecção urinária. No mês de dezembro, sofreu uma baixa índice de sódio no sangue e ficou internada na UTI. Neste ano, teve que retornar com mais uma infecção urinária.

A culinarista deixou três filhas e seis netos e seis bisnetos.

Trajetória na TV:

Palmirinha começou a sua trajetória televisiva no ano de 1994, aos 63 de idade, no programa da Silvia Poppovic, na TV Bandeirantes. Foi descoberta por Ana Maria Braga que a ajudou. Antes, trabalhava no programa Note Anote da Record TV. Ambas trabalharam juntas por 5 anos, após um convite feito para um café da manhã.

No ano 1999, passou a trabalhar na TV Gazeta, de onde apresentou durante 11 anos o programa TV Culinária. Depois iniciou o seu Programa da Palmirinha que ficou até o ano de 2015. Migrou para Bem Simples/Fox Life ( por assinatura).

Velório: 

O velório está sendo realizado no dia 08, das 9h às 15h, no Cemitério do Morumby. Será aberto ao público no período das 11h às 13h. O sepultamento será reservado a amigos e familiares.

https://www.instagram.com/p/Cr8t3APLKWp/

Novo ebook gratuito com receitas natalinas veganas é lançado no Brasil

A organização internacional Generation Vegan, ou GenV, lançou em parceria com o renomado chef vegano Ivan Di Simoni, ativista e idealizador do canal @pecadovegano, o novo ebook com receitas veganas natalinas. O conteúdo está disponível para download gratuito e contém diversas receitas vegetais para agradar os familiares e amigos que desejam experimentar e celebrar as festas de fim de ano num formato diferente, saboroso e de mais respeito aos animais, ao planeta e à saúde.

A GenV foi lançada em 2019 originalmente sob o nome Million Dollar Vegan e ganhou notoriedade internacional ao desafiar o Papa Francisco a experimentar uma alimentação 100% vegetal na Quaresma em troca de uma doação de um milhão de dólares para a caridade. Atualmente, a organização conta com diversas campanhas e é responsável pela distribuição de mais de 1 milhão de refeições às comunidades mais vulneráveis.

Ivan Di Simoni, criou o canal @pecadovegano que trabalha diversas pautas relevantes, tais como: ambiental, social, educacional entre outras. “O canal é uma das formas que me comunico com quem quer saber mais e com quem quer dividir e trocar experiências sobre essa delícia que é ser vegano”, explica Ivan.

No ebook há releituras de pratos clássicos natalinos como a “cogumelhoada”, o “peru de tofu recheado” e o “tender”, além destes há ainda sobremesas como o pavê de amendoim e o cheescake de morango.

Confira as receitas no ebook através do site: https://genv.org/wp-content/uploads/2022/12/Receitas-Veganas-Natalinas-GenV-com-Ivan-Di-Simoni.pdf