15ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte celebra os 150 anos da imigração italiana

Minas Gerais e a Itália estarão um pouco mais conectados no dia 15 de setembro, domingo. Isso porque a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA/MG) prepara a 15ª edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte. Além de enriquecer o calendário festivo da capital mineira, o evento também celebra os 150 anos da migração italiana rumo ao Brasil.

Considerado o maior cortejo do gênero no Brasil, a expectativa é de um público volante de até 40 mil pessoas trafeguem entre o cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Savassi, bairro da região Centro-sul de Belo Horizonte conhecido pela sua boêmia e local de realização da festa. A entrada é franca, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os portões serão abertos a partir de 10h. O encerramento é às 20h.

Todo o perímetro será decorado e montado de forma que os participantes desfrutem de uma experiência bastante italiana. Sempre com ícones que remetem a ascensão da cultura italiana no Brasil.

A programação é extensa e o contato passa pelas danças típicas, alcançando a música e, inevitavelmente, a rica gastronomia italiana tão renomada mundo a fora. Dentro deste contexto de diversidade, o presidente da ACIBRA/MG, Nino Bellini, classifica a festa como uma viagem cultural, deliciosa de realizar.

“Dos montes escaldantes de Milão, aos canais de Veneza, passando pela eterna Roma e as ensolaradas ilhas da Sicília, Córsega e Sardenha, organizamos um encontro que apura o melhor da cultura italiana e entrega aos participantes uma experiência bastante italiana. História, culinária, folclore e os costumes da Itália foram a inspiração para a fundamentação de uma viagem cultural imersiva no coração de Belo Horizonte, sem que esse viajante precisasse atravessar o Oceano Atlântico”, confirma.

Parte da temática enobrece a arte do gênio Michelangelo, importante artista italiano renascentista especializado em pinturas e esculturas humanistas, fortemente influenciadas pela cultura clássica. O multi-artista é conhecido por obras-primas, como a Capela Sistina e a estátua de Davi, Michelangelo simboliza a grandiosidade e a contribuição artística que a Itália deu ao mundo.

“O gênio do Renascimento é o grande homenageado da nossa 15ª edição. Queremos nos reunir para celebrar, juntos, a arte e o impacto cultural que seu legado nos deixou. Claro que, reitero, há 150 anos nossos antepassados começaram a construir suas histórias aqui no Brasil e essa jornada também é uma pauta que iremos celebrar”, completa Nino.

Este evento é planejado para toda a família e também é pet friendly. Não é necessária a retirada de ingressos. Para participar, os ítalo-aventureiros precisam de documento de identificação com foto. É desejável a doação de um quilo de alimento não perecível.

A 15ª Festa Tradicional Italiana recebe o patrocínio da Gasmig e Sada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e o patrocinio da Dispel, Stellantis, Seris, Banco BMG, Fundação Torino, Ventana Serra, Streparava, Result, Rima, Picchioni, Grupo Jat, ITA Airways, Jornal O TEMPO e Enteq. Também conta com apoio da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e da Assopoc. A realização é da ACIBRA/MG e do Governo de Minas Gerais-Governo Diferente, Estado Eficiente.

SERVIÇO:

15ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte
Data:
15/09, domingo
Local:
Av. Cristóvão Colombo no cruzamento com a Av. Getúlio Vargas – Savassi, Belo Horizonte/MG
Horário:
10h às 20h
Realização:
Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA/MG)
Evento gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos
Carece doação de um quilo de alimento não perecível

A Internacionalização do Mercado Teatral Brasileiro é tema de palestra

Evento gratuito será ministrado por Armando Babaioff

Neste sábado, 7 de setembro, entre 15h e 18h, será ministrada a oficina “A internacionalização do Mercado Teatral Brasileiro” com o produtor teatral e ator da peça Tom na Fazenda, Armando Babaioff.

A iniciativa é do projeto Uberlândia na Rota das Culturas que tem como premissa oferecer momentos de formação e capacitação da população artística da cidade.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link na bio do Instagram @udinarotadasculturas. Haverá emissão de certificados, corra e garanta sua vaga. Mais informações (34) 9 9917-2897.

Serviço:
O que: Oficina A internacionalização do Mercado Teatral Brasileiro
Quando: 7 de setembro – sábado
Horário: das 15h às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery
Investimento: Gratuito
Haverá emissão de certificado
Informações: (34) 9 9917-2897

Festival Sertanejo promove fim de semana sem taxas

Lauana Prado – Divulgação.

O evento, que acontece na próxima semana, na Esplanada do Mineirão, apresenta os shows de Lauana Prado, Felipe Araújo, Murilo Huff e Ícaro & Gilmar

Quem deseja curtir um grande evento e pagar mais barato pode comemorar. O Festival Sertanejo, um dos eventos mais aguardados do ano na capital mineira, vai agitar o Gigante da Pampulha na próxima semana com Lauana Prado, Felipe Araújo, Murilo Huff e Ícaro & Gilmar, que subirão ao palco no dia 14 de setembro, sábado, a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José, Belo Horizonte – MG). Os ingressos podem ser adquiridos sem taxa neste final de semana por meio do site www.nenety.com.br.

Três setores estão à disposição do público. Na Arena, os fãs poderão aproveitar o evento em um ambiente vibrante e cheio de energia no espaço que não é open bar, o que oportuniza a participação de pessoas a partir de 16 anos. O Camarote Frontstage oferece uma experiência confortável com open bar de gin, vodka, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água, proporcionando uma visão privilegiada do palco. Para aqueles que buscam uma experiência ainda mais exclusiva, o Camarote Black disponibiliza um open bar de whisky 8 anos, gin importado, vodka importada, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água. Ambos os camarotes têm a classificação etária de 18 anos.

Os presentes podem esperar performances inesquecíveis dos artistas confirmados para esta edição do Festival Sertanejo. Felipe Araújo, conhecido por sucessos como “Atrasadinha” e “Amor da Sua Cama”, promete emocionar o público. Lauana Prado, com sua voz poderosa e carisma inigualável, terá mais de duas horas e meia de show, incluindo modões e sucessos da música sertaneja, se destacando com hits como “Cobaia” e “Viva Voz”. Murilo Huff, cantor e compositor talentoso, ganhou notoriedade com músicas como “Dois Enganados” e “Uma Ex”, mostrando sua versatilidade e sensibilidade musical. Já a dupla Ícaro & Gilmar, emergente no cenário sertanejo, tem conquistado fãs com canções como “Despedida” e “Deixa Eu Te Chamar de Meu Amor”, prometendo um show cheio de energia e emoção.

Sobre o Festival Sertanejo

Criado no ano de 2015 e realizado pela Nenety Eventos, o Festival Sertanejo, inicialmente conhecido como Festival Brasil Sertanejo, nasceu com o objetivo de reunir em um só espaço artistas que nem sempre tinham agendas de shows na capital mineira. Desde a sua primeira edição, o evento reuniu os maiores nomes da música sertaneja e milhares de fãs. Artistas renomados já passaram pelos palcos da festa, como Chitãozinho & Xororó, Henrique & Juliano, César Menotti & Fabiano, Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano, Marília Mendonça e várias outras estrelas.

Serviço

Festival Sertanejo

Local: Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José, Belo

Horizonte – MG

Data: 14 de setembro, sábado

Horário: a partir das 14h

Atrações: Felipe Araújo, Lauana Prado, Murilo Huff e Ícaro & Gilmar

Setores:

Arena

Bebidas vendidas à parte.

Classificação etária:  16 anos.

Camarote Frontstage

Open bar de gin, vodka, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água; visão privilegiada do palco.

 Classificação etária: 18 anos.

Camarote Black

Open bar de whisky 8 anos, gin importado, vodka importada, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água.

Classificação Etária: 18 anos.

Vendas sem taxa neste final de semana: www.nenety.com.br

Realização: Nenety Eventos

O poder dos tambores e das vozes é a atração local do mês de setembro

Performance traça um diálogo entre o Congado e as Folias de Reis

Duas das expressões mais viscerais da cultura popular em Uberlândia estarão presentes na programação do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas, neste mês de setembro, com a performance “O poder dos tambores e das vozes” que traça um diálogo entre o Congado e as Folias de Reis, de reverência à atemporalidade da arte e às forças ancestrais. As apresentações acontecem nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro, no foyer do Teatro Municipal, uma hora antes da apresentação nacional.

Quem acompanha essas tradições seculares em Uberlândia sabe o poder que elas contêm. Os tambores da Congada dissipam tempestades e trazem boas energia pelos lugares onde passa, já a entonação das Folias de Reis abre caminhos e acendem esperança nos desesperançados.

“Trazer para a programação, potentes manifestações populares é uma forma de prestar reverências a elas e torná-las mais visíveis sobretudo para aqueles que não as conhecem ou as valorizam”, comentou o produtor cultural Carlos Coelho.

Serviço:
O que: Performance “O poder dos tambores e das vozes”
Quando: 06, 07, 08 e 09 de setembro
Horário: Sempre 1 horas antes do espetáculo nacional – sexta, sábado e segunda às 19h e domingo às 17h
Local: Foyer do Teatro Municipal de Uberlândia
Investimento: Entrada gratuita

AMPEC BH Anuncia Planejamento Estratégico Ambicioso para 2024 e 2025

Belo Horizonte, 04 de setembro de 2024 — A diretoria da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte (AMPEC BH) se reuniu nesta quarta-feira para discutir o planejamento estratégico para os anos de 2024 e 2025. Com a nova diretoria assumindo as rédeas, o encontro foi marcado por uma proposta ambiciosa que visa expandir significativamente o alcance da associação.

Sob a liderança do atual presidente, Prof. Hugo Ferreira, a AMPEC BH estabeleceu uma meta audaciosa: aumentar em 320 o número de associados até o mês de dezembro. Esse crescimento será focado em microempreendedores da região metropolitana de Belo Horizonte, fortalecendo a presença da associação no cenário local.

Durante a reunião, foram listadas 82 instituições parceiras com as quais a AMPEC já esta acordando tratativas para oferecer benefícios aos seus associados. Esses acordos são vistos como fundamentais para o sucesso dos empreendedores ligados à associação, proporcionando vantagens que irão desde consultoria até capacitações especializadas.

“O nosso objetivo é consolidar a AMPEC BH como a principal rede de apoio aos micro e pequenos empresários da região metropolitana de Belo Horizonte. Esse projeto é ambicioso, mas com o engajamento de todos, tenho plena convicção de que alcançaremos essa meta,” declarou o Presidente, Prof. Hugo Ferreira, destacando o comprometimento da diretoria com o crescimento sustentável da associação.

O vice-presidente da AMPEC BH, João Paulo de Oliveira, também reforçou a importância do projeto: “Este planejamento é um passo crucial para a expansão da AMPEC BH. Estamos confiantes de que, com a união de esforços e a parceria com instituições renomadas, conseguiremos não apenas alcançar, mas superar as expectativas.”

Além disso, o Diretor Financeiro, Fábio Braga, expressou sua confiança no projeto e destacou o impacto positivo que a expansão trará para a associação e seus membros. “Esse crescimento vai proporcionar uma estrutura ainda mais robusta para que a AMPEC BH continue sendo um pilar de suporte e desenvolvimento para os nossos associados. Estamos prontos para o desafio.”

A reunião deixou clara a determinação da nova diretoria em ampliar a atuação da AMPEC BH e fortalecer sua posição como um agente de transformação para micro e pequenos empresários na capital mineira e arredores. Com o planejamento estratégico traçado, a associação segue para uma nova fase de crescimento e impacto econômico na região.

As pessoas que se interessar em conhecer melhor o projeto podem acessar o site institucional da Associação: https://ampecmg.com.br/ ou o Instagram: https://www.instagram.com/ampecminas.

Crianças e adolescentes em tratamento de câncer visitam exposição do Ziraldo e ganham piquenique

Nesta segunda-feira, às 14 horas, o CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) receberá crianças e adolescentes em tratamento de câncer acolhidos pela Casa de Apoio Aura para visitarem a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. Mais uma vez, o CCBB apoia o Setembro Dourado recebendo a Casa Aura com o carinho e cuidado que as crianças merecem.

Já no dia 18/09 (quarta-feira), às 14h, o Espaço By Bia (rua José Laporte Neto, 73, Estoril) receberá o grupo para um passeio e piquenique em meio à natureza. O evento é patrocinado pela Nádia Bueno e sua equipe do Projeto A Vida é Bela – parceiro da Casa Aura e multiplicador da causa.

A Casa Aura é uma Organização da Sociedade Civil que há mais de 25 anos acolhe famílias de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Além do acolhimento global diário, promove passeios regulares garantindo qualidade de vida, acesso à cultura e lazer para essas famílias impactadas pelos desafios do tratamento do câncer.

“São momentos valiosos para que os nossos acolhidos sejam crianças e adolescentes, e não pacientes, e brinquem, se divirtam, riem, celebrem, conheçam novos lugares e vivenciem experiências especiais. Importante lembrar que o acesso ao lazer, à cultura e à educação é um direito de toda criança e adolescente em tratamento, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 71 da Lei nº 8.069/1990)”, declara Marilda Eugênia de Souza e Santos, assistente social da Casa de Apoio Aura.

Benditas Networking lança primeira edição em São Paulo com evento exclusivo para mulheres empreendedoras

Sucesso em Minas Gerais, Benditas Networking expande sua rede para a capital paulista a partir de setembro

Após o sucesso em Minas Gerais, a Benditas Networking, uma comunidade de mulheres empreendedoras, faz sua estreia em São Paulo. Fundada em 2023, o projeto já reúne mais de 250 empresárias em encontros mensais em Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, fortalecendo conexões, parcerias e amizades entre as empresárias.

Agora, o Benditas Networking chega à capital paulista, com o primeiro encontro marcado para o dia 21 de setembro, às 9h, no Restaurante Paulinhos, comandado por Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação, Palestrante, Empresária, expert em reestruturação, expansão de negócios de gastronomia e Founder da StartUp Ela Lider 360. “A expansão para São Paulo é um passo importante para o Benditas Networking. Vimos o impacto positivo que criamos em Minas e queremos levar essa energia para mais mulheres, ampliando nossas conexões e criando novas oportunidades”, afirma Deborah Ribeiro, CEO da Bendita Letra e Benditas Networking em Belo Horizonte.

O evento contará com uma palestra da renomada Carolina Kechinski, especialista com mais de 25 anos de experiência no varejo, que abordará o tema “Como alavancar negócios com estratégias inovadoras”. Além disso, as participantes terão a oportunidade de participar de um pitch de vendas, sorteios e um café da manhã voltado ao networking.

As empreendedoras que se inscreverem também terão acesso a mentorias online gratuitas e ao grupo exclusivo do WhatsApp, onde poderão se conectar com as mais de 250 empresárias já integrantes da rede Benditas. “Nosso objetivo é oferecer não apenas um espaço para negócios, mas um ambiente onde as mulheres se sintam inspiradas e capacitadas a inovar e crescer juntas”, destaca Carla Elage.

Com vagas limitadas a 50 participantes, o evento promete ser uma excelente oportunidade para as empreendedoras paulistas se conectarem, expandirem seus negócios e se tornarem parte de uma rede que já é referência em Minas Gerais.

Programação do Evento:

  • 9h: Receptivo com Café da Manhã
  • 9h45: Abertura
  • 10h: Palestra com Carolina Kechinski
  • 11h: Pitch de Vendas
  • 11h30: Sorteios e Depoimentos
  • 12h: Networking e Encerramento

Sobre o Benditas Networking:

Fundado por Deborah Ribeiro, o Benditas Networking é um projeto dedicado a criar um espaço de apoio e crescimento para mulheres empreendedoras. Com encontros mensais, mentorias e uma comunidade ativa, a rede tem se destacado por seu papel em impulsionar negócios liderados por mulheres em Minas Gerais e, agora, em São Paulo.

Serviço:

Evento: Benditas Networking São Paulo –  Fazendo negócios de verdade!

Data: 21 de Setembro

Horário: 19h às 23h

Local: Restaurante Paulinhos – Rua Joerg Bruder, 111 Vila São Francisco (Zona Sul)

São Paulo, SP

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-benditas-networking-sp/2603401?referrer=www.google.com

Informações: (11) 99656-8549 (@benditasnetworking)

Apoio: @agenciabenditaletra

Fonte: Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação. Palestrante, Empresária, expert em reestruturação e expansão de negócios de gastronomia. MBA em gestão de negócios e Formação em ESG pela StartSe University e pela Nova Business School – Portugal, Founder da StartUp Ela Lider 360 que é acelerada pelo Founder Institute desde 2023.

Foto: Nathália Camargos | Divulgação

Empresário Emanuel Júnior comemora 60 Anos com as presenças ilustres de Xanddy e Carla Perez

Da esquerda para a direita, Xanddy, Gabriela Pimenta, Emanuel Júnior e Carla Perez – Foto: Guilherme Costa.

Produtor de eventos conhecido por realizar as maiores micaretas de Minas Gerais celebrou o seu sexagésimo aniversário em grande estilo

No último sábado (31), o empresário Emanuel Júnior, da DM Corporate, que comemora o sucesso do BH Stock Festival, celebrou seu aniversário de 60 anos em uma festa memorável que reuniu amigos e familiares no Mix Garden, em Nova Lima (MG). O evento contou com a participação de notáveis figuras do cenário musical, como o cantor Xanddy, do grupo Harmonia do Samba, e sua esposa, Carla Perez, conhecida como a eterna Loira do Tchan.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando Xanddy subiu ao palco para cantar “Ninguém Explica Deus”, uma performance que tocou a todos os presentes. O empresário Emanuel Júnior, que foi um dos responsáveis por levar a etapa da Stock Car para Belo Horizonte, tem uma ligação de longa data com o casal de artistas, com mais de 30 anos de amizade; ele é padrinho de casamento de Xanddy e Carla Perez. Além disso, estiveram juntos nas grandes micaretas que o empresário organizava em Minas Gerais e o produtor de eventos chegou a cuidar da carreira da Loira do Tchan. A festa também contou com um animado show da dupla Rick & Nogueira, que trouxe os maiores sucessos da música sertaneja para animar os convidados.

O evento foi destaque em diversas páginas e programas de celebridades, especialmente quando Carla Perez chamou a atenção dançando ao lado de Gabriela Pimenta, esposa de Emanuel Júnior e empresária referência na produção de eventos de formatura e congressos em todo o país.

Obra de Yara Tupynambá será instalada no gabinete do governador de Minas Gerais

O quadro “A Liberdade” de Yara Tupynambá foi o escolhido pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para decorar seu gabinete, no Palácio Tiradentes, localizado na Cidade Administrativa. A tela em acrílico sobre tela 1/50x1m retrata a cena de uma figura feminina com olhar direcionado para diversos símbolos que compõem o estado de Minas Gerais entre eles as cidades, as serras, o Palácio da Liberdade e o atual Centro Administrativo. Yara Tupynambá, é uma artista mineira, que valoriza a “mineiridade” presente no seu trabalho, seja em paisagens representando a flora local, seja por meio de signos típicos em composições em que traduz a cultura, o folclore e a religiosidade do estado. “Eu me julgo uma mulher múltipla porque eu vivi no interior, mas eu vivi também no mundo”, ressalta Yara Tupynambá em suas memórias escritas.

De acordo com Geraldo Porfirio da Silva, genro da artista e presidente do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, a obra foi executada durante a pandemia da Covid-19, período em que a artista se dedicou inteiramente à sua arte e povoou seus dias com seus personagens e obras marcantes, sobretudo de seu amado Estado.

Leo Bueno & Julio César sobem ao palco Expo Canaã, no Pará, neste sábado

Leo Bueno & Julio César – Divulgação.

Os sul-mato-grossenses que estão conquistado o Brasil estarão em uma das principais festas agropecuárias do Norte do país

A dupla Leo Bueno & Julio César está para agitar a Expo Canaã neste sábado, 07 de setembro, a partir das 22h, no Espaço de Eventos do Bairro Ouro Preto (Av. D, 41, Ouro Preto, Canaã dos Carajás – PA). Os sertanejos estão no palco em que na mesma noite vai se apresentar a cantora Manu Bahtidão. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

Leo Bueno expressou sua empolgação para o show: “Estamos muito animados para tocar na Expo Canaã. É uma grande oportunidade de nos conectarmos com nossos fãs e celebrar a música sertaneja, que tem suas raízes profundamente ligadas às festas de rodeio”, disse. Julio César acrescentou: “As festas de rodeio são fundamentais para a música sertaneja. Elas nos permitem trazer nossa música para um público apaixonado e vibrante. Estamos honrados em fazer parte desse evento incrível”.

Desde que se uniram em 2007, os sul-mato-grossenses de Mundo Novo têm encantado o público com suas apresentações vibrantes. Após se mudarem para Piracicaba, em São Paulo, eles conquistaram reconhecimento nacional, com uma média impressionante de 15 a 20 shows mensais em rodeios e grandes eventos.

Recentemente, Leo Bueno & Julio César lançaram “Eco dos Paredões” em parceria com Felipe & Rodrigo. A música já ultrapassa meio milhão de visualizações no YouTube, demonstrando a força da dupla no cenário digital, que, somando todas as canções publicadas, conta com mais de 100 milhões de plays nas plataformas digitais, sendo 20 milhões apenas no Spotify. Essa visibilidade também lhes rendeu um convite para se apresentarem no prestigiado Bar do Tião, onde foram calorosamente recebidos por Tião Bruto Sistemático.

Conecte-se com Leo Bueno & Julio César

Menopausa precoce afeta a fertilidade?

Dr. Joao Pedro – Foto Jonas Lavarini.

Especialista da Huntington Pró-Criar comenta sobre as possibilidades de gravidez para pacientes que enfrentam esse quadro

Também conhecida como insuficiência ovariana primária ou falência ovariana prematura, a menopausa precoce é uma condição em que os ovários de uma mulher param de funcionar antes dos 40 anos de idade e ocorre a interrupção do ciclo menstrual.  Por conta disso, muitas mulheres têm dúvidas se é possível engravidar ao ter esse quadro diagnosticado.

Conforme explica o ginecologista e especialista em reprodução assistida da Huntington Pró-Criar, Dr. João Pedro Junqueira Caetano, mulheres na menopausa precoce têm menos de 10% de chance de engravidar naturalmente com óvulos próprios. “No entanto, se o diagnóstico for feito de forma antecipada e a paciente ainda ovular, algumas condutas podem ser tomadas, como a fertilização in vitro ou ainda acompanhamento do período ovulatório com ultrassom para tentativas de gestação natural. As chances de sucesso com FIV são maiores e, no caso de se optar por tratamento com óvulos doados, aumenta muito a possibilidade de gestação”, afirma.

De acordo com o médico, a menopausa precoce está presente em 1% das mulheres abaixo dos 40 anos e as causas dessa condição podem ser genéticas ou consequência de doenças autoimunes. “No primeiro caso, o histórico familiar pode ser um indício. Mães e filhas tendem a entrar na menopausa em idades parecidas, por isso é importante ter atenção ao período menstrual de parentes que são mais próximas”, ressalta Dr. João Pedro.

Ainda segundo o especialista, medicamentos usados para tratar algumas doenças como câncer e doenças auto-imunes também podem acelerar o processo da menopausa, e os tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, costumam atacar as células reprodutivas.

“Fatores como má alimentação, sedentarismo e o tabagismo também podem influenciar na qualidade dos gametas e ser um fator de contribuição no surgimento da menopausa precoce. Um estilo de vida saudável é importante para prevenir essa condição”, completa.

Principais sintomas

Entre os principais sintomas, Dr. João Pedro cita a amenorreia (parada da menstruação), ressecamento vaginal, queda da libido, ondas de calor, irritabilidade e falta de concentração, insônia e cansaço, aumento de peso, dores de cabeça, incontinência urinária, entre outros.

“Ao notar qualquer um desses sintomas antes dos 40 anos, é importante procurar o ginecologista para que sejam realizados testes que permitam avaliar os níveis dos hormônios femininos circulantes no sangue, assim como exames ginecológicos de imagem e de avaliação da capacidade reprodutiva. Quanto antes feito o diagnóstico, melhor para a paciente”, finaliza o especialista da Huntington Pró-Criar.

Sobre a Huntington Pró-Criar

A Huntington Pró-Criar atua há 25 anos como especialista em reprodução assistida em Belo Horizonte. A clínica, que desde 2018 passou a integrar o Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva, tem como objetivo primordial aliar procedimentos técnicos a um atendimento de excelência, primando pelo acolhimento aos seus pacientes. Fundada em fevereiro de 1999 pelo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, especialista em Reprodução Assistida pela AMB/FEBRASGO, a Huntington Pró-Criar é formada por uma equipe multidisciplinar de ginecologistas, urologistas, embriologistas, psicólogos e enfermeiras com larga experiência em todas as áreas da reprodução humana.

Médico do Felício Rocho lança obra de referência sobre fraturas da escápula

O ortopedista Robinson Esteves Pires, do Hospital Felício Rocho, acaba de lançar o livro Fractures of the Scapula. A obra aborda uma fratura rara e pouco explorada na literatura médico-científica mundial. Publicado em língua inglesa pela renomada Editora Springer, da Suíça, o livro foi escrito em colaboração com os médicos Pedro Labronici, da Universidade Federal Fluminense (RJ), e Vincenzo Giordano, do Hospital Miguel Couto (RJ). Além disso, conta com a participação de especialistas de renome internacional dos Estados Unidos, Índia e Colômbia.

“A fratura da escápula é uma condição relativamente rara, o que a torna um tema pouco explorado na literatura médica. Essa lacuna me motivou a dedicar meus estudos e pesquisas a essa área, culminando na publicação deste livro”, afirma o ortopedista.

“Fractures of the Scapula” explora de forma abrangente questões essenciais, como a definição da fratura de escápula, as abordagens médicas recomendadas, os segmentos populacionais mais atingidos por faixa etária, e os critérios para a indicação de cirurgias. Além disso, o livro aborda os melhores exames de imagem a serem utilizados e fornece recomendações detalhadas para a reabilitação dos pacientes.

Com uma linguagem clara e objetiva, a obra se torna uma referência indispensável para ortopedistas, traumatologistas e demais profissionais da saúde que atuam no tratamento de fraturas.

“Sorriso Maroto – As Antigas” desembarca em BH neste domingo

Sorriso Maroto – Foto: Túlio Barros.

A Esplanada do Mineirão vai sediar o evento que apresenta o show do Sorriso Maroto com quase quatro horas de duração

Para a alegria dos fãs, o projeto “Sorriso Maroto – As Antigas” desembarca na capital mineira neste domingo, 08 de setembro, às 16h, com uma apresentação histórica na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José). Serão quase quatro horas de show com os maiores sucessos do grupo.  Os últimos ingressos estão à venda por meio da plataforma ingresse.com.

A festa é uma experiência única, que vai além dos palcos, e inclui Karaokê, tirolesa, totens interativos e diversas outras ações para os fãs. “Colocamos em prática tudo o que desenhamos no papel e fizemos o nosso próprio festival, brinca Bruno Cardoso, vocalista da banda. E o grupo garante que o público das cidades por onde a festa passar podem esperar viver uma experiência completa com o Sorriso e um show que tem quase quatro horas de duração.

“O show volta para a temporada de 2024 mais robusto, mais estruturado. O plano lá no começo era comemorar nosso aniversário com o nosso público. O primeiro evento foi um piloto, não sabíamos se viraria uma turnê. Porém, a festa foi ganhando volume e popularidade entre os fãs e foi superando a média de público ao longo do ano. Acabou virando algo muito maior do que a gente esperava”, comemora Bruno. “Isso trouxe pra gente um norte, uma diretriz para a gente continuar festejando com a nossa galera, mesmo não estando mais no ano de comemoração dos 25 anos da banda”, conclui o vocalista garantindo que a turnê nova tem uma estrutura maior, com palco novo e com um evento ainda mais interativo. “Teremos mais ativações acontecendo, desde a entrada do público no local do show. É uma experiência única para todos que forem na festa”, conta.

Campanha Espalhando Sorrisos

Em 2023, o Sorriso Maroto decidiu assumir a responsabilidade de estar ainda mais alinhado com as boas práticas de sustentabilidade, diversidade, inclusão e solidariedade. O carro chefe desse compromisso social é o programa “Espalhando Sorrisos”, uma iniciativa voltada para promover a inclusão social através da odontologia, com planos de expansão para outras áreas da sociedade. O programa visa fornecer acesso a cuidados de saúde oral para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

O financiamento do programa é obtido por meio do Ingresso Social, no qual cinco reais de cada ingresso vendido nos shows da turnê “Sorriso Maroto – As Antigas” são destinados à iniciativa. O processo de seleção das ONGs beneficiárias é conduzido pelo corpo técnico do Espalhando Sorrisos, garantindo a legitimidade jurídica e a responsabilidade técnica das organizações selecionadas. Em um esforço de transparência e prestação de contas para seu público, todas as doações são auditadas e disponibilizadas para consulta.

Desde o lançamento do programa em 2023, o “Espalhando Sorrisos” já arrecadou mais de 1.5 milhões de reais em 22 edições, como anunciado em suas redes sociais. Além disso, diversas ONGs já foram beneficiadas em diferentes regiões do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Manaus, Belém, Porto Alegre, Recife e Florianópolis. Para os shows de 2024, o Espalhando Sorrisos disponibiliza um stand dedicado à coleta de doações de pasta de dente, escova de dente, fio dental e contribuições financeiras.

Excepcionalmente nos shows de Belém e Manaus, que aconteceram em abril e maio de 2024, respectivamente, parte do valor arrecadado foi destinado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

SERVIÇO

Sorriso Maroto – As Antigas em Belo Horizonte

Local: Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José

Data: 08 de setembro, domingo

Horário: 16h

Ingressos:  www.ingresse.com.

Financiamento estrangeiro em OSC’s é foco de debate

Há um movimento em Brasília para que recursos estrangeiros destinados a financiar projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC’S) sejam restringidos. A agenda política não seria tanto com a saúde financeira das entidades beneficiárias, mas com a contrapartida que elas devem ter de entregar.

De modo geral, o receio apresentado nas propostas que hoje tramitam no Congresso Nacional, é de que as OSC’s sejam usadas como mecanismos de combate às pautas de interesse nacional. Por esta razão, os projetos versam sobre a fiscalização de aportes financeiros de outros países por meio de ferramentas de controle e governança.

Para o advogado Tomáz de Aquino Resende, especializado em assessoria e consultoria jurídica às organizações sem fins lucrativos e presidente da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF), o Poder Legislativo precisa ter cautela. A possibilidade de exploração política das Organizações da Sociedade Civil merece ser observada, mas alerta que a necessidade de recursos vindos de empresas estrangeiras é um sintoma de escassez de apoio governamental no Brasil.

Há um conflito a ser solucionado, ao mesmo tempo em que há uma preocupação política em torno do papel das OSC’S, temos uma luta pela sobrevivência de muitas organizações, dificuldade que não é tratada com a mesma atenção pelos atores políticos. Ambos os problemas precisam ser resolvidos”, argumenta. “Se oferecerem meios de garantir a saúde financeira das organizações através de incentivos fiscais às empresas nacionais, por exemplo, propostas estrangeiras se tornariam desnecessárias”, completa.

O presidente da CEBRAF reivindica que as organizações sejam ouvidas durante a tramitação dos projetos, para que não criem o que ele considera “uma política impositiva”. “É exatamente o que a gente está sentindo diante de pautas que não se comunicam com os principais afetados. Se há alguma organização acusada de atender a interesses de organismos internacionais, isso não pode ser generalizado”, afirma.

“É preciso abrir ao diálogo. A soberania nacional precisa ser respeitada, assim como a autonomia das Organizações da Sociedade Civil, o que só é possível por meio do diálogo. Impor controles de forma arbitrária, sem fazer concessões que favoreçam a captação de recursos das organizações, é trocar um problema por outro, pois, a manutenção dos importantes e essenciais projetos executados pelas OSC’S depende da existência de recursos financeiros”, finaliza.

Premiada peça Tom na Fazenda chega a Uberlândia com quatro sessões

Apresentações acontecem dias 06, 07, 08 e 09 de setembro

A premiada adaptação da obra “Tom na Fazenda” estará em Uberlândia em quatro sessões nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro, no Teatro Municipal para falar de preconceito, luto, patriarcado, violência, família, misoginia, sexismo e outros assuntos interligados e atuais. Os ingressos já estão disponíveis pela plataforma Megabilheteria.com, Loja Inclusive Brechó, Provanza Pátio Vinhedos e na Sala Uberlândia na Rota das Culturas, no Uberlândia Shopping.

A peça do canadense Michel Marc Bouchard merece tamanha repercussão, principalmente por, sob uma encenação impecável, apresentar uma rara história em que não existem mocinhos e, sim, todos podem aos poucos ser enquadrados na vilania. Armando Babaioff interpreta o designer de uma agência publicitária que viaja para o funeral do namorado, um jovem de 25 anos em uma propriedade rural. Por lá, descobre que a sogra nem sabia da homossexualidade do filho e enfrenta a agressividade do irmão mais velho incapaz de aceitá-lo. Começa, então, a surpresa da meticulosa dramaturgia. O rapaz estabelece uma estranha relação com os parentes do companheiro, que abrange desde endossar mentiras sobre uma namorada inexistente até embrenhar-se na rotina dos pesados trabalhos domésticos da fazenda.

Serviço:
Espetáculo: Tom na Fazenda
Data: 06, 07, 08 e 09 de setembro
Horário: Sexta, sábado e segunda às 20h, Domingo às 18h
Sessão de sábado dia 07 conta com intérprete de libras e áudio descritivo para as pessoas com deficiência visual
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240604191454
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Provanza Pátio Vinhedos, Av. dos Vinhedos, 50 – 18 – Jardim Karaíba (aberta das 10h às 19h, de segunda a sábado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama
Realização: Uberlândia na Rota das Culturas

FICHA TÉCNICA
Texto: Michel Marc Bouchard
Tradução: Armando Babaioff
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary.
Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Figurino: Bruno Perlatto
Direção Musical: Marcello H.
Coreografia: Toni Rodrigues
Design Gráfico + Mídias Sociais: Victor Novaes
Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela
Produção Executiva: Milena Monteiro
Idealização: Armando Babaioff
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas | Carlos Guimarães e Maíra Pelizer
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

1 2 3 26