15ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte celebra os 150 anos da imigração italiana

Minas Gerais e a Itália estarão um pouco mais conectados no dia 15 de setembro, domingo. Isso porque a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA/MG) prepara a 15ª edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte. Além de enriquecer o calendário festivo da capital mineira, o evento também celebra os 150 anos da migração italiana rumo ao Brasil.

Considerado o maior cortejo do gênero no Brasil, a expectativa é de um público volante de até 40 mil pessoas trafeguem entre o cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Savassi, bairro da região Centro-sul de Belo Horizonte conhecido pela sua boêmia e local de realização da festa. A entrada é franca, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os portões serão abertos a partir de 10h. O encerramento é às 20h.

Todo o perímetro será decorado e montado de forma que os participantes desfrutem de uma experiência bastante italiana. Sempre com ícones que remetem a ascensão da cultura italiana no Brasil.

A programação é extensa e o contato passa pelas danças típicas, alcançando a música e, inevitavelmente, a rica gastronomia italiana tão renomada mundo a fora. Dentro deste contexto de diversidade, o presidente da ACIBRA/MG, Nino Bellini, classifica a festa como uma viagem cultural, deliciosa de realizar.

“Dos montes escaldantes de Milão, aos canais de Veneza, passando pela eterna Roma e as ensolaradas ilhas da Sicília, Córsega e Sardenha, organizamos um encontro que apura o melhor da cultura italiana e entrega aos participantes uma experiência bastante italiana. História, culinária, folclore e os costumes da Itália foram a inspiração para a fundamentação de uma viagem cultural imersiva no coração de Belo Horizonte, sem que esse viajante precisasse atravessar o Oceano Atlântico”, confirma.

Parte da temática enobrece a arte do gênio Michelangelo, importante artista italiano renascentista especializado em pinturas e esculturas humanistas, fortemente influenciadas pela cultura clássica. O multi-artista é conhecido por obras-primas, como a Capela Sistina e a estátua de Davi, Michelangelo simboliza a grandiosidade e a contribuição artística que a Itália deu ao mundo.

“O gênio do Renascimento é o grande homenageado da nossa 15ª edição. Queremos nos reunir para celebrar, juntos, a arte e o impacto cultural que seu legado nos deixou. Claro que, reitero, há 150 anos nossos antepassados começaram a construir suas histórias aqui no Brasil e essa jornada também é uma pauta que iremos celebrar”, completa Nino.

Este evento é planejado para toda a família e também é pet friendly. Não é necessária a retirada de ingressos. Para participar, os ítalo-aventureiros precisam de documento de identificação com foto. É desejável a doação de um quilo de alimento não perecível.

A 15ª Festa Tradicional Italiana recebe o patrocínio da Gasmig e Sada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e o patrocinio da Dispel, Stellantis, Seris, Banco BMG, Fundação Torino, Ventana Serra, Streparava, Result, Rima, Picchioni, Grupo Jat, ITA Airways, Jornal O TEMPO e Enteq. Também conta com apoio da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e da Assopoc. A realização é da ACIBRA/MG e do Governo de Minas Gerais-Governo Diferente, Estado Eficiente.

SERVIÇO:

15ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte
Data:
15/09, domingo
Local:
Av. Cristóvão Colombo no cruzamento com a Av. Getúlio Vargas – Savassi, Belo Horizonte/MG
Horário:
10h às 20h
Realização:
Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA/MG)
Evento gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos
Carece doação de um quilo de alimento não perecível

A Internacionalização do Mercado Teatral Brasileiro é tema de palestra

Evento gratuito será ministrado por Armando Babaioff

Neste sábado, 7 de setembro, entre 15h e 18h, será ministrada a oficina “A internacionalização do Mercado Teatral Brasileiro” com o produtor teatral e ator da peça Tom na Fazenda, Armando Babaioff.

A iniciativa é do projeto Uberlândia na Rota das Culturas que tem como premissa oferecer momentos de formação e capacitação da população artística da cidade.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link na bio do Instagram @udinarotadasculturas. Haverá emissão de certificados, corra e garanta sua vaga. Mais informações (34) 9 9917-2897.

Serviço:
O que: Oficina A internacionalização do Mercado Teatral Brasileiro
Quando: 7 de setembro – sábado
Horário: das 15h às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery
Investimento: Gratuito
Haverá emissão de certificado
Informações: (34) 9 9917-2897

Festival Sertanejo promove fim de semana sem taxas

Lauana Prado – Divulgação.

O evento, que acontece na próxima semana, na Esplanada do Mineirão, apresenta os shows de Lauana Prado, Felipe Araújo, Murilo Huff e Ícaro & Gilmar

Quem deseja curtir um grande evento e pagar mais barato pode comemorar. O Festival Sertanejo, um dos eventos mais aguardados do ano na capital mineira, vai agitar o Gigante da Pampulha na próxima semana com Lauana Prado, Felipe Araújo, Murilo Huff e Ícaro & Gilmar, que subirão ao palco no dia 14 de setembro, sábado, a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José, Belo Horizonte – MG). Os ingressos podem ser adquiridos sem taxa neste final de semana por meio do site www.nenety.com.br.

Três setores estão à disposição do público. Na Arena, os fãs poderão aproveitar o evento em um ambiente vibrante e cheio de energia no espaço que não é open bar, o que oportuniza a participação de pessoas a partir de 16 anos. O Camarote Frontstage oferece uma experiência confortável com open bar de gin, vodka, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água, proporcionando uma visão privilegiada do palco. Para aqueles que buscam uma experiência ainda mais exclusiva, o Camarote Black disponibiliza um open bar de whisky 8 anos, gin importado, vodka importada, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água. Ambos os camarotes têm a classificação etária de 18 anos.

Os presentes podem esperar performances inesquecíveis dos artistas confirmados para esta edição do Festival Sertanejo. Felipe Araújo, conhecido por sucessos como “Atrasadinha” e “Amor da Sua Cama”, promete emocionar o público. Lauana Prado, com sua voz poderosa e carisma inigualável, terá mais de duas horas e meia de show, incluindo modões e sucessos da música sertaneja, se destacando com hits como “Cobaia” e “Viva Voz”. Murilo Huff, cantor e compositor talentoso, ganhou notoriedade com músicas como “Dois Enganados” e “Uma Ex”, mostrando sua versatilidade e sensibilidade musical. Já a dupla Ícaro & Gilmar, emergente no cenário sertanejo, tem conquistado fãs com canções como “Despedida” e “Deixa Eu Te Chamar de Meu Amor”, prometendo um show cheio de energia e emoção.

Sobre o Festival Sertanejo

Criado no ano de 2015 e realizado pela Nenety Eventos, o Festival Sertanejo, inicialmente conhecido como Festival Brasil Sertanejo, nasceu com o objetivo de reunir em um só espaço artistas que nem sempre tinham agendas de shows na capital mineira. Desde a sua primeira edição, o evento reuniu os maiores nomes da música sertaneja e milhares de fãs. Artistas renomados já passaram pelos palcos da festa, como Chitãozinho & Xororó, Henrique & Juliano, César Menotti & Fabiano, Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano, Marília Mendonça e várias outras estrelas.

Serviço

Festival Sertanejo

Local: Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José, Belo

Horizonte – MG

Data: 14 de setembro, sábado

Horário: a partir das 14h

Atrações: Felipe Araújo, Lauana Prado, Murilo Huff e Ícaro & Gilmar

Setores:

Arena

Bebidas vendidas à parte.

Classificação etária:  16 anos.

Camarote Frontstage

Open bar de gin, vodka, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água; visão privilegiada do palco.

 Classificação etária: 18 anos.

Camarote Black

Open bar de whisky 8 anos, gin importado, vodka importada, cerveja, tônica, refrigerante, suco e água.

Classificação Etária: 18 anos.

Vendas sem taxa neste final de semana: www.nenety.com.br

Realização: Nenety Eventos

O poder dos tambores e das vozes é a atração local do mês de setembro

Performance traça um diálogo entre o Congado e as Folias de Reis

Duas das expressões mais viscerais da cultura popular em Uberlândia estarão presentes na programação do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas, neste mês de setembro, com a performance “O poder dos tambores e das vozes” que traça um diálogo entre o Congado e as Folias de Reis, de reverência à atemporalidade da arte e às forças ancestrais. As apresentações acontecem nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro, no foyer do Teatro Municipal, uma hora antes da apresentação nacional.

Quem acompanha essas tradições seculares em Uberlândia sabe o poder que elas contêm. Os tambores da Congada dissipam tempestades e trazem boas energia pelos lugares onde passa, já a entonação das Folias de Reis abre caminhos e acendem esperança nos desesperançados.

“Trazer para a programação, potentes manifestações populares é uma forma de prestar reverências a elas e torná-las mais visíveis sobretudo para aqueles que não as conhecem ou as valorizam”, comentou o produtor cultural Carlos Coelho.

Serviço:
O que: Performance “O poder dos tambores e das vozes”
Quando: 06, 07, 08 e 09 de setembro
Horário: Sempre 1 horas antes do espetáculo nacional – sexta, sábado e segunda às 19h e domingo às 17h
Local: Foyer do Teatro Municipal de Uberlândia
Investimento: Entrada gratuita

Crianças e adolescentes em tratamento de câncer visitam exposição do Ziraldo e ganham piquenique

Nesta segunda-feira, às 14 horas, o CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) receberá crianças e adolescentes em tratamento de câncer acolhidos pela Casa de Apoio Aura para visitarem a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. Mais uma vez, o CCBB apoia o Setembro Dourado recebendo a Casa Aura com o carinho e cuidado que as crianças merecem.

Já no dia 18/09 (quarta-feira), às 14h, o Espaço By Bia (rua José Laporte Neto, 73, Estoril) receberá o grupo para um passeio e piquenique em meio à natureza. O evento é patrocinado pela Nádia Bueno e sua equipe do Projeto A Vida é Bela – parceiro da Casa Aura e multiplicador da causa.

A Casa Aura é uma Organização da Sociedade Civil que há mais de 25 anos acolhe famílias de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Além do acolhimento global diário, promove passeios regulares garantindo qualidade de vida, acesso à cultura e lazer para essas famílias impactadas pelos desafios do tratamento do câncer.

“São momentos valiosos para que os nossos acolhidos sejam crianças e adolescentes, e não pacientes, e brinquem, se divirtam, riem, celebrem, conheçam novos lugares e vivenciem experiências especiais. Importante lembrar que o acesso ao lazer, à cultura e à educação é um direito de toda criança e adolescente em tratamento, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 71 da Lei nº 8.069/1990)”, declara Marilda Eugênia de Souza e Santos, assistente social da Casa de Apoio Aura.

Benditas Networking lança primeira edição em São Paulo com evento exclusivo para mulheres empreendedoras

Sucesso em Minas Gerais, Benditas Networking expande sua rede para a capital paulista a partir de setembro

Após o sucesso em Minas Gerais, a Benditas Networking, uma comunidade de mulheres empreendedoras, faz sua estreia em São Paulo. Fundada em 2023, o projeto já reúne mais de 250 empresárias em encontros mensais em Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, fortalecendo conexões, parcerias e amizades entre as empresárias.

Agora, o Benditas Networking chega à capital paulista, com o primeiro encontro marcado para o dia 21 de setembro, às 9h, no Restaurante Paulinhos, comandado por Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação, Palestrante, Empresária, expert em reestruturação, expansão de negócios de gastronomia e Founder da StartUp Ela Lider 360. “A expansão para São Paulo é um passo importante para o Benditas Networking. Vimos o impacto positivo que criamos em Minas e queremos levar essa energia para mais mulheres, ampliando nossas conexões e criando novas oportunidades”, afirma Deborah Ribeiro, CEO da Bendita Letra e Benditas Networking em Belo Horizonte.

O evento contará com uma palestra da renomada Carolina Kechinski, especialista com mais de 25 anos de experiência no varejo, que abordará o tema “Como alavancar negócios com estratégias inovadoras”. Além disso, as participantes terão a oportunidade de participar de um pitch de vendas, sorteios e um café da manhã voltado ao networking.

As empreendedoras que se inscreverem também terão acesso a mentorias online gratuitas e ao grupo exclusivo do WhatsApp, onde poderão se conectar com as mais de 250 empresárias já integrantes da rede Benditas. “Nosso objetivo é oferecer não apenas um espaço para negócios, mas um ambiente onde as mulheres se sintam inspiradas e capacitadas a inovar e crescer juntas”, destaca Carla Elage.

Com vagas limitadas a 50 participantes, o evento promete ser uma excelente oportunidade para as empreendedoras paulistas se conectarem, expandirem seus negócios e se tornarem parte de uma rede que já é referência em Minas Gerais.

Programação do Evento:

  • 9h: Receptivo com Café da Manhã
  • 9h45: Abertura
  • 10h: Palestra com Carolina Kechinski
  • 11h: Pitch de Vendas
  • 11h30: Sorteios e Depoimentos
  • 12h: Networking e Encerramento

Sobre o Benditas Networking:

Fundado por Deborah Ribeiro, o Benditas Networking é um projeto dedicado a criar um espaço de apoio e crescimento para mulheres empreendedoras. Com encontros mensais, mentorias e uma comunidade ativa, a rede tem se destacado por seu papel em impulsionar negócios liderados por mulheres em Minas Gerais e, agora, em São Paulo.

Serviço:

Evento: Benditas Networking São Paulo –  Fazendo negócios de verdade!

Data: 21 de Setembro

Horário: 19h às 23h

Local: Restaurante Paulinhos – Rua Joerg Bruder, 111 Vila São Francisco (Zona Sul)

São Paulo, SP

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-benditas-networking-sp/2603401?referrer=www.google.com

Informações: (11) 99656-8549 (@benditasnetworking)

Apoio: @agenciabenditaletra

Fonte: Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação. Palestrante, Empresária, expert em reestruturação e expansão de negócios de gastronomia. MBA em gestão de negócios e Formação em ESG pela StartSe University e pela Nova Business School – Portugal, Founder da StartUp Ela Lider 360 que é acelerada pelo Founder Institute desde 2023.

Foto: Nathália Camargos | Divulgação

Empresário Emanuel Júnior comemora 60 Anos com as presenças ilustres de Xanddy e Carla Perez

Da esquerda para a direita, Xanddy, Gabriela Pimenta, Emanuel Júnior e Carla Perez – Foto: Guilherme Costa.

Produtor de eventos conhecido por realizar as maiores micaretas de Minas Gerais celebrou o seu sexagésimo aniversário em grande estilo

No último sábado (31), o empresário Emanuel Júnior, da DM Corporate, que comemora o sucesso do BH Stock Festival, celebrou seu aniversário de 60 anos em uma festa memorável que reuniu amigos e familiares no Mix Garden, em Nova Lima (MG). O evento contou com a participação de notáveis figuras do cenário musical, como o cantor Xanddy, do grupo Harmonia do Samba, e sua esposa, Carla Perez, conhecida como a eterna Loira do Tchan.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando Xanddy subiu ao palco para cantar “Ninguém Explica Deus”, uma performance que tocou a todos os presentes. O empresário Emanuel Júnior, que foi um dos responsáveis por levar a etapa da Stock Car para Belo Horizonte, tem uma ligação de longa data com o casal de artistas, com mais de 30 anos de amizade; ele é padrinho de casamento de Xanddy e Carla Perez. Além disso, estiveram juntos nas grandes micaretas que o empresário organizava em Minas Gerais e o produtor de eventos chegou a cuidar da carreira da Loira do Tchan. A festa também contou com um animado show da dupla Rick & Nogueira, que trouxe os maiores sucessos da música sertaneja para animar os convidados.

O evento foi destaque em diversas páginas e programas de celebridades, especialmente quando Carla Perez chamou a atenção dançando ao lado de Gabriela Pimenta, esposa de Emanuel Júnior e empresária referência na produção de eventos de formatura e congressos em todo o país.

Leo Bueno & Julio César sobem ao palco Expo Canaã, no Pará, neste sábado

Leo Bueno & Julio César – Divulgação.

Os sul-mato-grossenses que estão conquistado o Brasil estarão em uma das principais festas agropecuárias do Norte do país

A dupla Leo Bueno & Julio César está para agitar a Expo Canaã neste sábado, 07 de setembro, a partir das 22h, no Espaço de Eventos do Bairro Ouro Preto (Av. D, 41, Ouro Preto, Canaã dos Carajás – PA). Os sertanejos estão no palco em que na mesma noite vai se apresentar a cantora Manu Bahtidão. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

Leo Bueno expressou sua empolgação para o show: “Estamos muito animados para tocar na Expo Canaã. É uma grande oportunidade de nos conectarmos com nossos fãs e celebrar a música sertaneja, que tem suas raízes profundamente ligadas às festas de rodeio”, disse. Julio César acrescentou: “As festas de rodeio são fundamentais para a música sertaneja. Elas nos permitem trazer nossa música para um público apaixonado e vibrante. Estamos honrados em fazer parte desse evento incrível”.

Desde que se uniram em 2007, os sul-mato-grossenses de Mundo Novo têm encantado o público com suas apresentações vibrantes. Após se mudarem para Piracicaba, em São Paulo, eles conquistaram reconhecimento nacional, com uma média impressionante de 15 a 20 shows mensais em rodeios e grandes eventos.

Recentemente, Leo Bueno & Julio César lançaram “Eco dos Paredões” em parceria com Felipe & Rodrigo. A música já ultrapassa meio milhão de visualizações no YouTube, demonstrando a força da dupla no cenário digital, que, somando todas as canções publicadas, conta com mais de 100 milhões de plays nas plataformas digitais, sendo 20 milhões apenas no Spotify. Essa visibilidade também lhes rendeu um convite para se apresentarem no prestigiado Bar do Tião, onde foram calorosamente recebidos por Tião Bruto Sistemático.

Conecte-se com Leo Bueno & Julio César

Menopausa precoce afeta a fertilidade?

Dr. Joao Pedro – Foto Jonas Lavarini.

Especialista da Huntington Pró-Criar comenta sobre as possibilidades de gravidez para pacientes que enfrentam esse quadro

Também conhecida como insuficiência ovariana primária ou falência ovariana prematura, a menopausa precoce é uma condição em que os ovários de uma mulher param de funcionar antes dos 40 anos de idade e ocorre a interrupção do ciclo menstrual.  Por conta disso, muitas mulheres têm dúvidas se é possível engravidar ao ter esse quadro diagnosticado.

Conforme explica o ginecologista e especialista em reprodução assistida da Huntington Pró-Criar, Dr. João Pedro Junqueira Caetano, mulheres na menopausa precoce têm menos de 10% de chance de engravidar naturalmente com óvulos próprios. “No entanto, se o diagnóstico for feito de forma antecipada e a paciente ainda ovular, algumas condutas podem ser tomadas, como a fertilização in vitro ou ainda acompanhamento do período ovulatório com ultrassom para tentativas de gestação natural. As chances de sucesso com FIV são maiores e, no caso de se optar por tratamento com óvulos doados, aumenta muito a possibilidade de gestação”, afirma.

De acordo com o médico, a menopausa precoce está presente em 1% das mulheres abaixo dos 40 anos e as causas dessa condição podem ser genéticas ou consequência de doenças autoimunes. “No primeiro caso, o histórico familiar pode ser um indício. Mães e filhas tendem a entrar na menopausa em idades parecidas, por isso é importante ter atenção ao período menstrual de parentes que são mais próximas”, ressalta Dr. João Pedro.

Ainda segundo o especialista, medicamentos usados para tratar algumas doenças como câncer e doenças auto-imunes também podem acelerar o processo da menopausa, e os tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, costumam atacar as células reprodutivas.

“Fatores como má alimentação, sedentarismo e o tabagismo também podem influenciar na qualidade dos gametas e ser um fator de contribuição no surgimento da menopausa precoce. Um estilo de vida saudável é importante para prevenir essa condição”, completa.

Principais sintomas

Entre os principais sintomas, Dr. João Pedro cita a amenorreia (parada da menstruação), ressecamento vaginal, queda da libido, ondas de calor, irritabilidade e falta de concentração, insônia e cansaço, aumento de peso, dores de cabeça, incontinência urinária, entre outros.

“Ao notar qualquer um desses sintomas antes dos 40 anos, é importante procurar o ginecologista para que sejam realizados testes que permitam avaliar os níveis dos hormônios femininos circulantes no sangue, assim como exames ginecológicos de imagem e de avaliação da capacidade reprodutiva. Quanto antes feito o diagnóstico, melhor para a paciente”, finaliza o especialista da Huntington Pró-Criar.

Sobre a Huntington Pró-Criar

A Huntington Pró-Criar atua há 25 anos como especialista em reprodução assistida em Belo Horizonte. A clínica, que desde 2018 passou a integrar o Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva, tem como objetivo primordial aliar procedimentos técnicos a um atendimento de excelência, primando pelo acolhimento aos seus pacientes. Fundada em fevereiro de 1999 pelo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, especialista em Reprodução Assistida pela AMB/FEBRASGO, a Huntington Pró-Criar é formada por uma equipe multidisciplinar de ginecologistas, urologistas, embriologistas, psicólogos e enfermeiras com larga experiência em todas as áreas da reprodução humana.

“Sorriso Maroto – As Antigas” desembarca em BH neste domingo

Sorriso Maroto – Foto: Túlio Barros.

A Esplanada do Mineirão vai sediar o evento que apresenta o show do Sorriso Maroto com quase quatro horas de duração

Para a alegria dos fãs, o projeto “Sorriso Maroto – As Antigas” desembarca na capital mineira neste domingo, 08 de setembro, às 16h, com uma apresentação histórica na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José). Serão quase quatro horas de show com os maiores sucessos do grupo.  Os últimos ingressos estão à venda por meio da plataforma ingresse.com.

A festa é uma experiência única, que vai além dos palcos, e inclui Karaokê, tirolesa, totens interativos e diversas outras ações para os fãs. “Colocamos em prática tudo o que desenhamos no papel e fizemos o nosso próprio festival, brinca Bruno Cardoso, vocalista da banda. E o grupo garante que o público das cidades por onde a festa passar podem esperar viver uma experiência completa com o Sorriso e um show que tem quase quatro horas de duração.

“O show volta para a temporada de 2024 mais robusto, mais estruturado. O plano lá no começo era comemorar nosso aniversário com o nosso público. O primeiro evento foi um piloto, não sabíamos se viraria uma turnê. Porém, a festa foi ganhando volume e popularidade entre os fãs e foi superando a média de público ao longo do ano. Acabou virando algo muito maior do que a gente esperava”, comemora Bruno. “Isso trouxe pra gente um norte, uma diretriz para a gente continuar festejando com a nossa galera, mesmo não estando mais no ano de comemoração dos 25 anos da banda”, conclui o vocalista garantindo que a turnê nova tem uma estrutura maior, com palco novo e com um evento ainda mais interativo. “Teremos mais ativações acontecendo, desde a entrada do público no local do show. É uma experiência única para todos que forem na festa”, conta.

Campanha Espalhando Sorrisos

Em 2023, o Sorriso Maroto decidiu assumir a responsabilidade de estar ainda mais alinhado com as boas práticas de sustentabilidade, diversidade, inclusão e solidariedade. O carro chefe desse compromisso social é o programa “Espalhando Sorrisos”, uma iniciativa voltada para promover a inclusão social através da odontologia, com planos de expansão para outras áreas da sociedade. O programa visa fornecer acesso a cuidados de saúde oral para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

O financiamento do programa é obtido por meio do Ingresso Social, no qual cinco reais de cada ingresso vendido nos shows da turnê “Sorriso Maroto – As Antigas” são destinados à iniciativa. O processo de seleção das ONGs beneficiárias é conduzido pelo corpo técnico do Espalhando Sorrisos, garantindo a legitimidade jurídica e a responsabilidade técnica das organizações selecionadas. Em um esforço de transparência e prestação de contas para seu público, todas as doações são auditadas e disponibilizadas para consulta.

Desde o lançamento do programa em 2023, o “Espalhando Sorrisos” já arrecadou mais de 1.5 milhões de reais em 22 edições, como anunciado em suas redes sociais. Além disso, diversas ONGs já foram beneficiadas em diferentes regiões do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Manaus, Belém, Porto Alegre, Recife e Florianópolis. Para os shows de 2024, o Espalhando Sorrisos disponibiliza um stand dedicado à coleta de doações de pasta de dente, escova de dente, fio dental e contribuições financeiras.

Excepcionalmente nos shows de Belém e Manaus, que aconteceram em abril e maio de 2024, respectivamente, parte do valor arrecadado foi destinado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

SERVIÇO

Sorriso Maroto – As Antigas em Belo Horizonte

Local: Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José

Data: 08 de setembro, domingo

Horário: 16h

Ingressos:  www.ingresse.com.

Financiamento estrangeiro em OSC’s é foco de debate

Há um movimento em Brasília para que recursos estrangeiros destinados a financiar projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC’S) sejam restringidos. A agenda política não seria tanto com a saúde financeira das entidades beneficiárias, mas com a contrapartida que elas devem ter de entregar.

De modo geral, o receio apresentado nas propostas que hoje tramitam no Congresso Nacional, é de que as OSC’s sejam usadas como mecanismos de combate às pautas de interesse nacional. Por esta razão, os projetos versam sobre a fiscalização de aportes financeiros de outros países por meio de ferramentas de controle e governança.

Para o advogado Tomáz de Aquino Resende, especializado em assessoria e consultoria jurídica às organizações sem fins lucrativos e presidente da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF), o Poder Legislativo precisa ter cautela. A possibilidade de exploração política das Organizações da Sociedade Civil merece ser observada, mas alerta que a necessidade de recursos vindos de empresas estrangeiras é um sintoma de escassez de apoio governamental no Brasil.

Há um conflito a ser solucionado, ao mesmo tempo em que há uma preocupação política em torno do papel das OSC’S, temos uma luta pela sobrevivência de muitas organizações, dificuldade que não é tratada com a mesma atenção pelos atores políticos. Ambos os problemas precisam ser resolvidos”, argumenta. “Se oferecerem meios de garantir a saúde financeira das organizações através de incentivos fiscais às empresas nacionais, por exemplo, propostas estrangeiras se tornariam desnecessárias”, completa.

O presidente da CEBRAF reivindica que as organizações sejam ouvidas durante a tramitação dos projetos, para que não criem o que ele considera “uma política impositiva”. “É exatamente o que a gente está sentindo diante de pautas que não se comunicam com os principais afetados. Se há alguma organização acusada de atender a interesses de organismos internacionais, isso não pode ser generalizado”, afirma.

“É preciso abrir ao diálogo. A soberania nacional precisa ser respeitada, assim como a autonomia das Organizações da Sociedade Civil, o que só é possível por meio do diálogo. Impor controles de forma arbitrária, sem fazer concessões que favoreçam a captação de recursos das organizações, é trocar um problema por outro, pois, a manutenção dos importantes e essenciais projetos executados pelas OSC’S depende da existência de recursos financeiros”, finaliza.

Mercado de fragmentação de rochas segue aquecido em Minas Gerais

No primeiro semestre de 2024, o setor mineral registrou alta de 8% no faturamento em relação ao mesmo período de 2023, totalizando R$ 129,5 bilhões (excluindo-se petróleo e gás), segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). As exportações também cresceram 8,5%, alcançando US$ 21,54 bilhões. O saldo comercial mineral semestral foi de US$ 17,25 bilhões, representando 41% do saldo comercial brasileiro, que foi de US$ 42,31 bilhões.

        Em Minas Gerais, 9,4% de toda a riqueza produzida no Brasil foi gerada no estado, e a indústria extrativa representou 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro no primeiro semestre, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro (FJP). Dentro dessa produção, o mercado de fragmentação de rochas tem crescido tanto quantitativa quanto qualitativamente.

A Austin Powder, multinacional fabricante de explosivos industriais para mineração, com operações em mais de 25 países e mais de 5 mil funcionários, está presente no Brasil há três anos e já se consolidou como referência em detonação segura para mineradoras de todos os portes. “A empresa escolheu Minas Gerais como parte de sua estratégia de crescimento e expansão em novos territórios. Recentemente, investimos R$ 40 milhões na ampliação do parque fabril, atraímos investimento da American Industrial Partners (AIP) e trouxemos inovações em equipamentos, softwares e gestão para atender com excelência esta conhecida grande demanda do setor”, afirma Leonardo Lana, diretor-geral da Austin Powder no Brasil.

Lana explica que a empresa detém a licença de uso do Paradigm, um software de última geração para Engenharia de Desmontes, que oferece análises preditivas capazes de garantir ao cliente controle de vibração, aumento de produtividade e segurança. “Isso faz parte do nosso produto e do nosso compromisso com a excelência técnica. No entanto, nosso objetivo é também proporcionar uma operação tranquila, em que o cliente tenha segurança em todas as etapas. Por isso, nosso compromisso é, sobretudo, com a satisfação total no gerenciamento do trabalho”, explica o diretor.

Ele ressalta ainda como a Austin Powder Brasil prioriza a excelência e a segurança em todas as etapas da fabricação e prestação de serviços aos clientes. Para ele, entregar soluções customizadas em tecnologia de fragmentação de rochas, atendendo às necessidades específicas de cada operação, é um diferencial da multinacional.

        Atualmente, no país Austin Powder está sediada em Espírito Santo do Dourado, município localizado a 29 km de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais. promovendo a formação de mão de obra especializada na região e estimulando empreendedores locais, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

               Fundada em 1833, a Austin Powder Holding, sediada nos Estados Unidos, atua de modo global e com padrão de qualidade de excelência em todos os países que atua. Em seu modelo de negócio, a empresa oferece soluções técnicas personalizadas, desenvolvidas para melhorar a segurança, confiabilidade e eficiência na detonação de rochas.

Pedro Leopoldo Rodeio Show celebra 20 anos em 2025 e promete uma grande comemoração

Foto: Palco principal do Pedro Leopoldo Rodeio Show – Phillipe Guimarães.

Evento já está confirmado para acontecer de 06 a 14 de junho no Parque da Música; passaportes começam a ser vendidos em 03 de setembro, com 72 horas de valores promocionais ou enquanto durar o limite de ingressos por setor

De 06 a 14 de junho de 2025, a cidade de Pedro Leopoldo celebrará os 20 anos de uma das maiores festas de rodeio do país, o Pedro Leopoldo Rodeio Show. O evento, que integra o Circuito Sertanejo, projeta o município para todo o Brasil, atraindo milhares de visitantes e se consolidando como uma referência nacional – afinal, além dos maiores nomes da música brasileira, teve as últimas edições transmitidas via Multishow e programas especiais exibidos nacionalmente na Rede Globo.

A edição de 2025 do Pedro Leopoldo Rodeio Show promete ser um marco na celebração das duas décadas de história do festival. As vendas dos passaportes serão iniciadas em 03 de setembro, com 72 horas de valores promocionais e condições especiais (12x sem juros e sem taxas), no site plrs.com.br ou no ponto de venda oficial, Loja do Rodeio (Rua Herbster, 298, Centro, Pedro Leopoldo – MG).

Será a segunda edição do evento no Parque da Música, a nova casa do Pedro Leopoldo Rodeio Show. Com 20 hectares, o espaço é quatro vezes maior do que o anterior e foi projetado para oferecer mais conforto e comodidade ao público, incluindo estacionamento para mais de 3 mil carros e áreas transformadas para sediar sete setores e quatro palcos.

De um sonho a uma realidade de sucesso

Desde sua criação, em 2004, o evento cresceu significativamente, passando de um público de 5 mil para cerca de 25 mil pessoas por dia. O crescimento não só posicionou o rodeio como um evento de destaque, como também impulsionou a economia local.

“O Pedro Leopoldo Rodeio Show é um importante indutor turístico da região, movimentando a cadeia de comércio e serviços, gerando 2 mil empregos diretos e indiretos. Quando olho para trás, me emociono ao relembrar tudo o que aconteceu para chegarmos até aqui”, diz Tiago de Brito, CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show.

Além de promover o entretenimento, o Pedro Leopoldo Rodeio Show dissemina a cultura sertaneja e gera oportunidades. “Criamos mais de 1.500 empregos diretos e ultrapassamos os 3.000 empregos indiretos em 2024, abrangendo diversas funções essenciais para a realização do festival, da limpeza até os artistas e suas produções. Investimos mais de 10 milhões de reais para que o Parque da Música se tornasse uma realidade, e o município já colhe os frutos dessa semente plantada no ano passado. Que venham mais 100 anos de festa e alegria para a nossa cidade, que recebe os turistas de braços abertos”, finaliza Tiago de Brito.

As atrações do Pedro Leopoldo Rodeio Show 2025 serão divulgadas em breve.

Serviço

Pedro Leopoldo Rodeio Show 2025

Data: 06 a 14 de junho

Local: Parque da Música (Via Norte, 2752, Parque Andiara, Pedro Leopoldo – MG)

Vendas: online com 72 horas de valores promocionais (a partir de 03 de setembro em plrs.com.br) ou no ponto de venda oficial, Loja do Rodeio (Rua Herbster, 298, Centro, Pedro Leopoldo – MG)

Classificação: 16 anos (menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou tutor; na ausência deles, devem estar com um maior e portar autorização assinada pelos pais)

A celebração da fotografia se expande em exibição na Art A3Gallery.

A galerista e curadora de arte Rosita Cavenaghi está organizando uma exposição fotográfica que terá seu vernissage no proximo sábado (31/08).  Mas, na exposição estarão disponibilizadas fotos impressas do jornalista internacional e fotógrafo Masoud Amin Naji, em prol do Médicos Sem Fronteiras, coadjuvados pelo Centro de Fotografia Documental Britânica (CBDP).

Rosita conta que aderiu este projeto humanitário a fim de ajudar crianças desamparadas e que não importa a nacionalidade delas, uma vez que estas crianças estão vivendo em um mundo cruel, no meio de bombas ao invés de bolas e bonecas. É triste saber que o ser humano não dá mais valor nem ao seu bem mais precioso que é uma criança, e são todas as crianças do mundo que merecem nossa atenção, completa Rosita, enquanto em entrevista, vai arrumando as obras fotográficas nas paredes de sua galeria Art A3 em São Paulo.  A exposição coletiva Fragmentos da Realidade reúne os trabalhos de Antonio Carlos Germano – Christian Piason – Elisabeth Wortsman – Marina Nascimento – Paty Ottoni – Renata Grangeiro – R.Kovacs e Rinaldo Coelho.

Ao todo, esses 8 artistas, membros de um grupo em diferentes etapas da carreira, irão apresentar de 02 a 11 /09/ 2024 suas impressões e visões acerca do universo da fotografia e das variações possíveis dentro da impressão de imagens. O período da visitação ocorre de segunda a sexta das 10 às 18h e aos sábados: 10 às 15h. O vernissage, somente para convidados, ocorre no sábado dia 31 de agosto das 16 às 20h.

“Fragmentos da Realidade” transcende a mera documentação; é uma narrativa visual que explora a interação entre luz e sombra, movimento e êxtase, alegria e melancolia, explica a curadora Rosita Cavenaghi, afirmando que as imagens selecionadas para esta mostra foram meticulosamente escolhidas garantindo uma experiência estética e emocional singular para os visitantes. Além das fotografias, a exposição contará com um documentário do fotógrafo Christian Piason, narrando detalhes de uma das suas viagens a África, permitindo um diálogo enriquecedor sobre as técnicas, inspirações e histórias por trás das lentes. Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar no processo criativo e compreender melhor a arte de transformar um instante em uma memória duradoura, finaliza Rosita Cavenaghi.

Serviço:
Exposição: Fragmentos da Realidade
Local: Art A3 Gallery
Endereço: R. Santa Justina 530 V. Nova Conceição SP
Período: 02 a 11 /09/ 2024
Vernissage 31.08.24  Horário: 16 às 20 h
Visitação: segunda a sexta das 10 às 18h . Sábados: 10 às 15h
Curadoria: Rosita Cavenaghi
Contato: +55 11 94219-1834 
Entrada gratuita

Construtora mineira lança residencial produzido para moradores viverem bem

Edifício Viena, empreendimento da Construtora Sandro Pimenta, chega ao mercado para trazerem padrões de qualidade europeus ao mercado imobiliário de Belo Horizonte

O relatório The Global Liveability Index 2024 elegeu Viena, na Áustria, como a melhor cidade do mundo para se viver. Esse título serviu de inspiração a Construtora Sandro Pimenta que, bem distante do Leste Europeu, acabou de lançar um empreendimento de luxo na capital mineira.
Trata-se do Edifício Viena, residencial feito para moradores e investidores que procuram por qualidade, luxo, conforto, design, lazer e plantas disruptivas que contam com terraços lineares que são verdadeiras casas suspensas. Instalado no bairro Nova Suíssa, na região Oeste de Belo Horizonte, as obras já iniciaram e a construtora está na fase de comercialização das unidades na planta.
De volta a comparação entre a cidade europeia e o prédio em Belo Horizonte, Sandro Pimenta, CEO da Construtora Sandro Pimenta – responsável pela obra -, confessa que escolheu esse nome porque acredita que morar é um prédio que mistura conforto, localização e acessibilidade e com valores acessíveis. “Eu diria para esse cliente conhecer o Edifício Viena. Ele vai se surpreender com a localização e porque fomos além dos métodos convencionais. Construímos no método convencional com estrutura de concreto armado com fechamento em tijolos cerâmicos possibilitando aos compradores a retirada de paredes para alterações de plantas, dessa forma possibilitando um conforto termo acústico diferenciado. Se a cidade austríaca é famosa porque seus moradores vivem bem, queremos que nosso Viena siga essa lógica”.
Para o empreendimento, a Construtora desembolsou um aporte de R$30.000.000,00 Distribuídos em aportes para todo o processo de criação, desde a planta até o acabamento. Além disso, a empreiteira movimentou a economia local porque acabou gerando 200 empregos diretos e indiretos e ainda irá possibilitar a criação de 10 lojas e departamentos comerciais.
Previsto para entrega em novembro de 2027, o Edifício Viena terá 24 andares e apartamentos a partir de 84 m², com três ou quatro quartos, até quatro vagas de garagem, banhos com nicho para cosméticos e isolamento acústico. As unidades são bastante arejadas e ensolaradas e terão janelas de venezianas com controle automatizado para todas as janelas dos quartos. Os apartamentos ainda possuirão lajes técnicas e dreno para ar condicionado.
Algumas possuem vista para a Serra do Curral ou para outros pontos verdes da cidade. A cada quatro andares do residencial, a planta dispõe de unidades com terraços que dispõe de varandas lineares. Ao todo, são 12 modelos como estes. Além disso, são duas coberturas com quatro quartos, vista panorâmica da cidade e terraços com saída da sala para o espaço externo. O m² está sendo comercializado a partir de R$ 10,5 mil.
Diferente do tradicional, o espaço de lazer está instalado no sexto andar e possuí vista panorâmica para o sol nascente e também o poente, que deixa a piscina coberta pelos raios solares durante o dia todo. Essa dinâmica possibilita mais conforto durante eventos familiares e até mesmo para atividades para o proveito dos moradores.
Novamente em conformidade com as demandas de inovação da construção civil, a modernidade do residencial também chega à garagem. Acompanhando a tendência de crescimento para carros elétricos, o edifício dispõe de um ponto individual na garagem de cada unidade de carregadores para reposição da matriz energética desse tipo de veículo.
“O Edifício Viena é nossa obra prima. É o nosso prédio mais luxuoso. No fundo, queremos possibilitar ao futuro morador um conforto tido em poucos empreendimentos de luxo de Belo Horizonte. Nossa construtora é experiente e bastante relevante no mercado mineiro. Aqui, no Edifício Viena, alinhamos todo nosso conhecimento com a realidade e entregamos a chave de um lugar saudável e gostoso de viver”, completa o CEO da Construtora Sandro Pimenta.

Condições de pagamento
Interessados em adquirir uma unidade do Edifício Viena possuem maneiras diferentes para poder realizar o sonho da casa própria. O primeiro deles é o financiamento habitacional oferecido pela Caixa Econômica Federal, seguindo os termos da própria instituição.
Também existe a possibilidade de financiamento direto com a construtora com uma entrada e parcelamento da compra em até 48 meses. Neste método ocorre uma consulta inicial. Para a entrada, a Construtora aceita imóvel ou automóvel como parte do pagamento, caso seja do interesse do comprador.

Sobre a construtora
Experiente e longeva, a Construtora Sandro Pimenta consolidou seu serviço e suas obras na Zona Oeste de Belo Horizonte. Desde 2007, apresenta aos bairros dessa região 23 empreendimentos que vão desde imóveis residenciais e comerciais a até hotéis. Muito além disso, há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a empresa já tornou o sonho de mais de 600 famílias uma realidade.
“Nossa história é construída com base em pilares sólidos: qualidade, confiança e a satisfação dos nossos clientes. Cada projeto é executado com o mais alto padrão de excelência, garantindo que cada detalhe esteja à altura das expectativas. Nosso compromisso é oferecer mais do que obras, é entregar lares onde vidas são construídas com conforto e segurança”, explica o CEO Sandro Pimenta.

1 2 3 43