BH Stock Festival empolga mineiros e reúne público total de 70 mil pessoas

Público encantou pilotos com acolhimento e enorme receptividade em BH – Marcelo Machado de Melo/Stock Car.

Somente no domingo, 45 mil fãs estiveram presentes no entorno e na Esplanada do Mineirão

O pódio cercado de fãs gritando os nomes dos pilotos e fazendo coro por seu herói favorito foi o retrato final da estreia da Stock Car Pro Series em Belo Horizonte, registrando um marco na história do automobilismo brasileiro e também da capital mineira. Entre 15 e 18 de agosto, o entorno e a Esplanada do Mineirão receberam 70 mil pessoas, sendo 45 mil somente no último domingo, dia da corrida principal da sétima etapa da temporada 2024. O BH Stock Festival impressionou pela ampla participação e acolhimento do público mineiro e também pelas várias atrações oferecidas aos fãs, incluindo um grande festival gastronômico e shows musicais, como da banda Tianastácia e o ‘titã’ Nando Reis.

Promovido pelos empresários Sergio Sette Câmara e Emanuel Junior, o evento reuniu diversas atrações para os fãs. Como a capital mineira não possui autódromo, para grande parte dos presentes foi a primeira chance de assistir ‘in loco’ a uma corrida da Stock Car. Ao longo de todo o fim de semana, o público circulou pela Esplanada, que se tornou uma grande praça de entretenimento, com dezenas de estandes, além de atrações como a roda gigante, exposição de carros históricos da Stock Car fan zone, praça de alimentação, espaço kids, pista de skate e simuladores, em um variado leque de opções para divertir e entreter toda a família.

O BH Stock Festival entrou para a história da capital mineira ao trazer para a cidade uma etapa da principal categoria do automobilismo brasileiro. O público lotou as comemorações em torno do pódio para a premiação do pole position Daniel Serra e dos primeiros colocados das corridas sprint (Thiago Camilo, Enzo Elias e Rubens Barrichello) e da principal (Felipe Baptista, Nelson Piquet Jr. e Cacá Bueno).

A pista recebeu o nome de Circuito Toninho da Matta, em homenagem ao mineiro que tornou-se uma lenda viva do automobilismo brasileiro, com diversos títulos conquistados em sua trajetória. Muito além das imagens, que impressionam e encantaram pela quantidade de fãs, vários pilotos se mostraram emocionados pelo acolhimento do público, em cenas que já entraram para a história da Stock Car Pro Series.

Ovacionado pelo público após vencer a corrida principal, no domingo, Felipe Baptista não escondeu sua emoção. “É uma vitória que vai ficar marcada na minha carreira. O público foi incrível, passando uma energia muito legal. Foi realmente demais”, vibrou.

“O evento foi sensacional, vendo a imagem do pódio cercado por uma multidão de fãs. Foi uma corrida difícil de a Stock Car realizar, então temos de parabenizar. Tirar essa prova do papel e colocar na pista é mágico, e que a gente possa voltar muitas vezes aqui e trazer uma corrida muito legal para o público que merece e que nos prestigiou de forma muito bacana. Fico feliz em voltar a correr em circuitos de rua e em uma praça em que nunca viemos”, declarou Átila Abreu.

Outro fator importante para a população local foi o impacto econômico provocado pela vinda da Stock Car ao entorno do Mineirão. Foram gerados mais de quatro mil empregos, diretos e indiretos, além da movimentação de todos os setores da economia, especialmente da rede turística.

BH Stock Festival leva à Esplanada do Mineirão carros que fizeram história na Stock Car

Detalhe do carro com o qual Wilson Fittipaldi Jr. foi vice-campeão em 1991 – (Marcelo Machado de Melo/Stock Car).

Modelos que consagraram lendas, como o mineiro Paulão Gomes, fazem parte do Acervo José Renato Araújo, que reúne a mais incrível coleção de carros de corrida do automobilismo brasileiro. Carros estarão expostos neste fim de semana como uma das atrações na capital de Minas Gerais

O BH Stock Festival leva à Esplanada do Mineirão muita velocidade, diversão, shows inesquecíveis para todos os gostos e também uma grande exposição de carros que marcaram a história da Stock Car Pro Series e do automobilismo brasileiro como um todo. Neste fim de semana (15 a 18 de agosto), modelos que marcaram época e consagraram pilotos icônicos em nosso país serão exibidos ao público na Região da Pampulha, onde estará instalado o Circuito Toninho da Matta, palco da primeira etapa da Stock Car nas ruas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Os carros que serão expostos na Esplanada do Mineirão pertencem ao acervo de José Renato Araújo, colecionador de 46 anos, natural de Mogi das Cruzes (SP), porém radicado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.
Serão oito os modelos que estarão diante dos olhos do público no BH Stock Festival. Entre eles, os Chevrolet Opala de 1983 e 1984, que conduziram o mineiro Paulo Gomes — nascido em Patos de Minas — aos títulos das respectivas temporadas na Stock Car, e o Chevrolet Omega e o Vectra que Chico Serra guiou nas campanhas que o tornaram tricampeão da categoria em 1999, 2000 e 2001.
Outro modelo que chama a atenção e promete emocionar os fãs do automobilismo é o Chevrolet Opala guiado por Wilson Fittipaldi Jr. em 1991, ano que marcou sua melhor temporada na Stock Car, na qual foi vice-campeão. Destaque também para os ‘Opalões’ pilotados por Marcos Gracia e Zeca Giaffone na conquista dos títulos de 1986 e 1987, respectivamente, e do Peugeot 307 Sedan todo preto pilotado em 2008 pelo ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta, atualmente vice-líder da temporada 2024 da Stock Car.

Acervo singular — José Renato Araújo se emociona ao contar sobre como conseguiu reunir tantos carros históricos do automobilismo brasileiro. “É um orgulho porque, na prática, é a única coleção de carros da Stock Car. Tinha uma ideia que envolvia carros antigos. E quando estava a desenvolver essa ideia, de alguma forma os carros cruzaram o meu caminho. Fiz um grande esforço e consegui adquirir todos os que eu pude”.
“É a primeira vez que eles serão expostos. Acho importante compartilhar isso. Tem muita gente apaixonada pelo automobilismo, muitos amantes da Stock Car, e esses carros contam muito desta história em particular e do automobilismo brasileiro como um todo”, declarou o colecionador.
Boa parte dos carros que estarão expostos na Esplanada do Mineirão levam os autógrafos dos pilotos que os guiaram: os modelos pilotados por Paulão Gomes, Chico Serra, Zeca Giaffone, Marcos Gracia e Ricardo Zonta levam a assinatura dos competidores.
Ao falar sobre o Chevrolet Opala pilotado por Marcos Gracia — piloto nascido em Birigui e radicado em Goiânia —, José Renato Araújo não escondeu a admiração. “É o que eu acho mais bonito. Conheci o Alan Mosca, filho do Sid Mosca. E ele me detalhou como esse carro foi pintado, por meio de um processo minucioso, com diversas camadas. E a pintura é, de fato, realmente diferente”, disse.
Outro modelo que Araújo revela grande admiração e que estará na exposição no BH Stock Festival é o Opala que foi pilotado por Walter Travaglini. “É um carro que guardo com muito carinho, já que ele é um cara que todo mundo tem muita admiração. Foi um dos melhores kartistas de todos os tempos”, contou.

A seguir, confira os carros do Acervo José Renato Araújo que estarão em exposição no BH Stock Festival:

Carro 1
Piloto: Paulo Gomes
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1983
Número: 22
Equipe: Coca Cola
Vitórias: 4
Pódios: 5
Campeão em 1983

Carro 2
Piloto: Paulo Gomes
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1984
Número: 22
Equipe: Metalpó
Vitórias: 4
Poles: 1
Pódios: 6
Campeão em 1984

Carro 3
Piloto: Marcos Gracia
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1986
Número: 67
Equipe: Havoline
Vitórias: 2
Poles: 2
Pódios: 6
Campeão em 1986

Carro 4
Piloto: Zeca Giaffone
Modelo: Chevrolet Opala (carenagem Caio Hidroplás)
Ano: 1987
Número: 31
Equipe: Blindex
Poles: 1
Pódios: 5
Campeão em 1987

Carro 5
Piloto: Walter Travaglini
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1990
Número: 33
Equipe: Auto Neg
15º em 1990

Carro 6
Piloto: Wilson Fittipaldi Jr.
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1991
Número: 7
Equipe: Amico (Action Power)
Vitórias: 1
Pódios: 6
Vice-campeão em 1991

Carro 7
Piloto: Chico Serra
Modelo: Chevrolet Omega
Ano: 1999
Número: 3
Equipe: Texaco (WB Racing)
Vitórias: 8
Poles: 2
Pódios: 15
Campeão em 1999

Carro 8
Piloto: Chico Serra
Modelo: Chevrolet Vectra
Anos: 2000 e 2001
Número: 1
Equipe: Texaco (WB Racing)
Vitórias: 11
Poles: 10
Pódios: 18
Bicampeão em 2000/2001

Carro 9
Piloto: Ricardo Zonta
Modelo: Peugeot 307 Sedan
Ano: 2009
Número: 42
Equipe: Panasonic Racing
24º em 2008

BH Stock Festival abre as portas para estudantes da UFMG

Carros da Stock Car – Foto: Rodrigo Guimarães/Divulgação.

Evento que traz a etapa do campeonato Stock Car Pro Series disponibilizou vagas para uma visita guiada pelos bastidores da iniciativa que acontece na próxima semana em BH

Falta pouco para que Belo Horizonte faça parte, mais uma vez, da história do automobilismo brasileiro. É que de 15 a 18 de agosto, o BH Stock Festival vai trazer para a capital mineira a sétima etapa do campeonato Stock Car Pro Series, principal categoria do esporte no país. A corrida será realizada no entorno do Mineirão e o Gigante da Pampulha será palco para diversas atividades, com shows do cantor Nando Reis, Tianastácia, Lurex, U2 Cover, Só Resenha e apresentações infantis, além de roda-gigante, pista de kart e até um festival gastronômico.

O BH Stock Festival oferece uma oportunidade única para os alunos dos cursos de Medicina, Engenharia Mecânica e Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os estudantes foram convidados para uma visita guiada exclusiva aos bastidores do evento. A iniciativa visa proporcionar uma experiência prática e interdisciplinar, permitindo que conheçam a fundo a operação de um evento de alta complexidade.

De acordo com o diretor executivo do BH Stock Festival, Sérgio Sette Câmara, a intenção é fazer com que os graduandos possam ver a prática das suas futuras profissões em um grande evento. “Ter os estudantes da UFMG nos bastidores do BH Stock Festival é uma oportunidade excepcional para unir teoria e prática. Eles poderão observar como suas área de atuação podem contribuir para a realização das mais diversas iniciativas A presença deles não só enriquece o evento, mas também fortalece nosso compromisso com a comunidade e com a cidade de Belo Horizonte”, diz.

Os interessados devem enviar um e-mail para contato@bhsf.com.br até o dia 10 de agosto de 2024. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Além da experiência prática, os participantes receberão um certificado de participação.

Conexão BH Stock Festival

Para facilitar o acesso ao evento, será disponibilizado o serviço de ônibus executivos “Conexão BH Stock Festival”, com saídas de quatro pontos estratégicos da capital: Savassi, Belvedere, Lourdes e Estoril. O valor do transporte é de R$ 99,00 por dia, incluindo ida e volta. Os transfers podem ser adquiridos pelo site Conexão BH Stock Festival.

Acompanhe o BH Stock Festival nas redes sociais

https://www.instagram.com/bhstockfestival
https://www.facebook.com/BH-Stock-Festival
https://www.linkedin.com/company/bh-stock-festival
https://www.youtube.com/channel/UCB49u13EVTnqumYzr9HSXpw

Serviço

BH Stock Festival

Data: 15 a 18 de agosto (quinta a domingo)

Local: Entorno e Esplanada do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha, Belo Horizonte – MG

Ingressos: Últimos ingressos disponíveis em Sympla.

Camarotes Corporativos e Grid Experiencevendas@bhsf.com.br

Saudali investe em eventos de churrasco e fogo de chão pelo Brasil

Fuegos 2023 – Crédito: Marketing Saudali.

Nos dias 25 e 26 de maio, a empresa estará presente no ‘Fuegos’, em Belo Horizonte (BH), e no ‘Brasas Festival’, em Brasília (DF)

Os amantes de churrasco e preparos em fogo de chão irão se deliciar com a variedade de produtos suínos da Saudali. A marca estará presente em dois festivais neste final de semana: o Fuegos, em Belo Horizonte (MG) e o Brasas, em Brasília (DF). Conhecidos por trabalharem com carnes de alta qualidade, os eventos irão oferecer diversos tipos de proteínas, preparadas por renomados chefs e assadores, no formato open food.  

Segundo Adriano Pacheco, Diretor Comercial da Saudali, a participação da empresa nestes festivais são oportunidades de reforçar a linha premium da empresa, a Apreciatta. “A Saudali já é reconhecida nacionalmente e quando os nossos produtos estão presentes nestes festivais, marcados por carnes de qualidade, com grandes chefs, é um reforço para a nossa marca, que tem tudo a ver com churrasco e fogo de chão”, destaca.

Em BH, no dia 25 de maio, participam do Fuegos cozinheiros renomados internacionalmente, como Jefferson Rueda e Leo Paixão. Nas estações Saudali, o público poderá conferir o Varal de Picanhas, por Jimmy Ogro; a Carne de Lata, por Luiz Fabiano (Barão), do Cantinho de Minas (Serra da Canastra); o Porco Thai, por Mateus Gontijo, do @chinelodesalto; e a Barriga Melada, por André Paganini, do Chico Dedê.

Já em Brasília, no dia 26 de maio, os preparos ficam por conta dos chefs assadores Jhonatan Alecrim, da Alecrim Smoke House, com a estação de Copa Lombo; Priscila Deus, eleita a assadora do ano em 2023, pela Revista Prazeres da Mesa, com a estação de Panceta; Thiago BBQ, com a estação de Porco Inteiro; e o Lucão BBQ, com a estação de Costelinha Suína.

As cidades Belo Horizonte e Brasília são tradicionais na cultura do churrasco e no consumo da carne suína, os pratos são comuns em qualquer época do ano e para todos os tipos de comemoração. Por isso, farão parte do Fuegos e do Brasas, as famosas picanhas suínas, costelas, copa lombo e barriga de porco.

Adriano Pacheco ainda lembra que essa é uma oportunidade para que a carne suína seja reconhecida. “É o momento ideal para aqueles que ainda não experimentaram nossos produtos, degustarem. E quem já experimentou, poderá saborear estes alimentos preparados especialmente por grandes nomes da gastronomia”, finaliza.

Serviço:
Fuegos 2024
Data: 25 de maio, a partir das 14h
Local: no Parque de Exposição da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira
Ingressos: https://cumbucca.com.br/fuegos-festival-2024/
Realização: Cumbucca (cumbucca.com.br)  

Brasas Festival
Data: 26 de maio, a partir das 11h
Local: Parque da Cidade
Ingressos: https://www.digitalingressos.com/event/EVT_9857AC0C5F17F8DE